quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Bolo de limão na Yammi


Com o limoeiro carregado de limões, é necessário arranjar forma de os gastar e os bolos são sempre uma ideia bem aceite pelos comensais cá de casa. Quando vi esta receita no blog da Susana, resolvi experimentar e posso dizer que ficou saboroso, uma massa fofa mas compacta, com um sabor a limão suave. Adaptei um pouco a receita mais ao gosto cá de casa e adicionei o sumo de um limão depois de cozido, para intensificar mais o sabor. Deixo-vos aqui a minha versão, espero que gostem.  


Ingredientes:
- 4 ovos
- 1 chávena de açúcar (pode juntar mais se for guloso)*
- 2 chávenas de farinha com fermento
- raspa e sumo de 1 limão
- leite**
- sumo de 1 limão para verter por cima (opcional)

Método Yammi:
Esprema o sumo. Coloque a casca de limão no copo da Yammi e programe 20 segundos, velocidade 8. Junte os ovos e o açúcar e programe 3 minutos, velocidade 3 (com o misturador). Junte o leite misturado com o sumo e a farinha e programe mais 3 minutos, velocidade 2 (com o misturador). Verta para uma forma untada e polvilhada e leve a cozer a 180º, até o bolo estar cozido. Desenforme, fure com um garfo e verta o sumo de um limão (caso queira um bolo mais intenso).

Método Tradicional:
Esprema o sumo de limão. Raspe a casca de limão. Bata os ovos e com o açúcar até obter um creme fofo. Junte o leite misturado com o sumo, a raspa de limão e a farinha e bata até estar um creme homogéneo. Verta para uma forma untada e polvilhada e leve a cozer a 180º, até o bolo estar cozido. Desenforme, fure com um garfo e verta o sumo de um limão (caso queira um bolo mais intenso).


* a receita original levava 2 chávenas mas eu reduzi para metade e achámos doce o suficiente.

** coloque o sumo de 1 limão na chávena e acabe de encher com o leite.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...