terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Pão de sementes integral


Pão branco, de centeio, integral, doce, recheado, de sementes, desde que seja pão eu gosto. Costumo mesmo dizer que se me derem pão, queijo e chouriço, me fazem uma mulher super feliz :)
Mas como devemos dar preferência a pães mais saudáveis, deixo-vos aqui estas bolinhas integrais, ricas em fibra e bem saciantes, que servidas com queijo da serra e compota têm feito as minhas delícias nestes últimos lanches ...

Ingredientes:
- 200ml de água
- 120ml de leite
- 400g de farinha 65
- 50g de farelo de trigo
- 1 colher (sopa) de mel
- 1 colher (sopa) de azeite
- 1 colher (chá) de sal
- 15g de fermento de padeiro fresco
- 60g de sementes variadas (usei sésamo, girassol e linhaça)
- flocos de aveia e sementes para polvilhar

Dilua o fermento num pouco de líquido. Coloque todos os ingredientes na máquina de fazer pão (primeiro os líquidos e depois os sólidos), programa amassar e levedar.* 
Depois de apitar, molde bolinhas ou um pão grande, pincele com água e polvilhe com uma mistura de aveia e sementes. Deixe levedar até aumentar de volume e leve a cozer a 200º, até estar cozido.

* Caso não tenha máquina de fazer pão, pode utilizar outro robot para amassar (ou até mesmo à mão), depois deixe levedar em local aquecido até duplicar o volume e forme bolinhas.

Nota: O farelo de trigo torna o pão mais denso mas ainda assim fofo. Se não tiver farelo pode substituir por 250g de farinha integral + 200g de farinha normal.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...