terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Pão de sementes integral


Pão branco, de centeio, integral, doce, recheado, de sementes, desde que seja pão eu gosto. Costumo mesmo dizer que se me derem pão, queijo e chouriço, me fazem uma mulher super feliz :)
Mas como devemos dar preferência a pães mais saudáveis, deixo-vos aqui estas bolinhas integrais, ricas em fibra e bem saciantes, que servidas com queijo da serra e compota têm feito as minhas delícias nestes últimos lanches ...

Ingredientes:
- 200ml de água
- 120ml de leite
- 400g de farinha 65
- 50g de farelo de trigo
- 1 colher (sopa) de mel
- 1 colher (sopa) de azeite
- 1 colher (chá) de sal
- 15g de fermento de padeiro fresco
- 60g de sementes variadas (usei sésamo, girassol e linhaça)
- flocos de aveia e sementes para polvilhar

Dilua o fermento num pouco de líquido. Coloque todos os ingredientes na máquina de fazer pão (primeiro os líquidos e depois os sólidos), programa amassar e levedar.* 
Depois de apitar, molde bolinhas ou um pão grande, pincele com água e polvilhe com uma mistura de aveia e sementes. Deixe levedar até aumentar de volume e leve a cozer a 200º, até estar cozido.

* Caso não tenha máquina de fazer pão, pode utilizar outro robot para amassar (ou até mesmo à mão), depois deixe levedar em local aquecido até duplicar o volume e forme bolinhas.

Nota: O farelo de trigo torna o pão mais denso mas ainda assim fofo. Se não tiver farelo pode substituir por 250g de farinha integral + 200g de farinha normal.


48 comentários:

  1. Respostas
    1. Obrigado :)
      Ficaram levemente densas mas ao mesmo tempo fofas, gostei muito :)

      Eliminar
  2. Ficaram tão bonitos!
    E aposto que ficaram deliciosos :)
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acertaste :D
      Têm sido o meu lanche e tem-me sabido tão bem :)

      Eliminar
  3. Adoro pão com ceriais e este teu com essas sementes ficou lindo e sem duvida muito saboroso, bjs

    ResponderEliminar
  4. Que pão fantástico,....o meu marido adora pão com sementes,...
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também sou fã, principalmente com uma fatia generosa de queijo

      Eliminar
  5. Adoro :)
    É dos pães que mais como! Integral com muitas sementes, de centeio ou de espelta!
    Sabem tão bem!
    Os teus pãezinhos estão lindos.
    Um beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Joana, também são dos meus favoritos tanto pelo sabor como pelo teor saudável :)

      Eliminar
  6. Sou tal e qual, basta-me pão e queijo e vivia feliz! Ainda Sábado fui jantar fora e pedimos pão de alho para entrada, senti-me tentada a dizer que já não queria o prato que havia escolhido e que podiam substituir por mais pão de alho! Estava tão bom que tinha feito o jantar só disso! Adoro pão! E costumo comer muitas vezes ao pequeno almoço uns pãezinhos de sementes redondinhos como esses! São ótimos! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não há nada melhor e agora que falaste em pão de alho abriste-me o apetite, já não como há séculos :)

      Eliminar
  7. Adoro pão de sementes mas confesso que desde que meti aparelho dentário tenho tentado evitá-lo ao máximo! As sementes ficam presas em todo o lado. :)
    Agora tenho-me reduzido apenas ao pão de centeio... Não vejo a hora de voltar a comer um bom pão de sementes!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caso faças em casa, podes juntar as sementes já trituradas, assim não surgem problemas :)

      Eliminar
  8. Para mim quero um com doce de morango se faz favor;). bjs

    ResponderEliminar
  9. Adoro fazer pão. Este está com um excelente aspecto!
    Bjs

    Lua

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fica muito saboroso, levemente denso mas fofo ao mesmo tempo e com as sementes exteriores, humm ... que delícia :)

      Eliminar
  10. Fazer pão édas coisas que mais gosto
    Estes são bem ao meu gosto, ficaram lindos
    Boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também gosto muito, acabámos por fazer ao nosso gosto :)

      Eliminar
  11. Carla, eu também adoro pão. Mas se comer muito pão, a boia enche. :D
    http://postigodosmeusdoces.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com moderação então ... mas dois pães por dia não faz mal :D

      Eliminar
  12. Também adoro pão - o pão branco é o que menos gosto - e só como pão feito em casa, de compra nunca me sabe igual. Estas bolinhas têm muito bom ar, mesmo!!
    http://bloglairdutemps.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens de experimentar Miranda, ficaram muito saborosos :)

      Eliminar
  13. Também adoro pão com e de qualquer forma! :) O escuro com sementes é o meu eleito, faço sempre em casa e sabe tão bem!

    ResponderEliminar
  14. Adoro pão com sementes e queijo fresco, estes pãezinhos estão mesmo ao meu gosto!
    Bjs
    Ana
    http://www.receitasfaceisrapidasesaborosas.pt/

    ResponderEliminar
  15. Chamaste-me? Presente. Venha daí esse belo do pãozinho que é a minha perdição! Mas porque cheguei aqui hoje!? Bolos, não obrigada, mas pão.......
    Kis:=)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem vinda :) e assim é que é, bolos fazem mal à saúde, mas tão bem ao palato e à alma :D

      Eliminar
  16. Também sou como tu: penso que viveria feliz só com pão e qualquer coisinha, eheh. Estes ficaram com aquele aspeto rústico de que gosto tanto. Estão mesmo lindos!
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Márcia, um bom pão com um pouco de queijo e umas rodelas de chouriço (se for assado e a derreter no pão ainda melhor) fazem as minhas delícias e nem penso em mais nada :)

      Eliminar
  17. Carla, obrigada pela receita. Já guardei para mais tarde experimentar.
    Beijinos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero que gostes, fica um pouco denso mas fofo ao mesmo tempo, gostei muito :)

      Eliminar
  18. Não me importava de ter estes pães para o meu pequeno almoço de amanhã ;)
    Beijinhos
    Cláudia

    ResponderEliminar
  19. Carla, obrigada pela receita. Já guardei para mais tarde experimentar.
    Beijinos

    ResponderEliminar
  20. Adoro pão de sementes! Esse ainda quentinho... Hmm :D

    ResponderEliminar

Obrigado pela visita, se gostou deixe o seu comentário ou faça "like".
Volte sempre que quiser :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...