segunda-feira, 28 de março de 2016

Creme de ervilhas - yammi ou não


Espero que tenham passado uma Páscoa bem agradável :) Por aqui, passou-se por terras "hermanas" junto da família, numa mistura entre iguarias portuguesas e galegas. Uns dias de excessos gastronómicos e descanso, acima de tudo uma mudança de ares que sabe tão bem. Mas agora com o ínicio da semana, há que limpar o organismo dos excessos e nada melhor que uma sopa para esse efeito.
Mas na verdade há coisas que eu não entendo e o meu gosto repentino por sopas é uma delas. A verdade é que eu nunca gostei de sopa, desde miúda sempre odiei e fui obrigada a comer (como todas as crianças). A par do leite (que vou tolerando se disfarçado), as sopas sempre pertenceram ao grupo de refeições a manter à distância e apenas algumas me deliciavam (canja e caldo-verde). No entanto, sempre esteve presente na mesa cá de casa porque o meu pai, ao contrário de mim, não vive sem ela.
Com o passar dos anos, surgiram mais uma ou outra que me conquistaram mas nada de mais. No entanto, desde que comprei a Yammi e passei a testar algumas receitas, fiquei fã tanto do sabor como da cremosidade e acho que vai aparecer mais vezes sopinha por cá, até porque nos faz tão bem. Uma sugestão para aliviar o estômago dos excessos da Páscoa :)


Ingredientes (para 2 pessoas):
- 1 dente de alho
- 1/2 cebola
- 1 batata média
- 100g de ervilhas congeladas
- 500ml de água
- azeite e sal qb

Método Yammi:
Coloque no copo a cebola e o alho cortados com um fiozinho de azeite. Refogue durante 3 minutos, velocidade 2, temperatura 100º. Junte a água, a batata cortada em cubos pequenos, as ervilhas e o sal. Programe 14 minutos, velocidade 2, temperatura 100º. Quando acabar, triture durante 1 minuto, passando progressivamente pelas velocidades 5, 7, 9. Sirva de seguida simples ou com pão torrado.

Método tradicional:
Refogue a cebola e o alho cortados com um fiozinho de azeite até a cebola ficar transparente. Junte a água, a batata cortada em cubos pequenos, as ervilhas e o sal. Deixe cozer as batatas. Triture tudo muito bem com a varinha mágica e sirva de seguida simples ou com pão torrado.


21 comentários:

  1. Sou fã de sopa, ao contrário de ti, desde criança, e é sempre coisa que não falta cá por casa, não passo sem sopinha. Estranhamente, até bem recentemente nunca tinha partilhado uma sopa no blog loool!! Sopa de ervilhas é das minhas preferidas.
    http://bloglairdutemps.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu continuo a não gostar muito de sopa mas algumas já me conquistaram e esta é uma delas :)

      Eliminar
  2. Adoro creme de ervilhas, é das minhas sopas preferidas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também gostei bastante, mesmo não apreciando sopa :)

      Eliminar
  3. Oi Carla!
    O mesmo aconteceu comigo. Quando criança eu odiava sopa, agora são das minhas refeições preferidas. Esse seu creminho ficou mesmo apetitoso.
    Bjsssss amiga e uma semana muito abençoada p/vcs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Umas das coisas que mais gosto é mesmo esta dos gostos mudarem e passarmos a apreciar algo que a anteriormente detestávamos :)

      Eliminar
  4. Adoro las cremas y de esta que has preparado me comería dos platos!!.

    Besines

    ResponderEliminar
  5. obrigada pelo comentário <3
    eu gosto imenso de ervilhas tenho de fazer! :D

    www.pinkie-love-forever.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. para quem gosta de ervilhas, este fica muito bom :)

      Eliminar
  6. Cá em casa somos uns sopeiros. Há sopa em praticamente todas as refeições e o meu pequeno é das coisas que mais adora (para já). Esse creme de ervilhas deu-me ideias de alargar o uso das ervilhas, pois não são apreciadas por todos por cá. O aspecto é mesmo aveludado... Muito bom! Beijinhos e boa semana***

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu adoro ervilhas, por mim colocava-as em quase tudo e neste creme adorei o resultado :)

      Eliminar
  7. Estamos em sintonia: ainda ontem fiz sopa de ervilha na Bimby. Fica super cremosa e adoro! A tua parece deliciosa.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  8. Respostas
    1. Eu que nem gosto de sopa, desta gosto bastante :)

      Eliminar

Obrigado pela visita, se gostou deixe o seu comentário ou faça "like".
Volte sempre que quiser :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...