segunda-feira, 21 de março de 2016

Massa com legumes salteados


Quando penso em refeições vegetarianas, penso logo em massa também. A verdade é que um dos meus pratos vegetarianos preferidos é massa com legumes. Posso variar os legumes, a massa, os temperos, mas continua a ser sempre a minha versão favorita. Mas também quem é que não gosta de massa :)
Esta sugestão que vos deixo hoje é apenas mais uma, já tinha publicado aqui outra e outra, mas como estes pratos são daqueles que saem na hora, com o que se tem por casa, acabam sempre por ser diferentes. E a grande vantagem é que podemos reduzir bastante nos hidratos de carbono, aliás, até nem era preciso o acompanhamento mas massa é massa e ninguém lhe resiste, nem eu mesma. Neste em especial, posso dizer que se a rainha veio em forma de legumes, o rei foi o queijo, fazendo a ligação de sabores e dando um toque especial a uma simples massa com legumes. Adaptem aos legumes que mais gostem, com outro tipo de queijo (de preferência forte), acima de tudo inspirem-se e comam mais legumes :)


Ingredientes:
- courgette
- cenoura
- pimento verde e vermelho
- cogumelos frescos laminados
- cebola
- alho
- couves de bruxelas (as minhas estavam cozidas)*
- talos de couve-flor em tiras**
- colorau, sal e picante
- vinho branco
- polpa de tomate
- molho inglês
- azeite (muito pouco)
- queijo da serra ou da ilha (tem é de ser um queijo mais activo)
- tomilho fresco para polvilhar

Para a massa:
- esparguete ou outra massa a gosto
- sal, açafrão e tomilho seco


Pique o alho. Corte a courgette em rodelas, o pimento em tiras, a cebola em meias luas e a cenouras em palitos (usei uma mandolina). 
Num wok, coloque um fio de azeite e junte o alho picado. deixe começar a fervilhar e acrescente a cebola, cenoura, courgette, cogumelos, talos de couve-flor e o pimento. Deixe saltear, mexendo ocasionalmente. Quando começarem a largar líquido, junte um pouco de vinho, polpa de tomate, molho inglês e tempere com sal, colorau e picante. Deixe cozinhar os legumes e quase no fim, junte as couves de bruxelas previamente cozidas. 
Enquanto os legumes cozinham, coza a massa num tacho com água, sal, açafrão e tomilho seco até estar no ponto de cozedura que gosta.
Sirva a massa num prato, coloque os legumes por cima e guarneça com lascas de queijo (seja generoso) e folhas de tomilho fresco. Sirva de seguida.  


Notas:
* Costumo cozer bastantes couves de bruxelas de uma só vez, deixando-as "al dente". Depois congelo e quando necessito, é só deixar descongelar um pouco e usar na receita, tendo o cuidado de as colocar mais perto do fim da receita.

** Quando comprámos as couve-flor ou brócolos, temos tendência para deitar fora o talo. Asneira, ele é muito nutritivo e também se come. Para isso, basta descascá-lo, retirando bem todo o exterior até não vermos vestígios de casca. Depois é só cortar a gosto e utilizar como outro legume qualquer. Mas retirem bem a casca porque senão vão encontrar uma espécie de fios quando cozinharem.

30 comentários:

  1. Respostas
    1. Fica bem saborosa e nem sentimos a falta da carne :)

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  2. Cá eu é como tu, vai talos e tudo! Nada de desperdícios, ainda mais quando é algo que faz tão bem! Adoro legumes salteados, por acaso era para ter feito hoje mas acabei por optar por outra coisa! Depois de ver esses já me arrependi! beijinhos

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    1. Eu confesso que costumava-os deitar sempre fora até que um dia deparei-me com um talo bem grosso e costumou-me imenso deitar aquele dinheiro fora. Desde então adoro o seu sabor e uso sempre, tanto na hora como congelado (quando não posso usar na hora). Mas não te arrependas, fazes amanhã :D

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  3. Não há como resistir a uma massa com legumes e queijo, nhamy! :)
    Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

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  4. Adoro massa! E essa deve ser muito boa. :)

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    1. Fica deliciosa, mas sou suspeita porque adoro massa com legumes :D

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  5. algo tão simples e tão saboroso que nos sabe deliciosamente.


    O Cantinho dos Gulosos

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    1. Por vezes a simplicidade é o que melhor nos sabe :)

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  6. Não resisto a pratos de massa, que maravilha de aspeto. Bjs

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  7. Gosto deste tipo de refeições, esta ficou ótima!
    É engraçado, eu também descasco e utilizo os talos dos bróculos e da couve flor. Geralmente ponho-os na sopa, reduzo-os a puré :)
    Bjs

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    1. Obrigado, eu gosto muito de os usar, além de bastante nutritivos :)

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  8. Deve ser uma delicia
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia
    Facebook
    Tem post novo todos os dias

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  9. Que maravilha! Quem pode não gostar de uma massinha assim.
    :)
    Um beijinho,
    Sarinha.
    No Conforto da Minha Cozinha

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  10. Gosto muito de massa com legumes ( é como gosto mais) e adorei as tuas dicas quer a da couve de bruxelas quer a de aproveitar os talos.
    Bjn
    Márcia

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  11. Uma refeição bem do meu agrado! E sim há que aproveitar tudo dos legumes, nem que seja para fazer um caldo caseiro.
    Bjs

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    1. Tudo se come e geralmente é nos desperdícios que estão os melhores nutrientes :)

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  12. É um prato simples e saboroso! Sou fã :)

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  13. Não sou por aí além adepta de massa e legumes, para mim é risotto e legumes é que me enche as medidas. Mas pratos vegetarianos acho que nos meus nem lhes junto massa ou arroz, a maioria das vezes é mesmo só vegetais e leguminosas ahahaha, que é para encher bem, lol.
    http://bloglairdutemps.blogspot.pt/

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    Respostas
    1. Por acaso os pratos vegetarianos estão a ganhar espaço nos gostos culinários, e vêm comprovar que nem sempre precisamos de carne ou peixe para termos uma refeição equilibrada :) E agora que falaste em leguminosas lembrei-me de feijoada de legumes que adoro também :D

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  14. Ando numa deste tipo de comidas :) direitinho para o meu caderno ;) beijinhos
    elisaumarapariganormal.blogspot.pt

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  15. Uma receita a guardar para experimentar em breve :)

    Gostei do teu blogue e já estou a seguir. Passa pelo meu em www.happydetails.pt. Um beijinho 😘

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    1. Bem vinda Ana, esta massa fica uma delícia e acho que vais gostar! Aceito o convite e já te vou fazer uma visita :)

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