quarta-feira, 16 de março de 2016

Tarte / queijada de frutos silvestres

Eu sou uma gulosa, disso não tenho dúvidas. Mas a verdade é que gosto muito de comer, sejam doces ou salgados, desde que saborosos, fazem esta menina muito feliz. Mas o que a deixa mesmo feliz (e já estou a ficar maluquinha e a tratar-me pela terceira pessoa) é ver os outros a comer com satisfação algo que tenha feito. E melhor ainda, repetirem como se não houvesse amanhã. 
Esta foi uma dessas receitas, uma tarte bem simples, com a consistência mais densa de uma queijada, enriquecida pelos frutos que lhe conferem uma humidade extra. A receita encontrei-a no blog "O meu tempero" e adaptei-a um pouco aos gostos cá de casa. Perfeita para se comer ao lanche ou à sobremesa acompanhada com gelado de baunilha (se eu pudesse acompanhava tudo com gelado). Mais uma receita simples, que geralmente agrada a todos e agora que estamos na época dos morangos, ainda mais uma razão para experimentarem ;) 

Peço desculpa pela foto, mas não consegui arranjar melhor e tinha mesmo de publicar esta :)

Ingredientes:
- 130g de açúcar
- 100g de farinha com fermento
- 40g de margarina
- 3 iogurtes naturais (ou de aroma)
- 2 ovos
- 1 colher (chá) mal cheia de baunilha
- morangos e amoras qb (ou outros frutos silvestres a gosto)

Derreter a margarina. Bater todos os ingredientes muito bem (excepto os frutos). Untar uma forma com margarina e polvilhar com farinha. Verter o preparado e polvilhar com os frutos. Levar ao forno a 180º, durante cerca de 40 mnutos ou até o teste do palito sair seco. Deixar arrefecer um pouco, desenformar e polvilhar com açúcar em pó. 
Fica uma tarte muito agradável mas ainda melhor se servida bem fresca, por isso mantenha-a no frigorífico até à hora de servir.


Notas:
- se quiserem (e forem gulosos) podem aumentar um pouco a quantidade de açúcar (para 150 ou 160g). Por cá gostámos assim, principalmente porque depois de polvilhada com açúcar em pó, fica bem mais doce.
- caso optem por iogurte de aroma, tenham mais atenção ao açúcar para não a tornar demasiado doce.  Como os iogurtes variam muito, eu costumo colocar 100g de açúcar inicialmente, provo o preparado e se achar que necessita de mais acrescento nessa altura.


36 comentários:

  1. Respostas
    1. Obrigado, ficam umas tartes muito saborosas e esta tem a vantagem que baste alterar a fruta para termos uma tarte nova :)

      Eliminar
  2. Há que tempos que não faço uma queijada! Qualquer dia faço, nem que seja uma versão light! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também já não fazia há algum tempo mas sabem tão bem, e para mim se estiverem fresquinhas ainda melhor :)

      Eliminar
  3. Que deliciosa queijada,...tem bom aspecto :)
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar
  4. Ficou uma delicia certamente...um beijinho.

    ResponderEliminar
  5. Adoro queijadas, a consistência é sempre tão boa! A tua tarte ficou realmente bem apetitosa! :)
    Já respondi à TAG! ;)
    Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também gosto bastante, mas tenho dias :D Esta convenceu-me pelos frutos e a sua humidade :)

      Eliminar
  6. Adoro frutos silvestres.
    http://retromaggie.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  7. Que delicia¡¡¡¡ me encanta, besos

    ResponderEliminar
  8. Eu que nem sou muito gulosa por doces, mas sou louca por frutos vermelhos e silvestres, fiquei a babar com esta tarte/queijada Carla!!
    Absolutamente fenomenal!!
    Um beijinho,
    Lia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Lia, esta realmente fica muito saborosa, os frutos fazem toda a diferença :)

      Eliminar
  9. Juro te que tudo o que fazes fica com um aspecto super delicioso ❤️
    Um grande beijinho
    elisaumarapariganormal.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agora quem te quer mesmo cá em casa sou eu :)
      A aumentares-me assim o ego, qualquer dia fico convencida :D

      Eliminar
  10. Também a mim me sabe muito bem um docinho e adoro que quem prove goste ;-) A tua tarte esta linda e seguramente muito deliciosa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, realmente sabe sempre bem ver um sorriso na cara de quem prova :)

      Eliminar
  11. FOLLOW ME VIA GFC AND BLOGLOVIN. I FOLLOW BACK

    http://betrendylbeyourself.blogspot.de/

    ResponderEliminar
  12. Adoro morangos e esta tarte/ queijada tem um aspeto fantástico. Só pode ser deliciosa!
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fica uma delícia, bem fresca e húmida, os frutos fazem toda a diferença :)

      Eliminar
  13. Frutos Silvestres?! Queijada?! Muitoooo bom aspecto! Conta comigo que como um fatia gorda! :D

    ResponderEliminar
  14. Adoro texturas assim! Com frutos silvestres deve ficar tããão boa :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fica saborosa e fresca, por cá gostámos bastante :D

      Eliminar

Obrigado pela visita, se gostou deixe o seu comentário ou faça "like".
Volte sempre que quiser :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...