quarta-feira, 16 de março de 2016

Tarte / queijada de frutos silvestres

Eu sou uma gulosa, disso não tenho dúvidas. Mas a verdade é que gosto muito de comer, sejam doces ou salgados, desde que saborosos, fazem esta menina muito feliz. Mas o que a deixa mesmo feliz (e já estou a ficar maluquinha e a tratar-me pela terceira pessoa) é ver os outros a comer com satisfação algo que tenha feito. E melhor ainda, repetirem como se não houvesse amanhã. 
Esta foi uma dessas receitas, uma tarte bem simples, com a consistência mais densa de uma queijada, enriquecida pelos frutos que lhe conferem uma humidade extra. A receita encontrei-a no blog "O meu tempero" e adaptei-a um pouco aos gostos cá de casa. Perfeita para se comer ao lanche ou à sobremesa acompanhada com gelado de baunilha (se eu pudesse acompanhava tudo com gelado). Mais uma receita simples, que geralmente agrada a todos e agora que estamos na época dos morangos, ainda mais uma razão para experimentarem ;) 

Peço desculpa pela foto, mas não consegui arranjar melhor e tinha mesmo de publicar esta :)

Ingredientes:
- 130g de açúcar
- 100g de farinha com fermento
- 40g de margarina
- 3 iogurtes naturais (ou de aroma)
- 2 ovos
- 1 colher (chá) mal cheia de baunilha
- morangos e amoras qb (ou outros frutos silvestres a gosto)

Derreter a margarina. Bater todos os ingredientes muito bem (excepto os frutos). Untar uma forma com margarina e polvilhar com farinha. Verter o preparado e polvilhar com os frutos. Levar ao forno a 180º, durante cerca de 40 mnutos ou até o teste do palito sair seco. Deixar arrefecer um pouco, desenformar e polvilhar com açúcar em pó. 
Fica uma tarte muito agradável mas ainda melhor se servida bem fresca, por isso mantenha-a no frigorífico até à hora de servir.


Notas:
- se quiserem (e forem gulosos) podem aumentar um pouco a quantidade de açúcar (para 150 ou 160g). Por cá gostámos assim, principalmente porque depois de polvilhada com açúcar em pó, fica bem mais doce.
- caso optem por iogurte de aroma, tenham mais atenção ao açúcar para não a tornar demasiado doce.  Como os iogurtes variam muito, eu costumo colocar 100g de açúcar inicialmente, provo o preparado e se achar que necessita de mais acrescento nessa altura.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...