sexta-feira, 11 de agosto de 2017

Arroz doce cremoso ... a vencedora cá de casa


Olá a todos ...
Depois de uma longa pausa aqui no blog (em parte por falta de motivação, infelizmente), aqui estou eu de volta e trago comigo um doce bem português, que se come em qualquer altura do ano. E se este doce não é algo que adore (sou mais de aletria), a verdade é que ando sempre à procura da receita perfeita (comigo é a saga do arroz-doce, do bolo de chocolate, da tarte de maçã, ...), ou seja, aquela receita que me encha as "medidas" e que me faça querer comer sem parar. E se já existem muitas tentativas aqui no blog, hoje trago-vos mais uma mas que ficou deliciosa e super cremosa. Não sei se foi o desejo por doces ou a fome mas a verdade é que este arroz-doce desapareceu muito rápido e a verdade é que eu tive de fugir literalmente da cozinha para me esquecer dele e parar por momentos de o comer. Não sei se encontrei a receita perfeita mas se não é, estou quase, quase lá ... experimentem e vejam lá se não tenho razão. 


Ingredientes:
- 200g de arroz arbóreo (ou carolino)
- casca de 1 limão
- 1 pau de canela
- 1 pitada de sal
- água qb
- 1 litro de leite (meio gordo de preferência)
- 4 gemas
- 120g de açúcar amarelo (podem aumentar se gostarem do arroz-doce bem docinho)
- 1 pudim chinês (o famoso pudim mandarim)
- 1 colher (sopa) de amido de milho

Preparação na Yammi:
Misture em 100ml de leite o pudim, o amido de milho e as gemas. Envolva bem e reserve.
Coloque a lâmina de mistura na Yammi. Verta no copo 900ml de água, as cascas de limão (reserve 1/4 da quantidade) e uma pitada de sal. Coloque o cesto e deite aí o arroz e o pau de canela. Programe 17 minutos na temperatura 100º, velocidade 2 (eu gosto do arroz bem cozido, se gostar dele mais crocante, programe apenas 14 minutos). Quando terminar a cozedura, retire o cesto e rejeite a água.
Volte a montar o copo, coloque o arroz com o pau de canela, as cascas de limão reservadas, os 900ml de leite e o açúcar. Programe 17 minutos, temperatura 100º, velocidade 1. Quando faltar 12 minutos para terminar, verta pelo bucal, a mistura de leite reservada e deixe acabar de cozinhar. 
Quando estiver pronto (vai ficar com um pouco de líquido), verta para uma travessa funda e deixe arrefecer. Decore com canela e sirva.

Preparação tradicional:
Misture em 100ml de leite o pudim, o amido de milho e as gemas. Envolva bem e reserve.
Leve ao lume um tacho com o arroz, cerca de 3 medidas (do arroz) de água, as cascas de limão, o pau de canela e uma pitada de sal. Deixe cozinhar até que o arroz coza bem. 
Quando o arroz estiver no ponto de cozedura pretendido, acrescente os 900ml de leite e o açúcar. Vá mexendo de vez em quando para não pegar ao fundo do tacho e quando o leite começar a evaporar, acrescente em fio a mistura de leite reservada e deixe acabar de cozinhar. 
Quando estiver pronto (vai ficar com um pouco de líquido), verta para uma travessa funda e deixe arrefecer. Decore com canela e sirva.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...