sexta-feira, 27 de outubro de 2017

Bolo de maçã húmido


Como sexta-feira que se preze, este é o dia em que um bolo como sugestão de receita é o mais certo, não acham? Até porque fim-de-semana sem doce não é a mesma coisa, isso garanto. 
Mas também é neste dia que fico sempre indecisa com o que vou fazer e quase sempre questiono os restantes moradores cá de casa sobre o que querem comer. No entanto, a minha sorte é pouca e a resposta geralmente é sempre a mesma - "faz o que quiseres" ou "faz o que te der menos trabalho" ou "surpreende-nos". Ninguém merece até porque a dúvida geralmente ainda aumenta mais.  
E se sou eu a decidir, resolvi gastar umas quantas maçãs colhidas da nossa maravilhosa macieira e fazer algo inspirado numa receita que tinha visto no pinterest em versão pêra. Uma receita que adorei tanto pelo sabor como pela humidade, que vai bem ao lanche com um café ou refresco, uma vez que as temperaturas altas assim pedem algo fresco, mas também é um bolo que vai muito bem como sobremesa, especialmente se forem gulosos como eu e lhe juntarem um pouco de natas ou gelado.
Simples e rápido de se fazer, com ingredientes que geralmente temos por casa, pode ser também o bolo presente na vossa mesa este fim-de-semana, espero que experimentem e se deliciem tanto como eu (que numa semana já se fez 2 vezes).



Ingredientes:
- 3 maçãs pequenas (usei golden cá de casa, bem docinhas)
- 80g de açúcar (pode aumentar até 120g se for guloso ou se as maçãs não forem doces)
- 1/2 colher (chá) de aroma de baunilha
- 2 ovos
- 150g de farinha de trigo com fermento
- 1/2 limão pequeno (sumo e raspa)
- 100ml de leite (uso sempre magro)

Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Descasque as maçãs, retire os caroços e corte-as em quartos. Depois corte em fatias finas e regue com o sumo de limão. Reserve.
Bata os ovos com o açúcar até obter uma mistura cremosa. Junte a raspa de limão, a baunilha, o leite e a farinha, envolvendo com cuidado. Por fim, acrescente a maçã e envolva (não verta o sumo de limão senão este irá tomar conta do sabor do bolo). 
Verta para uma forma previamente untada com manteiga e polvilhada com farinha (uso uma forma de aro amovível) e leve ao forno durante cerca de 30 a 35 minutos (confirme a cozedura com o teste do palito). Retire do forno, deixe arrefecer cerca de 3 minutos e depois desenforme. Quando estiver frio, decore com açúcar em pó e guarde no frigorífico até à hora de servir (não é necessário mas fica muito mais saboroso).


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...