sexta-feira, 27 de outubro de 2017

Bolo de maçã húmido


Como sexta-feira que se preze, este é o dia em que um bolo como sugestão de receita é o mais certo, não acham? Até porque fim-de-semana sem doce não é a mesma coisa, isso garanto. 
Mas também é neste dia que fico sempre indecisa com o que vou fazer e quase sempre questiono os restantes moradores cá de casa sobre o que querem comer. No entanto, a minha sorte é pouca e a resposta geralmente é sempre a mesma - "faz o que quiseres" ou "faz o que te der menos trabalho" ou "surpreende-nos". Ninguém merece até porque a dúvida geralmente ainda aumenta mais.  
E se sou eu a decidir, resolvi gastar umas quantas maçãs colhidas da nossa maravilhosa macieira e fazer algo inspirado numa receita que tinha visto no pinterest em versão pêra. Uma receita que adorei tanto pelo sabor como pela humidade, que vai bem ao lanche com um café ou refresco, uma vez que as temperaturas altas assim pedem algo fresco, mas também é um bolo que vai muito bem como sobremesa, especialmente se forem gulosos como eu e lhe juntarem um pouco de natas ou gelado.
Simples e rápido de se fazer, com ingredientes que geralmente temos por casa, pode ser também o bolo presente na vossa mesa este fim-de-semana, espero que experimentem e se deliciem tanto como eu (que numa semana já se fez 2 vezes).



Ingredientes:
- 3 maçãs pequenas (usei golden cá de casa, bem docinhas)
- 80g de açúcar (pode aumentar até 120g se for guloso ou se as maçãs não forem doces)
- 1/2 colher (chá) de aroma de baunilha
- 2 ovos
- 150g de farinha de trigo com fermento
- 1/2 limão pequeno (sumo e raspa)
- 100ml de leite (uso sempre magro)

Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Descasque as maçãs, retire os caroços e corte-as em quartos. Depois corte em fatias finas e regue com o sumo de limão. Reserve.
Bata os ovos com o açúcar até obter uma mistura cremosa. Junte a raspa de limão, a baunilha, o leite e a farinha, envolvendo com cuidado. Por fim, acrescente a maçã e envolva (não verta o sumo de limão senão este irá tomar conta do sabor do bolo). 
Verta para uma forma previamente untada com manteiga e polvilhada com farinha (uso uma forma de aro amovível) e leve ao forno durante cerca de 30 a 35 minutos (confirme a cozedura com o teste do palito). Retire do forno, deixe arrefecer cerca de 3 minutos e depois desenforme. Quando estiver frio, decore com açúcar em pó e guarde no frigorífico até à hora de servir (não é necessário mas fica muito mais saboroso).


18 comentários:

  1. Uma maravilha! Adoro bolos com maçã! E com maçãs biológicas é outra categoria! Por aqui o tempo está invernoso! Bastante chuva e também um bocadinho de frio. Também já é tempo dele! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nada como fruta e legumes "a sério" e olha que este bolo vai mesmo bem num dia assim invernoso com uma chávena de chá açoreano ^_^

      Eliminar
  2. Respostas
    1. Depois diga como correu quando experimentar ^_^

      Eliminar
  3. Confesso que nunca fui muito fã de bolos de maçã ou talvez ainda não tenha experimentado um que realmente gosta-se mas fiquei tentada com a receita! :-) BJ

    ❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤
    Meu cantinho Lusitana❤Blog

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este é daqueles bem humidos devido à quantidade de maça mas como leva também o limão e a baunilha, fica perfeito para quem não liga muito à maçã. Acho que vais gostar deste (ou pelo menos espero).

      Eliminar
  4. Eu adoro bolos com maçã, por isso não é de estranhar que este teu bolo me tenha piscado o olho! :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  5. Deve ser tão bom...quero experimentar!


    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  6. Olá!

    Ficou com um ótimo aspecto, adorei!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Olá boa tarde a forma utilizada é pequena não é? Digo isto pk como as quantidades são reduzidas não sei bem k forma utilizar obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Mila, peço desculpa pela demora na resposta. A forma que usei tinha 24cm de diâmetro e era de fundo amovível.

      Eliminar

Obrigado pela visita, se gostou deixe o seu comentário ou faça "like".
Volte sempre que quiser :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...