sexta-feira, 24 de agosto de 2018

Creme de ricota e rum


No verão são as sobremesas frescas as mais desejadas. E cá em casa não somos diferentes por isso, volta e meia gosto de experimentar novas conjugações de sabores. Depois de uma passeata pelos ingredientes disponíveis cá em casa, surgiram estas tacinhas que gostei bastante e que voltarei a repetir de certeza. Doces e frescas, uma solução perfeita para quem gosta de um doce no final da refeição.


Ingredientes:
- 350g de queijo ricota 
- 2 ovos
- 80g de açúcar 
- raspa de meio limão pequeno
- 1 colher (sopa) de rum
- 200ml de natas
- 4 folhas de gelatina

Coloque as folhas de gelatina de molho em água fria durante 5 minutos. Passado esse tempo, escorra e leve ao microondas durante 20 segundos. Retire e mexa até que esteja completamente líquido. Reserve.
Bata as natas com metade da quantidade de açúcar até que fiquem bem firmes. Bata as claras em castelo e quando estas "levantarem", adicione o restante açúcar e bata até obter um merengue firme.
Coloque numa taça a ricota, as gemas, a raspa de limão e o rum. Bata até que fique uma mistura homogénea. Acrescente a gelatina derretida e misture. Por fim, envolva as natas  e as claras com cuidado (usando uma espátula). verta o preparado para taças individuais ou uma taça grande. Leve ao frigorífico durante umas horas para solidificar. Por fim, polvilhe com coco ralado ou chocolate branco ralado e sirva bem fresco.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...