Depois de muitas semanas sem viajar, eis que volto com mais uma viagem pelos sabores deste mundo ainda tão desconhecido. E preparem as bagagens porque temos de andar um pouco até chegar à ... Roménia. Eu sei que as minhas últimas viagens têm sido até lá mas a verdade é que esta cozinha tem me suscitado imensa curiosidade por ser tão desconhecida para mim (também ajudou ter o irmão a dar sugestões sobre os pratos que lá provou e adorou). Com isto, levo-vos então até à cidade natal deste prato, a cidade de Cluj, uma das mais importantes da Transilvânia especialmente a nível da gastronomia tradicional romena. Repleta de tradições e variedade gastronómica, é no entanto este empadão de carne e arroz conhecido como "varza a la Cluj" que mais encontramos em todos os restaurantes. Diferente dos pratos portugueses, este empadão conjuga o arroz com a carne e a couve (principal ingrediente), tornando o prato muito saboroso e bastante saciante, que aconselho a experimentarem já que tem um confecção bem simples, faz-se rápido e são ingredientes que geralmente todos têm casa. Espero que gostem tanto como eu ...
Receita adaptada do livro "Transylvanian cookbook", de Florin Muresan's, pág.66
Ingredientes:
- 1 couve coração ou branca média
- 300g de carne de vaca picada
- 300g de carne de porco picada
- 1 cebola grande picada
- 1 copo de arroz para risotto (250ml)
- 400ml de polpa de tomate (na receita original eram 600ml)
- 500ml de sour cream (ou natas misturadas com sumo de limão)
- 1 colher (chá) de pimentão doce
- 1 pitada de tomilho seco
- 2 folhas de louro
- um fio de azeite
- sal e pimenta
Leve ao lume uma frigideira com a cebola e um fio de azeite. Refogue até que esta fique translúcida. Acrescente a carne, o pimentão doce e 200ml de polpa de tomate. Deixe refogar um pouco até que a carne ganhe cor. Nessa altura, acrescente o arroz (previamente lavado) e duas medidas (do arroz) de água. Tempere com sal e pimenta e envolva bem. Deixe cozinhar em lume médio durante cerca de 20 minutos, mexendo de vez em quando. Se vir que é necessário, acrescente um pouco mais de água.
Entretanto, corte a couve em juliana bem fina e refogue-a numa frigideira (em lume brando) com um fio de azeite até que esta esteja cozida (cerca de 15 minutos). A meio da cozedura, acrescente uma pitada de tomilho e as folhas de louro.
Pré-aqueça o forno a 200ºC.
Depois de ter os dois preparados prontos, unte ligeiramente com azeite um tabuleiro fundo que possa ir ao forno e à mesa (eu retiro o excesso de gordura com uma folha de papel de cozinha). Coloque metade da couve no fundo do tabuleiro, depois metade do preparado de carne, novamente a couve e a restante carne. Por fim, espalhe a restante polpa de tomate de forma homogénea e cerca de 350ml de sourcream. Leve ao forno durante cerca de 30 a 40 minutos até que se forme uma crosta ligeiramente dourada.
Sirva de seguida, acompanhado com o restante sour cream polvilhado com cebolinho fresco picado. Se quiser, pode também servir com uma salada mista como acompanhamento.