quinta-feira, 18 de outubro de 2018

Empadão de couve com carne "a la Cluj"


Depois de muitas semanas sem viajar, eis que volto com mais uma viagem pelos sabores deste mundo ainda tão desconhecido. E preparem as bagagens porque temos de andar um pouco até chegar à ... Roménia. Eu sei que as minhas últimas viagens têm sido até lá mas a verdade é que esta cozinha tem me suscitado imensa curiosidade por ser tão desconhecida para mim (também ajudou ter o irmão a dar sugestões sobre os pratos que lá provou e adorou). Com isto, levo-vos então até à cidade natal deste prato, a cidade de Cluj, uma das mais importantes da Transilvânia especialmente a nível da gastronomia tradicional romena. Repleta de tradições e variedade gastronómica, é no entanto este empadão de carne e arroz conhecido como "varza a la Cluj" que mais encontramos em todos os restaurantes. Diferente dos pratos portugueses, este empadão conjuga o arroz com a carne e a couve (principal ingrediente), tornando o prato muito saboroso e bastante saciante, que aconselho a experimentarem já que tem um confecção bem simples, faz-se rápido e são ingredientes que geralmente todos têm casa. Espero que gostem tanto como eu ... 




Receita adaptada do livro "Transylvanian cookbook", de Florin Muresan's, pág.66
Ingredientes:
- 1 couve coração ou branca média
- 300g de carne de vaca picada
- 300g de carne de porco picada
- 1 cebola grande picada
- 1 copo de arroz para risotto (250ml)
- 400ml de polpa de tomate (na receita original eram 600ml)
- 500ml de sour cream (ou natas misturadas com sumo de limão)
- 1 colher (chá) de pimentão doce
- 1 pitada de tomilho seco
- 2 folhas de louro
- um fio de azeite
- sal e pimenta

Leve ao lume uma frigideira com a cebola e um fio de azeite. Refogue até que esta fique translúcida. Acrescente a carne, o pimentão doce e 200ml de polpa de tomate. Deixe refogar um pouco até que a carne ganhe cor. Nessa altura, acrescente o arroz (previamente lavado) e duas medidas (do arroz) de água. Tempere com sal e pimenta e envolva bem. Deixe cozinhar em lume médio durante cerca de 20 minutos, mexendo de vez em quando. Se vir que é necessário, acrescente um pouco mais de água.
Entretanto, corte a couve em juliana bem fina e refogue-a numa frigideira (em lume brando) com um fio de azeite até que esta esteja cozida (cerca de 15 minutos). A meio da cozedura, acrescente uma pitada de tomilho e as folhas de louro.
Pré-aqueça o forno a 200ºC.
Depois de ter os dois preparados prontos, unte ligeiramente com azeite um tabuleiro fundo que possa ir ao forno e à mesa (eu retiro o excesso de gordura com uma folha de papel de cozinha). Coloque metade da couve no fundo do tabuleiro, depois metade do preparado de carne, novamente a couve e a restante carne. Por fim, espalhe a restante polpa de tomate de forma homogénea e cerca de 350ml de sourcream. Leve ao forno durante cerca de 30 a 40 minutos até que se forme uma crosta ligeiramente dourada. 
Sirva de seguida, acompanhado com o restante sour cream polvilhado com cebolinho fresco picado. Se quiser, pode também servir com uma salada mista como acompanhamento.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...