segunda-feira, 15 de outubro de 2018

Bolo de iogurte, limão e mel


Domingo é sempre sinónimo de bolo cá em casa. À excepção dos dias extremamente quentes, nunca deixo de fazer algo simples e que dê para os lanches ao longo da semana. Por isso, todas as semanas procuro encontrar algo diferente para fazer (vá lá, muitas vezes acabo a repetir os que são muito elogiados). E desta vez, depois de uma procura por receitas com limão, encontrei várias onde o mel era utilizado como complemento para o tão adorado citrino. Juntando várias receitas, saiu mais um bolo que todos adoraram por aqui, muito rápido de se fazer (perfeito para fazer com os miúdos) e com um sabor já a lembrar o outono. Perfeito para acompanhar um chá quente ou frio, espero que gostem tanto como eu ...



  
Ingredientes:
- 250g de farinha com fermento
- 150g de açúcar
- 2 ovos
- 150ml de leite (uso magro)
- raspa de 1 limão grande
- 1 iogurte natural

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Unte uma forma redonda (sem buraco) com manteiga e polvilhe com farinha. 
Numa taça misture os ingredientes secos. Junte os restantes ingredientes e bata bem até que fique uma mistura homogénea e com algumas bolhas. Verta o preparado para a forma e leve a cozer cerca de 40 minutos (faça o teste do palito e retire quando este sair seco).
Desenforme para o prato de servir, pique toda a superfície e verta a calda ainda quente (eu não uso toda, reservo sempre um pouco para usar na hora de servir).

Para a calda:
- sumo de 1 limão grande
- 2 colheres (sopa) mal cheias de mel (uso de rosmaninho)
- 3 colheres (sopa) mal cheias de açúcar
- coco ralado tostado

Para a calda, leve ao lume o limão, o açúcar e o mel. Quando levantar fervura, diminua para o mínimo e deixe ferver cerca de 3 minutos. Retire e verta sobre o bolo.
Entretanto, leve ao lume uma frigideira e toste o coco ralado, apenas até dourar ligeiramente, mexendo sempre. Decore a superfície do bolo com ele.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...