sexta-feira, 19 de outubro de 2018

Pavlova de manga e amoras silvestres


Hoje trago comigo uma das receitas de sobremesa mais apreciadas pelos comensais cá de casa. Aliás, sempre que tenho claras de sobra, esta é a primeira escolha de todos para as gastar. Por isso, quando vi que o desafio deste mês do desafio "Sweet World" eram as pavlovas, já podem imaginar que não podia deixar passar em branco.
Sendo assim, trago-vos como sugestão para este fim-de-semana uma pavlova com manga e umas amoras silvestres apanhadas numa das minhas caminhadas, um ritual que procuro manter todos os anos mesmo ficando a parecer um "bichinho" de tantas arranhadelas. Espero que gostem e se deliciem tanto como nós cá em casa ...

 


Ingredientes para a pavlova:
- 3 claras
- 9 colheres (sopa) rasas de açúcar
- 1 colher (chá) cheia de amido de milho
- 1 colher (chá) de vinagre de sidra

Ingredientes para a decoração:
- 200ml de natas
- 200ml de polpa de manga
- 2 colheres (sopa) de açúcar
- amoras silvestres qb

Aqueça o forno a 150º.
Comece pela pavlova. Bata as claras em castelo e vá adicionando o açúcar aos poucos até obter picos firmes. Junte o vinagre e o amido de milho e bata até misturar na velocidade mínima. Coloque este merengue num tabuleiro forrado com papel vegetal, deixando sempre as bordas um pouco mais altas. Leve ao forno até dourar e ficar crocante na superfície (cerca de 30 a 40 minutos). Se começar a dourar muito rápido, baixe a temperatura para 130º. Desligue o forno e deixe arrefecer lá dentro (eu costumo fazer à noite e deixar arrefecer até de manhã).

Na hora da montagem:
Bata as natas, junte o açúcar e continue a bater até obter um chantilly. Junte cerca de metade da polpa de manga e bata mais um pouco. Cubra a pavlova com este preparado e verta colheradas da restante polpa de manga. Espalhe as amoras por cima e decore a gosto. Leve ao frigorífico até refrescar e sirva fresca.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...