Desafios é comigo e mesmo com falta de tempo, sempre que posso gosto de participar em alguns. O Sweet World é um desses desafios, um que acompanho desde a primeira edição e que raramente me coloco de parte. E como o desafio desta edição era fazer uma tarte de nozes americana, vi logo aqui o pretexto que precisava para colocar a mão na massa. Mas agora perguntam vocês, que tarte é esta?
Segundo consta, foi com a chegada dos franceses a Nova Orleães que surgiu esta tarte, a Southern Pecan Pie. A primeira referência escrita surge na revista Harper's Bazaar em 1886 mas existe quem conteste isso, dizendo que as tartes de noz há muito que se faziam no Alabama. Mas foi uma marca de xarope de milho, a Karo, que tornou esta tarte familiar famosa a nível mundial, enraizando-a ainda mais no seio das famílias americanas, ficando até aos dias de hoje famosa, a par da apple pie e da pumpkin pie (sugestões que também terei de experimentar qualquer dia).
Quanto à receita em si, depois de muito pesquisar, reparei que todas eram altamente adoçadas e como cá em casa não gostamos de abusos, resolvi reduzir nas quantidades e posso dizer que assim ficou aprovada por todos. Também reparei que em quase todas existia um ingrediente comum, o xarope de milho. Não o tendo em casa, procurei encontrar um substituto e assim fiz com a glucose (que tinha cá em casa de umas experiências anteriores). Quanto à tarte em si, é doce no ponto certo, sem exageros, perfeita para servir num lanche em família ou com os amigos.
Ingredientes para a massa:
- 190g de farinha de trigo
- 100g de manteiga ou margarina fria
- 3 a 4 colheres (sopa) de água fria
- 2 colheres (sopa) de vinagre
- 1 colher (café) de canela em pó (opcional, fica bom das duas maneiras)
Ingredientes do recheio:
- 3 ovos
- 1 colher (café) de canela em pó
- 200g de nozes pecan
- 40g de manteiga derretida
- 80g de açúcar
- 100ml de glucose de milho (ou geleia/xarope de milho)
Pré-aqueça o forno a 180ºC. Forre uma tarteira com papel vegetal e reserve.
Comece por preparar a massa. Misture a farinha com a manteiga e a canela até obter uma farofa (uso o robot de cozinha para ser rápido). Acrescente a água e o vinagre e amasse bem até obter uma bola. Estique a massa numa bancada com farinha e forre a forma. Pique o fundo e guarde no frigorífico. Se sobrar massa, pode fazer alguns elementos para decorar a tarte.
Para o recheio, pique as nozes grosseiramente (reserve algumas para decorar). Misture numa taça os ovos com a canela, a manteiga, o açúcar e a glucose (não bata, apenas misture para que tudo fique bem incorporado). Vai ficar líquido.
Tire a tarteira do frigorífico, espalhe as nozes picadas pela base e verta com cuidado a mistura anterior por cima. Decore com as nozes reservadas e com a massa que sobrou, se quiser. Leve ao forno durante cerca de 50 minutos. A tarte está no ponto quando a superfície dourar, estiver firme ao toque e o centro não tremer ao toque.
Depois de cozida, retire do forno e deixe arrefecer um pouco. Depois retire com cuidado da forma e descarte o papel vegetal. Deixe arrefecer antes de cortar para que o creme fique bem firme e não escorra.