quarta-feira, 14 de novembro de 2018

Polvo assado no forno


Antes de mais gostaria de pedir desculpa a todos que me seguem pela minha presença menos assídua tanto aqui no blogue como na blogosfera. A preparação de um novo projecto de trabalho tem-me absorvido a maior parte do tempo e por isso a minha passagem por estas bandas tem sido muito corrida, sem tempo para comentar. Por essa razão, peço desculpa a todos vocês que nunca me abandonam, por se manterem fiéis e regressarem, é muito importante para mim.
Mas agora, passemos ao que vos trouxe aqui, a receitinha de hoje (não fosse este um blogue de culinária, lol). Como os dias já estão bem mais frescos, comida de forno sabe ainda melhor. Quente, reconfortante e cheia de sabor é a minha combinação preferida e hoje trago-vos um prato que adoro e se encaixa perfeitamente nesta categoria. Um prato com sabor a mar, bem português, a que quase ninguém lhe consegue resistir. Podem fazer com polvo ou tentáculos de pota para uma versão mais económica. Em ambos os casos, o sabor fica delicioso. Espero que gostem e se deliciem um dia destes.

 

Ingredientes:
- 1,700g de polvo (ou pota)
- batatas para assar qb
- 3 cebolas
- 4 dentes de alho
- 2 tomates maduros
- 1/2 pimento vermelho
- 1/2 pimento verde
- 1/2 copo de vinho
- azeite qb
- sal, pimenta e colorau qb
- arroz qb

Comece por cozer o polvo com uma cebola descascada (eu uso a panela de pressão, colocando apenas o polvo e a cebola, contando 15 minutos depois de começar a girar a válvula).
Depois de cozido, separe os tentáculos e corte os tentáculos mais finos em pedaços pequenos para utilizar depois no arroz. Reserve a água que se formou.
Leve ao lume um fio generoso de azeite com os dentes de alho em rodelas e deixe alourar bem. Descarte o alho e reserve o azeite aromatizado. 
Numa assadeira coloque a cebola em meias luas, o pimento em tiras, o tomate em rodelas e as batatas. Tempere com sal, pimenta e colorau. Regue com metade do vinho e um pouco do azeite aromatizado. Leve a assar a 220ºC. Quando as batatas estiverem quase assadas, espalhe-as pelas laterais da forma e coloque no centro os tentáculos do polvo. Regue com o restante vinho, um pouco da água da cozedura do polvo e mais um fio de azeite. Leve novamente ao forno para acabar de assar.

Entretanto, prepare o arroz para acompanhar. Refogue num fio de azeite um pouco de cebola picada até que esta fique translúcida. Junte uma medida de arroz e deixe fritar um pouco. Acrescente 2 medidas de água da cozedura do polvo (acrescente água até perfazer essa medida caso não chegue) e os tentáculos mais finos cortados que reservou . Rectifique os temperos e deixe cozinhar até que o arroz esteja seco e cozido.
Sirva o polvo com as batatas e o arroz. Caso goste, acompanhe também com uma salada mista ou grelos cozidos.



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...