sexta-feira, 16 de novembro de 2018

Sachertorte ... um bolo de chocolate austríaco


Como o fim-de-semana está a chegar, nada melhor que um doce para festejar, não acham? A receita que vos trago hoje é uma das receitas mais antigas na minha lista a testar. Sempre achei este bolo lindo mas outros foram aparecendo e este foi ficando para trás. Mas desta vez conseguiu chegar à meta e assim merecer um destaque aqui no blogue. 
Para quem não sabe, o sachertorte é um bolo de chocolate austríaco, criado por Franz Sacher em 1832 para o principe Metternich e desde então tornou-se um ícone na doçaria da capital austríaca, Viena. Embora vários reclamem a sua autoria, é o Hotel Sacher (propriedade do filho de Franz Sacher) que conseguiu o título e até hoje guarda a sete chaves o segredo do seu bolo.   
Mas, perguntam vocês, que bolo é este? É um bolo de chocolate pouco doce, recheado por uma fina camada de compota de alperce e depois coberto com um denso molho de chocolate. Costuma ser servido com chantilly para que o bolo não se torne tão seco (na opinião generalizada dos vienenses). 
Cá em casa, como não contrariamos os especialistas, também o servimos assim e realmente a conjugação fica perfeita. 
Espero que tenham desfrutado de mais esta viagem comigo pelos sabores doces do mundo ... agora toca a correr para a cozinha e experimentar este bolo que nada tem de enjoativo, espero que gostem.

  
  

Ingredientes:
- 170g de chocolate negro (com 70% de cacau, de preferência)
- 6 ovos
- 100g de manteiga
- 60g de açúcar em pó
- 1 colher (chá) de aroma de baunilha
- 125g de farinha com fermento

Para o recheio e cobertura:
- 150g de compota de alperce
- 100g de chocolate negro
- 2 a 3 colheres (sopa) de leite


Pré-aqueça o forno a 180ºC. Unte uma forma redonda (20cm de diâmetro) com manteiga e polvilhe com farinha.
Derreta o chocolate em banho-maria. Separe as gemas das claras e bata as claras em castelo. À parte, bata a manteiga com o açúcar até obter um creme fofo. Junte as gemas, a baunilha e o chocolate derretido, batendo mais um pouco. Por fim envolva a farinha, intercalando com as claras batidas, em movimentos suaves. Verta o preparado para a forma e leve a cozer durante cerca de 40 minutos (convém fazer o teste do palito). Quando estiver pronto, desenforme sobre uma grelha e deixe arrefecer.
Depois de frio, corte o bolo ao meio e recheie com cerca de metade da compota ligeiramente aquecida para facilitar na hora de barrar. Cubra com a outra parte do bolo e cubra depois a superfície e as laterais com a restante compota, alisando bem.
Derreta o chocolate da cobertura com o leite e mexa vigorosamente até obter um creme brilhante e homogéneo. Cubra o bolo com esta cobertura e guarde no frigorífico até há hora de servir.
Acompanhe cada fatia com uma roseta de chantilly.

  
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...