quarta-feira, 27 de setembro de 2017

Arroz oriental com frango agridoce - aproveitamento de arroz


Desde que me aventurei pela cozinha, sempre foram os doces que me entusiasmaram a criar e não os salgados. Mas quando se fala de usar restos ou poucos ingredientes, o caso muda de figura e a criatividade toma conta de mim para desenrascar mais um almoço simples e novo, com os restos que muitos não querem. Isto tudo para dizer que a receita de hoje, foi um aproveitamento de arroz seco, no qual se podem acrescentar mais uns quantos ingredientes e dar uma nova vida a algo sem graça. Espero que gostem desta minha sugestão e se lembrem dela da próxima vez que virem uma caixinha de arroz perdida pelo vosso frigorífico.  


Ingredientes:
- arroz cozido
- legumes asiáticos congelados
- molho de soja
- sal e pimenta
- gengibre em pó
- peito de frango sem gorduras
- ketchup
- vinho branco
- sementes de sésamo
- cebolinho fresco picado
- azeite

Corte a carne em pedaços e tempere com vinho branco, molho de soja, ketchup, sal, pimenta e gengibre em pó. Deixe repousar cerca de 30 minutos. Leve ao lume uma frigideira e torre as sementes de sésamo. Retire-as e reserve. Na mesma frigideira, aqueça um fio de azeite e salteie a carne.

Para o arroz, aqueça um wok com um pequeno fio de azeite e cozinhe os legumes asiáticos até estarem no ponto desejado. Acrescente um pouco de molho de soja, gengibre em pó (muito pouco), sal e pimenta. Envolva bem e junte o arroz cozido. Vá mexendo até que os sabores se misturem bem (se necessário, acrescente um pouco de água). Sirva de seguida com o frango e tempere com sementes de sésamo e cebolinho fresco picado.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...