quarta-feira, 20 de setembro de 2017

Mil folhas de baunilha com frutos do bosque


Posso ter andado longe do blog mas dos doces nem tanto, confesso. É um vício que tenho, não consigo viver sem algo docinho. E por isso, alguns foram os doces que fomos experimentando por cá, uns repetidos e outros, uma novidade. A receita que vos trago hoje é a minha resposta ao desafio da Lia e da Susana, o Sweet World, que conta já com 20 edições deliciosas e que nos levam a explorar receitas que até então não saíam do caderninho. E estes mil folhas fizeram sucesso, disso não tenham dúvidas. Experimentem e digam lá se não são uma delícia!!!


INGREDIENTES PARA 4 MIL FOLHAS

Massa folhada: 
- 250g de farinha
- 250g de manteiga bem fria
- 1 colher (chá) de sal fino
- 1 colher (chá) de sumo de limão
- 130ml de água gelada

(caso queira acelerar a receita, pode optar por massa folhada de compra, mas não é a mesma coisa)
Peneire a farinha e o sal para uma taça. Junte 30g de manteiga e mexa com os dedos até obter uma areia fina. Acrescente a água e o sumo de limão e amasse até obter uma massa suave. Forme uma bola, embrulhe em película aderente e leve ao frigorífico durante 25 minutos.
Entretanto, coloque a restante manteiga entre duas folhas de película aderente e bata com o rolo da massa até obter um quadrado com cerca de 13cm. Sobre uma superfície ligeiramente enfarinhada, estique a massa até obter um quadrado com cerca de 20cm. Coloque a manteiga no centro (mas na diagonal, em relação ao quadrado da massa) e dobre a massa, de forma a esconder a manteiga por completo. Vire a parte dobrada para baixo e estique de novo até obter um rectângulo de 40cm por 15cm. Com o lado mais estreito virado para si, dobre o terço inferior da massa para cima e o terço superior da massa para baixo, obtendo assim um quadrado. Volte a esticar e dobrar. Embrulhe em película aderente e deixe refrigerar durante 20 minutos (terá assim dado 2 voltas à massa). Volte a repetir este processo mais 2 vezes, refrigerando durante 20 minutos a cada 2 voltas. Nessa altura está pronta a usar. Pese 350g e congele a restante para uma futura utilização.

Depois da massa pronta, estique-a até obter uma espessura de 2 mm e corte 12 rectângulos iguais. Forre um tabuleiro com papel vegetal, coloque os rectângulos de massa e cubra uma folha de papel vegetal. Por cima desta, coloque outro tabuleiro para fazer peso e não deixar a massa crescer. Leve ao forno pré-aquecido a 220º até a massa dourar e ficar crocante. Reserve. 

Creme de baunilha:
- 400ml de leite
- 4 gemas
- 50g farinha 
- 100g de açúcar
- 20g de margarina
- 1 colher (chá) de aroma de baunilha

Misture as gemas com o açúcar, a farinha, a baunilha e um pouco de leite. Aqueça o restante leite com a margarina e quando este aquecer bem, acrescente em fio a mistura das gemas, mexendo sempre até engrossar. Quando atingir o ponto, verta para um prato fundo, cubra a superfície com pelicula aderente e deixe arrefecer por completo.


Compota de frutos do bosque:
- 200g de frutos do bosque congelados
- 2 colheres (sopa) de açúcar
- sumo de limão (cerca de meio limão pequeno)

Leve ao lume todos os ingredientes e deixe cozinhar até obter uma compota espessa, mexendo de vez em quando.


Molho de chocolate:
- 70g de chocolate para culinária
- 1 colher (sopa) de leite

Leve ao microondas o chocolate com o leite durante 30 segundos na potência máxima. Retire e mexa vigorosamente. Se ainda não estiver completamente derretido, leve novamente ao microondas mais uns segundos.


Montagem:
Coloque o primeiro rectângulo de massa num prato, recheie com um pouco de creme e por cima um pouco de compota. Cubra com a segunda massa e volte a colocar o creme e a compota. Termine com a última massa e decore a gosto com o molho de chocolate. Sirva de seguida assim simples ou acompanhado por natas batidas (como eu fiz).



20º edição do desafio Sweet World, dos blogs Lemon & Vanilla e Basta Cheio - "Mil folhas"


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...