sexta-feira, 22 de setembro de 2017

Bolo de merengue de framboesa


Fim-de-semana à porta, bom tempo, descanso, tudo maravilhoso, não acham? E para festejar e o tornar ainda melhor, um doce bem mesmo a calhar. Sim, porque cá em casa o fim-de-semana é, quase sempre, sinónimo de doces. Por isso, a minha sugestão de receita não podia ser outra coisa a não ser uma tentação para a sobremesa. Digo tentação porque, garanto-vos, não vão conseguir comer apenas uma fatia fininha. 
Espero que gostem desta gulosice tanto como nós gostámos por cá. Bom fim-de-semana para todos!!! 


Ingredientes para o merengue:
- 4 claras
- 12 colheres (sopa) de açúcar 
- 1 colher (chá) de maizena

Para o recheio e cobertura:
- 150g de framboesas congeladas
- 2 colheres (sopa) de açúcar
- sumo de ½ limão
- 200ml de natas + 1 colher (sopa) de açúcar
- 60g de chocolate de culinária + 2 colheres (sopa) de leite
- chocolate ralado


Forre 1 tabuleiro (de forno) com papel vegetal e desenhe 2 círculos iguais. Aqueça o forno a 150ºC.
Bata as claras até ficarem firmes e vá juntando gradualmente o açúcar e a maizena até obter um merengue bem firme. Cubra os dois círculos com o merengue. Leve a assar durante cerca de 40 minutos ou até dourar levemente e ficar crocante ( a meio da cozedura, baixe a temperatura para 120º). Deixe arrefecer (eu deixei arrefecer no forno durante a noite).

Para o recheio, leve ao lume um tacho com as framboesas congeladas, o açúcar e o sumo de limão até obter um puré espesso. Triture com a varinha mágica e deixe arrefecer por completo.
Bata as natas com o açúcar até ficarem firmes. Divida depois em duas partes e a uma delas acrescente metade do puré de framboesas, envolvendo bem.
Derreta o chocolate com o leite até obter um molho brilhante.

Para a montagem:
Coloque num prato de servir o primeiro disco de merengue, espalhe a "mousse" de framboesa. Cubra com o segundo disco de merengue e cubra com as natas batidas. Decore com o restante puré de framboesas, o molho de chocolate e algumas raspas de chocolate. Sirva de preferência fresco.

esta fatia é para vocês

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...