quinta-feira, 9 de maio de 2019

Bagels


Sou uma amante de pão, não consigo evitar. Sejam doces ou salgados, simples ou com recheios, se leva massa lêveda, então tenho de provar ou fazer para experimentar. Sendo assim, hoje trago comigo uns pães que sempre me suscitaram curiosidade, especialmente quando os via em filmes americanos, especialmente pela sua forma. Feito algumas vezes cá em casa, gosto especialmente com uma fatia de queijo ou simplesmente torrados e barrados com queijo-creme, como uma verdadeira americana. 


Ingredientes:
- 400g de farinha de trigo tipo 65
- 240ml de leite
- 50g de manteiga
- 30g de açúcar
- 10g de fermento de padeiro fresco
- 1 colher (chá) de sal
- ovo batido para pincelar
- sementes para polvilhar (uso papoila, sésamo e linhaça)

Dissolva o fermento num pouco do leite.
Na cuba da máquina de fazer pão coloque os ingredientes líquidos e depois os secos. Selecione o programa "Massa" (amassar e levedar). Quando o programa terminar, retire a massa e divida-a em pequenas porções (fiz oito). Forme bolas e depois com o dedo fure o centro, rolando depois a massa até obter uma argola. Deixe descansar um pouco (cerca de de 15 minutos). Entretanto, leve uma panela com água ao lume e quando esta levantar fervura, coloque os pães lá dentro até que estes voltem à superfície (são cerca de 15 a 20 segundos). Retire-os com uma escumadeira e escorra-os sobre um pano de cozinha limpo. Coloque-os num tabuleiro de forno forrado com papel vegetal. Pincele com o ovo batido e polvilhe com as sementes. Pré-aqueça o forno a 180ºC e coza durante cerca de 20 minutos ou até dourarem. Depois de prontos, retire e deixar arrefecer numa rede. 


Caso não tenha mfp, pode amassar à mão ou no robot de cozinha, tendo o cuidado de colocar primeiro os secos e depois os líquidos, amassando bem até obter uma massa elástica que se despegue das mãos. Depois deixe levedar numa bacia, tapada com um pano, até que a massa duplique ou triplique de volume (cerca de 2 horas em local ligeiramente aquecido). Depois é só seguir os passos da receita acima.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...