sexta-feira, 3 de maio de 2019

Profiteroles com mousse de morango e chocolate


Profiteroles, um clássico da doçaria francesa que encanta sempre todos os que os provam. E quando penso neles, vêm-me sempre à memória a minha mãe, a pessoa que conheço que mais delira com esta iguaria.. Por isso, como estamos nas vésperas do Dia da Mãe, deixo-vos esta sugestão para presentear as vossas também ... porque a minha vai ter um monte deles para se lambuzar!!!

Ingredientes:
- 180g de farinha de trigo com fermento
- 4 ovos
- 250ml de água
- 50g de margarina
- 1 casca de limão
- 1 pitada de sal

Leve ao lume um tacho com a água, o sal, a casca de limão e a margarina. Quando levantar fervura, junte a farinha de uma só vez e envolva rapidamente até que se desloque do fundo do tacho. Retire e deixe arrefecer um pouco.
Bata os ovos e vá misturando na massa aos poucos, batendo bem para incorporar na massa. Depois de obter uma massa homogénea, coloque colheradas num tabuleiro de forno, ligeiramente afastados uns dos outros. Leve a assar no forno pré-aquecido a 200ºC durante 10 minutos. Após esse tempo, baixe para os 180ºC e deixe cozinhar mais 15 minutos ou até que fiquem dourados e ocos.
Depois de prontos, deixe arrefecer e recheie com o que quiser. Desta vez optei por uma mousse de morango e cobertura de chocolate. 

Se tiver uma Yammi ou robot similar:
Coloque na cuba a água, margarina, casca de limão e sal. Programe 3 minutos, velocidade 1, temperatura 100ºC. Retire a casca de limão e junte a farinha. Programe 20 segundos à velocidade 4. Deixe arrefecer um pouco. Bata os ovos ligeiramente. Programe novamente a máquina para 2 minutos na velocidade 3 e pelo bocal vá vertendo os ovos até obter uma massa homogénea. 
Depois de obter uma massa homogénea, coloque colheradas num tabuleiro de forno, ligeiramente afastados uns dos outros. Leve a assar no forno pré-aquecido a 200ºC durante 10 minutos. Após esse tempo, baixe para os 180ºC e deixe cozinhar mais 15 minutos ou até que fiquem dourados e ocos.

Para o recheio e cobertura:
Para a mousse de morangos basta levar ao lume morangos com um pouco de açúcar e uma gotas de limão. Quando os morangos começarem a desfazer-se e o molho a engrossar, retira-se do lume, tritura-se e deixa-se arrefecer. Bate-se um pacote de natas em chantilly firme, envolve-se a polpa de morango e recheia-se os profiteroles.
Para a cobertura, basta derreter chocolate com um pouco de leite e verter sobre os profiteroles.

  
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...