quarta-feira, 1 de maio de 2019

Croquetes de bacalhau e chouriço

Um dia destes fiz bacalhau cozido para o almoço. No entanto, acabou por sobrar um pouco de bacalhau e já a pensar em futuras refeições, limpei-o de peles e espinhas e congelei numa caixinha (cá em casa temos o lema de aproveitar tudo).
Este último fim-de-semana, lembrei-me do dito e lá fui por as mãos na massa, surgindo estes croquetes de bacalhau cuja ideia da conjugação de sabores tinha visto na internet há uns anos atrás e lá resolvi testar, partindo da minha receita base para croquetes. Ficam muito saborosos como petisco mas desta vez foi mesmo como refeição principal, com um arroz malandrinho de feijão. 


Ingredientes:
- 150g de bacalhau cozido (limpo de peles e espinhas)
- 1/2 chouriço corrente
- 1/2 cebola picada
- 2 dentes de alho picados
- 1 folha de louro
- 1 fio de azeite
- 1 colher (sopa) de farinha
- leite qb
- sal, pimenta e salsa fresca picada qb
- ovo batido e pão ralado qb

Comece por picar o chouriço e o bacalhau (separadamente) na picadora. 
Leve ao lume um tacho com o azeite, cebola, alho e louro. Quando a cebola ficar translúcida, junte o chouriço e deixe fritar um pouco para largar a gordura. Acrescente o bacalhau e deixe refogar mais um pouco. Acrescente a farinha, mexa e vá juntando leite aos poucos até que fique um preparado homogéneo mas que se descole do tacho. Tempere com sal, pimenta e a salsa picada. Retire do lume e deixe arrefecer por completo num recipiente tapado com película aderente. Eu deixo de um dia para o outro no frigorífico.
Depois de frio, molde bolinhas e depois dê-lhes o formato de croquete. Passe por ovo batido e pão ralado (nesta fase pode congelar para ter sempre à mão). Frite em óleo quente, escorra sobre papel absorvente e acompanhe com um arroz malandro de feijão, por exemplo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...