quinta-feira, 20 de julho de 2017

Mini Baked Alaska


scroll down for english version

MINI BAKED ALASKA

Sabem o que adoro, colocar uma sobremesa na mesa e ouvir: “ Que bonito, o que é? ”. É este o sentimento que um Baked Alaska deixa em quem o vê e depois de provarem, todos ficam rendidos, garanto.  
E como esta sobremesa foi a proposta da 18ª edição do Sweet World, não podia ficar mais satisfeita.
Mas para quem não conhece o Baked Alaska, esta é uma sobremesa criada em 1867 por Charles Ranhofer, chefe do famoso restaurante Delmonico’s em Nova Iorque. Segundo consta a história, foi criada para celebrar a compra do Alaska pelos americanos aos russos. Embora pareça algo muito complicado, esta sobremesa não é mais do que uma base de bolo, coberta por gelado e finalizada com merengue posteriormente dourado no forno.
Se como eu, gostam de experimentar novas receitas, experimentem como eu esta sobremesa deliciosa que embora possa parecer complicada, faz-se num instante. Espero que gostem e quem sabe, experimentem já este fim-de-semana.


Ingredientes da base:
- 2 ovos
- 60g de açúcar
- 70g de farinha com fermento
- 2 colheres (sopa) de leite
- raspa de ½ limão

Ingredientes do recheio:
- gelado à escolha (usei este caseiro de ameixa)

Ingredientes da cobertura:
- 2 claras
- 4 colheres (sopa) de açúcar

Para a base, bata as claras em castelo e depois de "levantarem", vá juntando aos poucos o açúcar até obter um merengue firme. Sempre a bater, junte as gemas, uma a uma, e o leite. Por fim, envolva delicadamente a farinha peneirada. Verta para forminhas de queque previamente untadas e polvilhadas (um pouco de massa em cada forma, apenas para formar as bases da sobremesa) e leve ao forno pré-aquecido a 180º. Cuidado que coze rápido. Retire do forno, desenforme e deixe arrefecer.

Para a cobertura, bata as claras e quando estiverem firmes, acrescente aos poucos o açúcar até obter um merengue brilhante.

Montagem:
Forre formas de queques com película aderente. Coloque uma camada generosa de gelado e por cima uma rodela de bolo. Desenforme e cubra com o merengue. Com um maçarico de cozinha, doure ligeiramente e sirva de seguida. Faça o mesmo para os restantes discos de massa.

Nota importante: podem substituir o bolo da receita por fatias de bolo que tenham em casa (eu tenho sempre umas fatias guardadas no congelador para estas receitas), o gelado podem usar de compra para ser mais simples e combinar vários sabores. 
Na receita original, o dourado do merengue é feito com o grill do forno mas como estava bastante calor e estava com medo de ter uma sobremesa derretida, optei pelo uso do maçarico de cozinha para conseguir o tom dourado. 

english recipe

MINI BAKED ALASKA


Ingredients for the base:
- 2 eggs
- 60g of sugar
- 70g of baking flour
- 2 tbsp milk
- lemon zest

Ingredients of filling:
- ice cream to choose (I used this homemade plum ice cream)

Ingredients for the topping:
- 2 egg whites
- 4 tbsp of sugar

For the base, beat the egg whites and after "rising", gradually add the sugar until obtaining a firm meringue. Always beating, add the egg yolks, one by one, and the milk. Finally, gently mix the flour. Pour into previously greased and sprinkled muffin cups (a little dough in each shape, just to form the dessert bases) and bring to the oven preheated to 180ºC. Beware that it bakes fast. Remove from the oven, unmold and allow to cool.

For the topping, beat the egg whites and when they are firm, gradually add the sugar until a bright meringue.

Assembly: 
Line up cupcake shapes with sticky film. Put a generous layer of ice cream on top and a slice of cake. Uncover and cover with meringue. With a kitchen blowtorch, lightly brown and serve. Do the same for the remaining mass disks.

18º edição do desafio Sweet World, dos blogs Lemon & Vanilla e Basta Cheio - "Baked Alaska"

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...