sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

Cheesecake de maçã


Seja inverno ou verão, algo que adoro sempre comer são os cheesecakes. E, embora o verdadeiro cheesecake seja o de forno, confesso que gosto mais dos de frio (que para muitos são semifrios de queijo). E por gostar tanto, volta e meia sai mais um para a sobremesa de domingo. O que vos trago hoje foi feito na altura em que abundavam cá em casa as maçãs do quintal e como temos de arranjar sempre novas formas de as gastar, num cheesecake ficaram uma delícia. Diria até que este passou a ser um dos meus cheesecakes preferidos da actualidade. E como estamos à porta do fim-de-semana, que tal experimentarem este para a vossa sobremesa?



Ingredientes da base:
- 200g de bolacha maria triturada
- 80g de manteiga derretida
- 1 colher (chá) mal cheia de canela em pó
- 1 a 2 colheres (sopa) de leite

Ingredientes do recheio:
- 400g de queijo-creme
- 200ml de natas
- 4 colheres (sopa) de açúcar
- 3 ovos
- 7 folhas de gelatina
- 100ml de puré de maçã (aromatizado com canela e erva-doce)

Ingredientes da cobertura:
- 3 maçãs grandes em cubos
- 2 colheres (sopa) de vinho do Porto
- canela em pó qb

Comece por preparar a base. Misture todos os ingredientes até obter uma farofa. Verta numa forma de fundo amovível e calque bem. Reserve.

De seguida, prepare a cobertura levando tudo ao lume até que a maçã amoleça ligeiramente. Verta um 1/3 do preparado sobre a base de bolacha e reserve a restante maçã para a cobertura.

Para o recheio, comece por demolhar a gelatina em água fria durante cerca de 5 minutos. Depois escorra e leve ao microondas durante cerca de 10 a 15 segundos para derreter. Retire e mexa ligeiramente.
Separe as gemas das claras e bata as claras em castelo. Bata as natas com 2 colheres de açúcar. Bata as gemas com o restante açúcar até clarear. Acrescente o queijo e o puré de maçã e bata mais um pouco. Envolva com uma espátula neste preparado as natas batidas, as claras e por fim a gelatina derretida (eu costumo juntar primeiro à gelatina um pouco do preparado, mexo e só depois envolvo no recheio).
Verta o recheio na forma e leve ao frigorífico para solidificar (pelo menos 5 horas). Depois de solidificado, espalhe a maçã por cima e desenforme.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...