segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

Arroz de lentilhas com chouriço e pimento


Hoje em dia as pessoas preocupam-se cada vez mais com o que comem. Têm adoptado novas dietas, deixado de consumir leite, glutén, açúcares, entre muitos outros produtos, descobrem novos produtos e nada parece ser igual ao "antigamente". E se por um lado acho importante toda esta procura por uma alimentação mais saudável, não me consigo ver a deixar de consumir muitos desses alimentos apenas porque está na moda fazê-lo. Considero que se não temos nenhum problema alimentar, se não somos alérgicos a produtos específicos e somos saudáveis, devemos consumir de tudo um pouco. Não vou deixar de beber leite porque agora todos bebem bebidas vegetais nem vou deixar de usar açúcar porque entrou na moda a stevia e o açúcar de coco.
Não sou de modas (como já devem ter reparado) mas considero muito importante termos atenção ao que consumimos e tentar ter uma alimentação equilibrada (nada de suplementos como muitos consomem) mas com baixo consumo em gorduras e açúcares.
Isto tudo para dizer que existem alimentos que muitos de nós desconhecemos e outros que não são tão apreciados mas que concentram em si muitas propriedades excelentes para a nossa saúde ... como as lentilhas, por exemplo. Eu sei que muitos de vós não as apreciam, aliás cá em casa existe um membro da família que não as come, e por isso achei interessante trazer-vos hoje uma sugestão de arroz perfeito até para quem não gosta de lentilhas porque o seu sabor é fantástico. Um arroz soltinho, rápido, económico e muito saboroso é a minha sugestão para o vosso almoço, espero que gostem tanto como todos nós cá em casa.
 

Ingredientes:
- lentilhas castanhas qb
- 1 cebola
- 2 dentes de alho
- 2 folhas de louro
- 1 chouriço de qualidade
- 4 a 6 salsichas de lata 
- 1/3 de pimento vermelho
- 3 colheres (sopa) de polpa de tomate
- 2 colheres (sopa) de vinho branco
- arroz qb
- 1 colher (chá) de colorau
- sal e pimenta qb
- 1 fio de azeite

Comece por colocar de molho as lentilhas em água fria cerca de 1 hora.
Pique a cebola e os dentes de alho. Corte o chouriço e as salsichas em rodelas finas. Corte o pimento em cubos.
Leve ao lume um tacho com um fio de azeite e acrescente a cebola, o alho e as folhas de louro. Deixe refogar até que a cebola amoleça. Acrescente as lentilhas escorridas, o pimento e o chouriço. Envolva bem e acrescente a polpa de tomate, o colorau e o vinho. Deixe refogar cerca de 5 minutos, mexendo de vez em quando e depois acrescente água suficiente para cozinhar o arroz (cerca de 3,5 medidas em relação ao arroz). Tempere de sal e pimenta e deixe cozinhar até que as lentilhas comecem a amolecer (cerca de 15 minutos). Nessa altura, acrescente as salsichas e o arroz. Rectifique os temperos e deixe cozinhar até que o arroz atinja a consistência desejada (se necessário, acrescente mais água). Sirva de seguida.


36 comentários:

  1. Nunca comi lentilhas, não faço ideia se gosto!


    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Têm um sabor próprio e nem todos gostam. Mas cá em casa até os que não gostam comeram com prazer este arroz, é uma receita boa para quem quiser começar a experimentar as lentilhas.

      Eliminar
  2. Bom dia. Uma receita que em parece muito bem. Nunca comi lentilhas. Nem sei porquê. :))


    Bjos
    Votos de uma feliz Segunda-Feira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também demorei a descobri-las mas desde então gosto cada vez mais.

      Eliminar
  3. Sou como tu, aliás já disse isso no blog algumas vezes, se não há alergia nem intolerância não vejo o porquê de deixar de consumir certos alimentos. Há malta muito radical nesse aspeto! Eu tento reduzir o consumo de coisas que fazem mal nas recuso-me a deixar de comer certas coisas. E até as coisas que fazem mal, de vez em quando não tem problema nenhum. Bolas, só temos uma vida, o que andamos cá a fazer se de vez em quando não pudermos comer aquilo que nos apetece? Ainda por cima para mim comer é um prazer e esse sempre foi o meu lema quando comecei a dieta: não deixar de comer nada e comer de tudo um pouco! Vou experimentar este arroz com lentilhas vermelhas que são as que tenho em casa! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo esse o meu lema, comer de tudo um pouco sem nunca deixar de ter prazer. Costumo dizer muitas vezes que vivo para comer e não como para viver, dado o prazer que tenho em apreciar todos os pratos. E nunca conseguiria deixar de comer algo (a não ser por imposição médica drástica). Mas sim, reduzo bastante no que nos faz mal. Quanto às lentilhas vermelhas, depois diz como correu. Tenho aqui meio pacote para gastar e como não gostei muito delas, ando sem ideias.

      Eliminar
  4. Concordo contigo. Hoje em dia lançam-se modas assim...acho que se estamos bem devemos continuar a consumir o que gostamos. Tudo com moderação. Sem exageros. Por aqui tenho alguns cuidados mas nada de muito radical. Consumo leite, açúcar de preferência amarelo ou mascavado mas quando não é também não é por aí...arroz basmati e massa integral. São pequenos hábitos.
    Só comi lentilhas uma vez e foi na casa dos meus pais ainda. Mas ando com vontade de comprar para fazer. Parece-me que este arrozinho ficou perfeito.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo contigo, bastam pequenos novos hábitos alimentares e conseguimos viver saudavelmente. Não é necessário sermos radicais até porque o que está na moda hoje em dia vai talvez ser prejudicial daqui a uns anos. Lembro-me por exemplo da bebida de soja que surgiu como a alternativa ao leite animal e hoje em dia existem vários estudos que dizem ser um alimento prejudicial. Comer de tudo com moderação é sempre o meu lema.
      Quanto ao arroz, experimenta. As lentilhas ficam muito bem assim confeccionadas

      Eliminar
  5. Nossa que parece ser bastante delicioso
    Beijinhos
    Novo post ( Qual a Musica ) // CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  6. HUmmmmmm maravilhosa esse prato!! Agora ao almoço dava-me jeito. :))!!

    Beijo e um excelente semana

    ResponderEliminar
  7. adoro esse tipo de arroz com molho que apetece molhar o pão.
    beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fica muito bom mesmo, cá em casa o arroz malandrinho é sempre o preferido.

      Eliminar
  8. Um prato bem reconfortante e com muito bom aspeto, bem reconfortante.


    Blog - O Cantinho dos Gulosos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, cá em casa são sempre muito apreciados.

      Eliminar
  9. Sou como tu, acho que se deve comer de tudo com conta, peso e medida! :) Tens ai uma bela refeição de conforto! :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  10. Carla, concordo contigo e sigo esse lema, que era o da minha mãe, que viveu 97 anos e sempre comeu de tudo o que era saudável e... normal!
    Há modas disparatadas como o consumir leite sem lactose, ou beber leite "enriquecido" com vitaminas ou ferro, devendo estes aditivos ser consumidos de acordo com indicação do médico e não dos fabricantes dessas coisas! Leite é leite e pronto! Quem quer bebe, quem não quer ou não pode, deixa... e bebe chazinho, que faz muito bem e há muita gente que não o bebeu em pequeno!
    Tirei fotos a dois almoços cá de casa, precisamente por serem também fora do que vulgarmente se vê... e não são nada gourmet... palavra agora muito em moda, que significa "igual, mas mais caro"!lol...
    Gosto muito de lentilhas e cozinho-as quase com a mesma frequência dos feijões e do grão.
    A tua receita parece-me ótima e vou fazê-la brevemente.
    Sempre que vejo as tuas receitas (muitas parecidas com as minhas) dá-me logo vontade de as fazer. Tenho ali todos estes ingredientes e já sei qual vai ser o almoço de amanhã, aqui para os velhotes!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando estava a escrever esta publicação por acaso estava a pensar nisso mesmo. Haviam muitas pessoas há 50, 60 anos saudáveis e não consumiam nenhum destes produtos da moda. Aliás, eles nem existiam ou os poucos que se poderiam encontrar seriam demasiado caros para a maioria das carteiras. E isso nunca impediu as pessoas de viverem muitos anos e sem doenças nem complicações. Por isso não vejo o porquê de eu ter de mudar um pensar tão antigo e aqui entre nós, diminuir consideravelmente a minha carteira. Gosto de comer de tudo um pouco, com cuidados é claro, mas acima de tudo comer com prazer.
      Quanto a este arroz, fica muito agradável e até quem não aprecia lentilhas cá em casa gostou e não reclamou. Fico muito feliz Teresinha que goste das minhas receitas, são simples e rápidas como eu gosto mas com bastante sabor como se quer ;)
      Beijinhos.

      Eliminar
  11. tenho muita curiosidade nas lentilhas!

    prato muito nosso!

    beijo

    Mimi in the Mirror

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São uma leguminosa muito agradável, tens de experimentar.

      Eliminar
  12. Também não sou nada de extremismos... não consumo leite nem derivados porque sou intolerante, de resto se me apetece num dia comer uma bola de berlim carregada de açúcar como e no outro dia se me apetecer comer só salada como. Sem extremismos e com equilíbrio acho que conseguimos encontrar uma boa "dieta"!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem mais, é mesmo esse o meu lema. Comer de tudo com moderação e apenas retirar da alimentação o que nos faz mal para a saúde (como alergias, doenças, ...). Se não é um caso de saúde, acho mal retirar alimentos e depois andar a consumir suplementos para compensar.

      Eliminar
  13. Não podia concordar mais contigo!! Gostei muito da tua sugestão, mesmo!

    Beijinhos Ana

    ResponderEliminar
  14. Que bom aspecto.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  15. Muito bom aspeto
    Kique
    http://caminhos-percorridos2017.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  16. Já eu não como carne, mas gosto do sabor das lentilhas e acho muito apetitoso este arroz!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fica realmente muito apetitoso e podes sempre substituir o chouriço por derivados vegetarianos.

      Eliminar
  17. Tem mesmo cara de ser saboroso ^_^
    Beijinho

    Blogue Recanto com Tempero

    ResponderEliminar
  18. Hummm que arrozinho tão apetitoso!! E eu adoro lentilhas :)
    Beijinhos
    Cláudia

    ResponderEliminar

Obrigado pela visita, se gostou deixe o seu comentário ou faça "like".
Volte sempre que quiser :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...