Eu sou uma adepta de sobremesas, É mesmo o que me dá maior prazer na cozinha e quando a
árvore de kumquats começou a ficar repleta destes frutinhos laranja fiquei logo com a ideia de os utilizar numa sobremesa, disso não tinha dúvidas. O problema estava em saber como os usar de forma a evidenciar todo o seu esplendoroso aroma.
Como citrinos e chocolate casam muito bem, estes frutinhos maravilha também deveriam fazer o par perfeito e posso-vos dizer que não me enganei. A conjugação de sabores ficou perfeita e as natas de baunilha (tem de ser mesmo
estas) fazem a ligação entre os sabores.
Foi a sobremesa que mais me agradou nos últimos tempos e encheu-me todas as medidas, de tal forma que mesmo calórica, não lhe consegui resistir e tirar uma fatia generosa sempre que foi apresentada na mesa. Não deixem de experimentar esta delícia, garanto que ninguém vai ser indiferente a um bolo húmido de chocolate com umas natas de baunilha saborosas rematadas com um sabor cítrico contrastante, uma sobremesa de comer e chorar por mais ...
Ingredientes para o bolo:
- 250g de chocolate de culinária (maior percentagem possível de cacau)
- 130g de margarina
- 150g de açúcar (pode reduzir se usar chocolate com menos % de cacau)
- 5 ovos
- 20g de farinha com fermento
Ingredientes para a cobertura:
- 200ml de natas para bater parmalat com sabor a baunilha
- 2 colheres (sopa) de açúcar
- 15 kumquats
- 5 colheres (sopa) de açúcar
- 6 colheres (sopa) de água
Método Yammi:
Separe as gemas das claras. Coloque o misturador no copo e deite as claras. Programe 4 minutos/velocidade 4. Retire as claras e reserve.
Sem lavar o copo, com o misturador sobre a lâmina, introduza as gemas e o açúcar e programe 5 minutos / 90º/ velocidade 1. Verifique se o chocolate está bem derretido e solte-o com a espátula (se for preciso, programe mais uns minutos na mesma velocidade e temperatura). Junte a farinha e programe 20 segundos / velocidade 4.
Retirre o preparado para uma taça e incorpore as claras em castelo, delicadamente. Verta para uma forma de mola, previamente untada e enfarinhada (costumo colocar uma folha de papel vegetal no fundo para facilitar o desenformar).
Leve ao forno pré-aquecido a 180º, durante 15 a 20 minutos ( Convém que o palito saia semi-seco). Deixar arrefecer por completo e desenformar.
Método Tradicional:
Derreta no microondas o chocolate juntamente com a margarina até obter um creme homogéneo. Bata as claras em castelo firme.
Bata na batedeira as gemas com o açúcar durante 5 minutos na velocidade máxima. Diminua a velocidade e junte a mistura de chocolate e a farinha. Envolva as claras em castelo e verta para uma forma de mola, previamente untada e enfarinhada (costumo colocar uma folha de papel vegetal no fundo para facilitar o desenformar).
Leve ao forno pré-aquecido a 180º, durante 15 a 20 minutos ( Convém que o palito saia semi-seco). Deixar arrefecer por completo e desenformar.
Para finalizar:
Corte os kumquats em rodelas e coloque num tacho, juntamente com o açúcar e a água. Deixe cozinhar com o tacho semi-tapado, até ficarem translúcidos, retire as rodelas para um prato e deixe arrefecer. Bata as natas em chantilly com as 2 colheres de açúcar e cubra a superfície do bolo. Decore com as rodelas de kumquat e leve ao frio para refrescar. Sirva bem fresco e delicie-se :)
Notas importantes:
- As natas para bater parmalat com sabor a baunilha encontram-se hoje em dia em qualquer supermercado e fazem toda a diferença nesta sobremesa. Caso não encontrem, aromatizem as natas com baunilha mas não fica a mesma coisa.
- Os kumquats são a estrela desta sobremesa e encaixam perfeitamente no bolo de chocolate, sejam generosos quando colocarem na cobertura, eu comecei com poucos e rapidamente corrigi o erro.
- Para o bolo de chocolate, fiz a
maravilha de chocolate que vem no livro da Yammi, apenas lhe alterei algumas quantidades e tempo de cozedura para ficar com a consistência que queria nesta sobremesa.