terça-feira, 30 de agosto de 2016

Costeletas de porco com ananás e arroz de funcho


Existem receitas que fazemos uma vez e por aí ficámos, mas existem outras que voltámos a fazer e fazer, sem nunca nos cansarmos. A receita que deixo aqui hoje é mesmo uma dessas, algo que já se faz aqui há anos mas que pode não agradar a todos. Com sabores agridoces, um molho delicioso e um arroz com aroma diferente, fez as delícias de quem comeu e espero que gostem também :)


Ingredientes:
- 4 costeletas de porco (também fica bem com bifes de frango)
- 4 rodelas de ananás em calda*
- 200ml de natas
- 100ml de vinho branco
- 100ml de calda de ananás
- 1 colher (chá) de mostarda
- sal e pimenta qb
- 1 noz de manteiga
- 1 fio de azeite

Para o arroz:
- 1 medida de arroz
- 2 medidas de água
- 1 dente de alho
- 1 fio de azeite
- funcho qb**
- sal qb

Tempere as costeletas com sal e pimenta. Leve uma frigideira ao lume com as gorduras e frite a carne. Retire-a da frigideira e coloque num recipiente aquecido. Na mesma frigideira, frite o ananás até alourar. Retire do lume e coloque-o por cima da carne.
Verta na frigideira o vinho, a calda do ananás e a mostarda. Deixe ferver e acrescente as natas, rectifique os temperos e deixe ferver até o molho engrossar e apurar. Verta sobre as costeletas e sirva de seguida, acompanhadas com o arroz e uma salada.

Para o arroz, leve um tacho ao lume com o azeite, o alho picado e o funcho. Deixe refogar um pouco (cuidado para não queimar), junte o arroz, mexa e acrescente a água e o sal. Deixe cozinhar até a água evaporar.

* Se tiver ananás fresco também pode usar, quanto à calda, aproveite o sumo do ananás e acrescente água até atingir os 100ml.
** Quanto ao funcho, usei um pouco de bolbo de funcho cortado em pequenos pedaços, mas pode optar por sementes de funcho se quiser.

segunda-feira, 29 de agosto de 2016

Gelado de ameixa com frutos silvestres


E a minha sugestão para começar a semana é ... GELADO!
Embora agora o calor não esteja tão presente, pelo menos por aqui, os gelados continuam a ser uma sobremesa muito pedida e como tal, há que ir variando as sugestões. Desta vez saiu um gelado com um fruto que está quase a acabar e eu tanto gosto, combinando com uma calda simples mas que eleva o gelado, fazendo sobressair a acidez dos frutos e tornando-o bem refrescante. 

Ingredientes:
- 200ml de natas
- 250ml de leite
- 30g de leite em pó
- 100g de açúcar
- 260ml de polpa de ameixa
- 2 claras em castelo (opcional, eu tinha de as gastar)

Para a calda:
- frutos silvestres
- açúcar a gosto

Bata as claras em castelo e junte metade do açúcar até obter um merengue. Bata as natas com o restante açúcar até aumentar o volume. Dissolva o leite em pó no leite e junte-o com cuidado nas natas. Envolva a polpa de ameixa e as claras. Leve a mistura à sorveteira até ficar com a consistência de gelado. Leve ao congelador até solidificar mais um pouco. Retire do congelador cerca de 10  a 15 minutos antes de servir.

Para a calda, coloque os frutos silvestres numa taça e junte um pouco de açúcar. Leve ao microondas durante 2 minutos na temperatura máxima. Mexa e deixe arrefecer. Sirva com o gelado.


sexta-feira, 26 de agosto de 2016

Tiras de pota à americana


Lulas, chocos, polvo, potas, todos são bem vindos na mesa cá de casa e por isso são produtos sempre presentes no congelador. Desta vez, o almoço recaiu sobre umas tiras de pota, com um molho delicioso que fazemos muitas vezes, perfeito para molhar umas tostinhas. Experimentem já este fim de semana e digam lá se eu não tenho razão :)


Ingredientes:

- 800g de tiras de pota
- 1 fio de azeite
- 1 cebola picada
- 2 dentes de alho picados
- 4 colheres (sopa) de farinha
- 3 colheres (sopa) de aguardente
- 3 colheres de sopa de polpa de tomate
- 2 dl de vinho branco
- 3 colheres (sopa) de natas
- sal e pimenta qb
- salsa fresca picada para polvilhar q.b.

Lave as tiras de pota (retire a pele que costuma estar numa das laterais para ficarem mais tenras) e corte-as em tiras pequenas. Numa frigideira, aloure as potas num pouco de azeite. Escorra o líquido que as potas largaram e regue-as com aguardente. Levante o lume e deixe evaporar a aguardente. Polvilhe com farinha, envolva bem e retire as potas da frigideira. Reserve.
Leve a cebola e os alhos a refogar na mesma frigideira com o restante azeite. Quando a cebola amolecer, adicione o líquido que as potas largaram, a polpa de tomate e o vinho branco. Tempere com sal e pimenta. Introduza novamente as potas na frigideira, deixe cozinhar o molho sobre lume brando, até as potas estarem tenras. Rectifique os temperos e por fim adicione as natas. Deixe ferver e retire do lume. Polvilhe com salsa picada e sirva as potas com arroz branco e salada.

quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Red fish assado no forno com batatas


Confesso que sou algo esquisita quando se fala de peixe mas existem alguns pratos que eu simplesmente adoro e peixe assado no forno é um deles. Com uns red fish no congelador a pedirem para ser confeccionados, a ideia de os levar ao forno foi logo a escolha imediata por todos e depois de os temperar, juntar uns quantos legumes e umas batatinhas na assadeira, saiu este prato delicioso que até os menos consumistas de peixe cá em casa comeram sem problemas. É um prato simples de se fazer, saudável, prático e muito saboroso, experimentem e digam lá se eu não tinha razão :)

Ingredientes:
- 3 red fish médios arranjados
- 2 tomates maduros em rodelas
- 1/2 pimento vermelho em tiras
- 1/2 pimento verde em tiras
- 1 cebola em rodelas
- 3 dentes de alho picados
- ervas aromáticas frescas (tomilho e alecrim)
- vinho branco qb
- sal, pimenta e colorau qb
- 1 fio de azeite
- batatas para assar

Coloque numa assadeira os legumes todos, formando uma cama, coloque por cima o peixe e tempere com sal, pimenta e colorau. Regue com o vinho e um fio pequeno de azeite. Coloque as ervas aromáticas espalhadas sobre a assadeira e as batatas à volta do peixe. Leve ao forno até o peixe assar e as batatas cozinharem, vire a meio da cozedura. Acompanhe com uma salada.

terça-feira, 23 de agosto de 2016

Bolo de chocolate e amendoim


Se há algo que adoro fazer é bolos. Sejam simples ou compostos, a minha procura por novos sabores nunca para e ando sempre há procura de receitas que me encham as medidas. Um dia destes, na minha passagem diária pelos blogs que sigo, encontrei um bolo que me chamou a atenção no blog da Márcia e decidi que seria o próximo a ser feito. Com um fã de manteiga de amendoim cá em casa, tinha a desculpa perfeita para fazer este bolo. Mas quem me conhece sabe que tenho sempre de alterar um pouco as receitas e com este bolo não foi diferente (sorry) e resolvi alterar um pouco as quantidades, substituir a manteiga por courgette e obter um bolo um pouco mais saudável (apenas um pouco mas tudo conta para os gulosos como eu, não é?). E assim sendo, aqui está o bolo que me cativou tanto pela textura fofa como pelo sabor, espero que gostem também :)




Ingredientes:
- 100g de manteiga de amendoim (usei crocante)
- 100g de açúcar amarelo
- 3 ovos
- 250g de farinha com fermento
- 150g de courgette ralada
- 50 ml de leite

- 85g de chocolate em pó (usei achocolatado Lyon)
- 60ml de leite

Bata os ovos com o açúcar até obter uma mistura fofa, junte a manteiga de amendoim, a courgette, a farinha e os 50ml de leite. Bata mais um pouco até obter uma mistura fofa. Divida a massa em duas partes e numa delas junte o chocolate em pó e os 60ml de leite. Coloque a massa clara numa forma previamente untada e polvilhada e por cima desta coloque a massa de chocolate. Passe uma faca para dar o efeito marmoreado e leve ao forno, pré-aquecido a 180º, durante cerca de 45 minutos ou até o teste do palito sair seco. Desenforme e deixe arrefecer um pouco.



Para a cobertura:
- 60ml de leite
- 100g de chocolate em barra
- 40g de manteiga de amendoim
- amendoins torrados picados para decorar

Coloque todos os ingredientes numa taça e leve ao microondas na potência máxima durante 50 a 60 segundos. retire e mexa até obter um creme homogéneo e brilhante. Verta sobre o bolo, cobrindo-o todo. Polvilhe com os amendoins.

Notas:
- o uso da courgette serviu para dar a humidade que geralmente a manteiga deixa nos bolos, não se notando em nada o seu sabor;
- usei o achocolatado Lyon porque adoro o seu sabor a caramelo e achei que foi uma mais valia para este bolo mas podem sempre utilizar um chocolate em pó tradicional para culinária.


segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Risotto de cogumelos com ervilhas e crocante de chouriço


Quem me segue já conhece a minha paixão por risottos. Desde que provei pela primeira vez nunca mais deixei de os comer e por sorte, todas as cobaias cá de casa também sofrem da mesma paixão. Sendo assim, volta e meia sai mais um e desta vez, da necessidade de gastar uns cogumelos perdidos no frigorífico, saiu este risotto com um toque crocante delicioso. Espero que gostem tanto como eu e virem também fãs :)


Ingredientes:
- arroz para risotto
- 1 cebola picada
- 2 dentes de alho picados
- 200g de cogumelos
- 1 "mão" de ervilhas
- 2 cubos de caldos de galinha
- 2 colheres (sopa) de polpa de tomate
- vinho branco qb
- azeite, sal e pimenta qb
- 1 fatia de broa de milho generosa
- 1 chouriço de carne (usei corrente)
- queijo da ilha qb


Comece por triturar a broa juntamente com o chouriço até obter uma farofa (usei a Yammi e triturei durante 20 segundos na velocidade 7). Leve ao lume uma frigideira e verta a mistura, mexendo de vez em quando até obter um preparado crocante. Reserve, mantendo-o quente.
Prepare o caldo para o arroz levando ao lume os cubos de caldo de galinha e água até ferver. Mantenha o caldo quente.
Leve ao lume um tacho com um fio de azeite, a cebola e o alho picados. Deixe refogar um pouco até a cebola amolecer e acrescente os cogumelos. Mexa e junte o arroz, envolva bem durante cerca de 20 segundos e acrescente o vinho. Deixe evaporar e junte a polpa de tomate e cerca de duas conchas do caldo. Mexa e deixe cozinhar até a água evaporar um pouco, vá acrescentando o caldo aos poucos até o arroz estar cozido. Cerca de 5 minutos antes de estar pronto, junte as ervilhas. Rectifique os temperos e no final acrescente o queijo, envolva bem e sirva de imediato, polvilhando com o crocante de chouriço.

domingo, 21 de agosto de 2016

Bolo de iogurte com creme de limão e calda de frutos silvestres


Por vezes temos dias em que precisamos de um doce (já que vamos ter visitas) mas o tempo é escasso e parece voar. É nessas alturas que procuro planear e antecipar, fazer um 2 em 1, e como resultado obter uma sobremesa deliciosa e que recebeu tantos elogios que não podia mesmo deixar de publicar. A receita de hoje foi a combinação de vários elementos de outras receitas, que feitos em quantidades maiores me permitiu fazer este bolo bem rápido e sem qualquer trabalho. Mas o melhor é mesmo passar à receita que espero que gostem tanto como nós por cá :)  


Bolo:
- 2 ovos
- 1 iogurte de aroma
- 1/2 copo (do iogurte) de leite
- 1/4 copo (do iogurte) de óleo
- 1 copo (do iogurte) de açúcar
- 1 e 1/2 copo (do iogurte) cheio de farinha com fermento

Cobertura:
- 2dl de natas
- 2 colheres (sopa) mal cheias de açúcar
- 4 colheres (sopa) de lemon curd (receita aqui)

Decoração:
- 250g de frutos silvestres congelados
- 4 colheres (sopa) de açúcar (pode aumentar a quantidade se for guloso)

Bater as gemas com o açúcar e o iogurte. Juntar o óleo e o leite. Envolver a farinha e misturar bem. Bater as claras em castelo e envolver delicadamente na massa. Verter para uma forma redonda baixa e levar ao forno, pré-aquecido a 180º, durante cerca de 30 minutos ou até o teste do palito sair seco. Desenformar e deixar arrefecer. 

Levar ao lume um tacho com os frutos silvestres ainda congelados e o açúcar e deixar cozinhar até os frutos amolecerem e o molho espessar. Se for necessário acrescentar um pouco de água. Deixar arrefecer e reservar.
Para a cobertura, bater as natas com o açúcar até obter um chantilly firme e envolver com uma espátula o lemon curd. Cobrir a superfície do bolo com este creme e por cima colocar o molho de frutos silvestres. Levar ao frio para refrescar.

sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Strogonoff de bacalhau


Nos últimos tempos a vida por aqui tem sido um pouco mais atribulada e na cozinha acabam sempre por ser os pratos do costume, sem grandes destaques, o que fez com que tenha me ausentado um pouco do blog e por isso peço desculpa a quem me segue ...
No entanto, para me redimir, deixo aqui hoje uma sugestão de bacalhau que nunca tinha experimentado mas que gostei bastante e me fez acreditar que o bacalhau vai mesmo bem de qualquer forma. Um prato simples de confeccionar, rápido e delicioso para experimentarem, quem sabe, este fim-de-semana :)


Ingredientes:
- 3 postas de bacalhau demolhado
- 1/2 pimento verde
- 1/2 pimento vermelho
- 1 cebola picada
- 4 dentes de alho picados
- 1 dl de vinho branco
- 1 colher (chá) cheia de colorau
- 1/2 colher (chá) de açafrão
- 1 colher (sopa) de amido de milho
- 2dl de natas
- 200g de cogumelos
- um fio de azeite
- sal e pimenta qb
- salsa picada qb


Comece por cozer o bacalhau e reserve a água. Desfaça o bacalhau em lascas grandes.
Refogue no azeite a cebola, o alho e o pimento. Quando a cebola amolecer, junte os cogumelos, um pouco de salsa picada, o vinho, o colorau, o açafrão, o sal e a pimenta. Deixe refogar cerca de 5 minutos e depois junte um pouco da água de cozer o bacalhau e o amido de milho (dissolva num pouco da água). Quando levantar fervura, acrescente as natas e o bacalhau, mexa e deixe engrossar um pouco o molho. Retire do lume e sirva de seguida, polvilhado com salsa picada e acompanhado com arroz e salada.


terça-feira, 16 de agosto de 2016

Rissóis de carne


Cá em casa gostámos muito de salgadinhos e por isso procuro ir fazendo vários para ter sempre à mão, especialmente agora no verão, quando são mais necessários (é piqueniques, visitas inesperadas, praia para alguns, ...). Estes que trago hoje são apenas mais uma versão e como ficaram muito bons, tinha mesmo de os publicar (não vá querer repetir e depois não saber como). Espero que gostem tanto como quem os provou :)

Ingredientes para estufar a carne:
- 750g de carne de vitela limpa de gorduras
- 1 chouriço corrente
- 1 cebola
- 2 dentes de alho
- 1 cenoura
- 3 colheres (sopa) de polpa de tomate
- vinho branco qb
- 1 caldo de carne
- 2 folhas de louro
- 1 fio de azeite
- sal, pimenta e colorau qb

Comece por refogar num fio de azeite a cebola e o alho picados, juntamente com as folhas de louro. Quando a cebola amolecer, junte a carne, a cenoura, o chouriço e o caldo de carne. Deixe refogar cerca de 2 a 3 minutos e depois junte a polpa de tomate, o vinho, os temperos e água até cobrir a carne. Deixe cozinhar até a carne estar tenra (eu uso a panela de pressão para ser mais rápido).
Quando a carne estiver no ponto, retire-a e pique, juntamente com a cenoura e o chouriço. Reserve a água que sobrou.


Ingredientes para o refogado:
- carne já cozinhada picada
- 1/2 cebola picada
- 1 dente de alho picado
- 1 folha de louro
- água de cozer a carne qb
- 1 colher (sopa) de farinha
- 100ml de leite
- 1 caldo de carne
- azeite, sal e pimenta qb

Leve ao lume um tacho com a cebola, o alho, o louro e um fio de azeite. Deixe refogar até a cebola estar macia, junte a carne, o caldo de carne e cerca de 3 conchas da água de cozer a carne. Mexa e deixe cozinhar até a água evaporar. Dissolva a farinha no leite e junte ao preparado, rectifique os temperos e mexa até engrossar um pouco. Retire do lume e deixe arrefecer.


Ingredientes para a massa:
- 1 medida de farinha
- 1/2 medida de água
- 1/2 medida de leite
- 1 pitada de sal
- 1 casca de limão
- 1 colher (chá) de margarina

Coloque num tacho a água, o leite, a margarina, a casca de limão e o sal. Quando levantar fervura, desligue o lume e junte de uma só vez a farinha, mexendo sempre até que a massa se descole do tacho. Forme uma bola e deixe arrefecer um pouco numa bancada ligeiramente polvilhada com farinha.
Estique a massa com o rolo, coloque um pouco de recheio, dobre a massa e corte (eu gosto de usar um copo). Passe por ovo batido e pão ralado. Frite em óleo quente ou congele para futuras utilizações.

Massa feita na Yammi:
Coloque no copo a água, o leite, a casca de limão, a margarina e o sal. Programe 4 minutos, 100º, velocidade 1. Junte a farinha de uma só vez e programe 20 segundos, velocidade 4. Retire a massa do copo e deixe arrefecer um pouco. Prossiga como no modo tradicional.  

Notas:
- Se tiver sobras de carne estufada ou assada pode utilizar para esta receita, saltando assim a primeira parte.

segunda-feira, 15 de agosto de 2016

Linguini al nero com camarão, ameijoas e potas


Cá em casa marisco é algo que todos gostam e no verão ainda sabe melhor. Não somos esquisitos e tudo nos sabe bem. Quando descobri o linguini al nero (que por aqui dizem ter mau aspecto), a minha adoração por pratos de marisco ainda aumentou mais e adoro o seu sabor conjugado especialmente com camarão. Como tal, deixo-vos aqui mais uma sugestão que tenho a certeza que vai agradar a quem a provar ... experimentem e digam lá se não tenho razão :)


Ingredientes:
- linguini al nero
- 1/2 cebola picada
- 3 dentes de alho picados
- 1 pimento em cubos
- 2 tomates médios maduros picados
- 2 folhas de louro
- vinho branco qb
- ameijoa vietnamica qb
- camarões médios com casca qb
- tiras de pota qb
- miolo de ameijoa qb
- azeite, sal e picante qb


Descasque o camarão (pode reservar alguns inteiros para decoração) e triture as cascas com a varinha mágica, juntamente com um pouco de água quente. Coe e reserve.
Coza a massa em água e sal. Quando estiver no ponto, retire do lume, escorra e reserve um pouco da água para que ela não fique demasiado seca.
Entretanto, leve ao lume um tacho com um fio de azeite, a cebola, o alho, o louro e o pimento. Deixe a cebola estalar e acrescente o tomate e o vinho. Deixe refogar cerca de 5 minutos e acrescente as tiras de pota cortadas em cubos pequenos, o caldo de camarão que reservou, sal e picante. Deixe cozinhar com o tacho tapado e quando as potas estiverem a meio da cozedura, acrescente o restante marisco. Rectifique os temperos e deixe acabar de cozinhar. Sirva o linguini com este molho e acompanhe com uma salada de tomate se gostar.

sexta-feira, 12 de agosto de 2016

6 ideias de gelados para refrescar

O verão este ano parece-me bem mais quente, não sei se é verdade ou se é por eu não me dar com as altas temperaturas (que para mim começam a partir dos 25º). Mas a verdade é que este ano nunca fiz tantos gelados seguidos, sendo uma forma de nos refrescarmos e ao mesmo tempo nos deliciarmos. 
Como tal, hoje deixo-vos aqui alguns dos que mais gostei e espero que também se sintam inspirados a fazer ... sim, porque calor pede gelado :)




quinta-feira, 11 de agosto de 2016

Empada de atum


No verão, as refeições ligeiras são sempre bem vindas e se forem propícias a se levar na marmita para a praia ou para um piquenique, ainda melhor. A empada que vos deixo aqui hoje fez parte da ementa de um piquenique e foi muito elogiada por todos que a provaram. Espero que também gostem :) 

Massa:
- 300g de farinha com fermento
- 50ml de água
- 50ml de vinho branco
- 30g de margarina
- 40ml de azeite
- 1 ovo
- 1/2 colher (chá) de sal

Recheio:
- 2 latas de atum
- 2 tomates picados
- 1/2 pimento vermelho
- 1/2 pimento verde
- 2 dentes de alho
- 1 cebola picada
- azeitonas em pedaços qb
- vinho branco qb
- azeite, sal e pimenta qb

Para a massa: misture todos os ingredientes até obter uma bola e reserve.
Para o recheio: leve ao lume um tacho com a cebola e o alho picados e deixe a cebola estalar. Acrescente o pimento picado, o tomate picado, as azeitonas e o vinho. Tempere com o sal e a pimenta e deixe refogar. Junte o atum e deixe cozinhar mais um pouco até que o recheio fique apurado e mais reduzido. 
Divida a massa em duas partes e estique cada uma delas. Coloque o recheio sobre uma das massas e cubra com a outra massa. Feche bem a massa e decore a gosto se quiser, com restos de massa. Pincele com ovo batido e leve a cozer num forno pré-aquecido a 200º, até que a massa coza e doure a gosto. 

terça-feira, 9 de agosto de 2016

Summer pudding ou pudim de verão


Sabem aquelas receitas que têm marcadas para fazer mas que nunca mais saem do papel. Pois bem, esta é mesmo uma dessas, diria mesmo a mais antiga de todas. Desde miúda que gosto de folhear um livro de culinária da minha mãe, o "Doze meses na cozinha", um livro excelente de culinária dividido pelos meses do ano, tal como o nome indica. E quando passo pelo mês de Julho, dou sempre de caras com um pudim de verão de aspecto delicioso. No entanto, digo que o vou fazer mas acabo sempre por adiar e adiar, não sei bem porquê e com isto já lá vão cerca de 15 anos de espera :)
Quando vi que o desafio deste mês do Sweet World era precisamente o summer pudding, não tive desculpas e fui logo fazer, não fosse eu adiar mais uma vez. 


O Summer pudding (pudim de verão) é uma sobremesa inglesa composta por pão de forma branco e frutos vermelhos. É uma sobremesa que se tornou popular no século XIX e que supostamente fazia parte da alimentação dos doentes que não podiam consumir muito açúcar. 

O que vos posso dizer acerca desta sobremesa é que ela é muito saborosa, bem fresca e super fácil de se fazer. No dia em que a testei, estava com pouquissímo tempo e num instante estava pronta a refrigerar e ainda mais rápida foi a velocidade com que desapareceu. Eu acompanhei com gelado de nata e foi a combinação perfeita.


Ingredientes:
- 1000g fruta de verão variada
- 100g açúcar
- fatias de pão de forma qb (retire a côdea)

Comece por levar ao lume as frutas partidas em pedaços (descascadas se for o caso) com o açúcar e deixe ferver durante 3 minutos. Retire do lume, retire cerca de 3 a 4 colheres de sopa da calda e reserve.
Forre uma forma pequena (usei um pirex) com película aderente e depois cubra-a com o pão de forma. Tenha atenção para que toda a forma fique completamente revestida. Verta a mistura de frutos sobre o pão e cubra a superfície com mais uma camada de pão. Coloque um prato por cima e sobre este um peso para que todo o pudim seja pressionado. Leve ao frigorífico de um dia para o outro. 
No dia seguinte, desenforme sobre um prato de servir e use a calda que reservou para cobrir eventuais partes do pão que ainda se mantenham sem cor. Sirva acompanhado com natas batidas ou gelado de natas, a minha eleição.

Notas: 
- usei como frutos morangos, framboesas, amoras e mirtilos congelados, aos quais ainda juntei ameixas, cerejas e nectarinas.
- a quantidade de açúcar é variável, podem colocar mais ou menos, consoante o tipo de frutos e o gosto de cada um.

7º edição do desafio Sweet World, dos blogs Lemon & Vanilla e Basta Cheio - "Summer pudding"

segunda-feira, 8 de agosto de 2016

Chow mein de legumes


Cada vez mais gosto de vegetais e com isso refeições vegetarianas. No entanto continuo a ser uma carnívora assídua mas que gosta de experimentar novos gostos e variar, acima de tudo. Como hoje é segunda-feira, nada como publicar uma receita que adoro, bem simples e deliciosa, e tentar implementar também aqui a rubrica meatless monday, segundas sem carne ou peixe :)



Ingredientes:
- massa chinesa
- cebola em meias luas finas
- mistura de legumes asiáticos
- molho de soja
- pimenta, gengibre e citronella (erva príncipe)
- azeite

Comece por cozer a massa seguindo as indicações da embalagem e reserve.
Num wok, coloque um fio pequeno de azeite e deixe aquecer. Acrescente cebola em meias luas finas, os legumes, o molho de soja e os temperos. Deixe cozinhar até que estes fiquem cozinhados no ponto. Se necessário acrescente um pouco de água para que não fique demasiado seco. Quando estiverem cozinhados, acrescente a massa, envolva bem e sirva.

Notas:
- eu costumo acrescentar sempre um pouco mais de legumes à mistura como pimentos, cogumelos e cenoura mas isso é um gosto pessoal.

quinta-feira, 4 de agosto de 2016

Crepes de alheira com esmagada de batata e grão de bico


Depois de alguma ausência aqui no blogue, hoje regresso com uma receita simples mas que adorámos bastante por cá. Crepes é algo que está sempre presente cá em casa, quer na versão doce como na versão salgada. Como todos gostámos de crepes, é algo que sei que irá fazer sucesso e ninguém vai deixar no prato. E para um dos almoços saíram estes crepes, bem simples mas muito saborosos, adaptáveis ao que se tinha no frigorífico e onde podem sempre variar no enchido e no legume.


Crepes de alheira:
- 1 alheira 
- espinafres qb
- 1/2 cebola picada
- 2 dentes de alho picados
- azeite, sal e pimenta
- 1 colher (sopa) de farinha
- 150 a 200ml de leite
- mistura de água e farinha para colar os crepes

Num tacho, refogue a cebola e o alho num fio de azeite, quando a cebola ficar transparente, junte os espinafres e deixe que estes percam volume. Acrescente a alheira cortada em pequenos pedaços e deixe refogar um pouco. Polvilhe com a farinha e regue com o leite, mexa bem, rectifique os temperos e deixe cozinhar até obter a consistência de um creme grosso. Retire do lume e deixe arrefecer um pouco. 
Coloque uma porção deste creme no centro de um crepe, dobre primeiro as laterais e depois enrole, colando a ponta final com a mistura de farinha e água, como se fosse um envelope. Frite em óleo bem quente e escorra-os sobre papel absorvente. Sirva de seguida

Esmagada de batata e grão de bico:
- batata qb
- grão de bico cozido qb (usei 1/2 da quantidade de batata)
- cebola picada
- salsa fresca picada
- azeite, sal e pimenta

Comece por cozer a batata em água e sal. Depois de cozida, esmague-a com um garfo. Esmague o grão de bico também. 
Leve ao lume um tacho com um fio de azeite e a cebola finamente picada. Deixe amolecer e junte a batata, o grão de bico, a salsa picada, sal e pimenta. Envolva bem, deixe cozinhar cerca de 2 minutos e sirva de seguida.


Notas:
- pode levar os crepes ao forno, em vez de os fritar que também ficam bons, no entanto eu prefiro fritos e como não comemos fritos todos os dias, de vez em quando não faz mal.
- estes crepes congelam muito bem e por isso costumo fazer em mais quantidade e ter sempre à mão para uma refeição rápida.


segunda-feira, 1 de agosto de 2016

Gelado de whisky com crocante de amêndoa


Mais um mês passou e entramos em Agosto. Isto significa que chegamos a mais um "Dia um na cozinha" e este mês o tema é dos melhores, gelados :D 
Com um tema destes, ninguém consegue virar costas e diria mesmo que este ano, os gelados não param de sair cá em casa. Diria mesmo que andámos viciados e por isso vou testando novos sabores, repetindo outros e refrescando-me entre cada colherada. Este gelado que deixo aqui hoje é dos que mais repeti este ano, adorei o sabor e a consistência super cremosa. Poderia dizer que é mesmo dos meus preferidos e espero que gostem tanto como eu :)


Ingredientes (para 500ml de gelado):
- 3 ovos
- 200ml de natas
- 70g de açúcar
- 60ml de whisky
- bolo de chocolate picado (ou bolachas de chocolate em alternativa)
- caramelo líquido qb
- praliné de amêndoa para a cobertura (opcional)

Bata as natas com metade do açúcar até espessar, junte as gemas e bata mais um pouco até obter um creme homogéneo. Bata as claras em castelo e junte o restante açúcar até obter um merengue. Junte as duas misturas com uma espátula e coloque na sorveteira. Quando o gelado estiver quase com a consistência desejada, desligue a máquina e envolva o whisky. Volte a ligar a máquina e deixe solidificar mais um pouco. 
Coloque metade da mistura num recipiente, verta um fio de caramelo líquido, espalhe o bolo esfarelado. Por cima deste coloque o restante gelado, mais um fio de caramelo líquido e leve ao congelador até à hora de servir. Sirva acompanhado com o praliné de amêndoa se gostar :)

Para o praliné, leve ao lume uma frigideira com uma colher (chá) de margarina e uma colher (sopa) de açúcar. Deixe derreter e quando começar a ganhar cor, junte amêndoa palitada e deixe ganhar cor. Retire do lume, verta para uma folha de papel vegetal e deixe arrefecer. Pique grosseiramente com uma faca e reserve.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...