segunda-feira, 28 de outubro de 2019

Polvo em molho verde

Existem receitas que já são clássicos que todos fazemos em casa ou que pelo menos adoramos que outros nos façam. E a receita que trago hoje é um exemplo disso, algo que quase todos sabem fazer mas nunca é demais deixar a versão que fazemos cá em casa. Simples, fresco e rápido de se fazer, o polvo em molho verde pode ser servido como petisco ou prato principal e sabe muito bem nesta altura do ano em que se quer refeições mais leves e fresca.


Ingredientes:
- 1 polvo (cerca de 1,5kg)
- 1 cebola inteira
- 1 cebola picada finamente
- 1 raminho de salsa fresca picada
- azeite, vinagre e sal
- batatas cozidas

Comece por cozer o polvo com a cebola inteira. Para isso eu coloco numa panela de pressão o polvo bem lavado e a cebola (sem adição de água). Fecho a panela e conto 15 minutos depois de começar a apitar de forma constante. Desligo, retiro a pressão e retiro o polvo. (a água que o polvo larga pode congelar e mais tarde usar para fazer um arroz, por exemplo).
Corte o polvo em pedaços mais pequenos e coloque-os numa travessa de cservir. Coza as batatas em água temperada com sal e depois de prontas, coloque-as também na travessa juntamente com o polvo.
Para o molho verde, pique finamente a cebola e a salsa. Tempere com azeite, vinagre e sal e envolva bem. Verta sobre o prato e sirva de seguida.

PS: para o molho costumo usar 3 medidas de azeite para uma de vinagre.


sexta-feira, 25 de outubro de 2019

Torta húmida de limão

Embora o tempo nem sempre nos permita fazer tudo o que gostamos, existem algumas coisas que tentamos sempre cumprir e os desafios mensais do cantinho das cozinheiras, um grupo de facebook que em que participo, é uma delas. 
E como hoje é dia 25, é dia de mais um desfile de receitas e desta vez optei por um doce já que o fim de semana está mesmo à porta, uma torta bem fresca de limão é a sugestão perfeita, não acham?
A receita veio diretamente do blog "O Pecado da Gula", toca a ir fazer uma visitinha, tem receitas muito saborosas ...


Ingredientes:
- 180g de açúcar (na receita original leva 250g)
- 2 colheres (sopa) rasas de farinha de trigo
- 6 ovos
- raspa de 1 limão grande
- sumo de 1 limão grande (cerca de 100ml)
- 60g de margarina derretida

Unte um tabuleiro com manteiga e forre-o com papel vegetal (assim ele fixa melhor na forma). Pré-aqueça o forno a 200ºC.
Numa taça, coloque os ovos inteiros, o sumo de limão e a margarina. Bata com a batedeira até obter uma mistura homogénea. Noutra taça, misture os ingredientes secos. Aos poucos, batendo bem entra cada adição, vá misturando os secos aos liquidos. Tenha atenção para não deixar grumos.
Verta o preparado no tabuleiro e leve ao forno cerca de 20 minutos ou até que doure e esteja cozida. Depois de pronta, desenforme  com cuidado, puxando o papel vegetal e com a ajuda deste, enrole a torta de forma a ficar um rolo apertado. deixe arrefecer ainda com o papel vegetal por cima. Depois  coloque num prato de servir e decore a gosto.
Eu servi à sobremesa com um pouco de chantilly, ficou perfeito.


quarta-feira, 16 de outubro de 2019

Croquetes de courgette e cenoura

Quem me segue já sabe que eu adoro experimentar coisas novas. E um destes dias, surgiu cá em casa uma saca cheia de courgettes e a ideia de fazer umas "croquetas de calabacin" que é como quem diz, uns croquetes de courgette. A ideia ficou logo na cabeça e aqui vos trago a minha versão, na qual ainda juntei cenoura para lhes dar uma cor extra. Uma sugestão saborosa para quem quer uma refeição mais leve, sem carne ou peixe. Por aqui, gostamos muito. 


Ingredientes:
- 1 courgette média
- 1 cenoura média
- 1 cebola
- 1 dente de alho
- 2 colheres (sopa) cheias de farinha
- cerca de 250ml de leite
- sal e pimenta qb
- um fio de azeite
- ovo batido e pão ralado
- óleo para fritar qb

Comece por ralar a cenoura e a courgette (nesta mantenho a casca). Pique finamente a cebola e o alho.
Num tacho, refogue num fio de azeite a cebola e o alho até que a cebola fique transparente. Nessa altura, acrescente a courgette e a cenoura e deixe refogar cerca de 5 minutos mexendo de vez em quando. Acrescente a farinha e envolva bem. Por fim, acrescente o leite, pouco a pouco, mexendo sempre. Tempere com sal e pimenta e mexa sempre até que o creme se descole do fundo do tacho.
Verta a mistura para uma travessa, cubra com película aderente e deixe arrefecer completamente. Coloque no frigorífico pelo menos duas horas (eu deixo sempre durante a noite).
Depois do creme frio e solido, corte em quadrados e forme pequenos croquetes. Passe-os por ovo batido e por fim por pão ralado. Leve a fritar em óleo bem quente. Escorra sobre papel absorvente e sirva como entrada ou como refeição principal com um arroz malandrinho de tomate ou feijão.


sexta-feira, 11 de outubro de 2019

Pão de beterraba... uma espécie de bolo do caco cor de rosa


Olá a todos... 
Depois de uma longa pausa aqui no blogue, hoje trago-vos uma receita de pão que tinha debaixo de olho depois de ter visto a ideia num restaurante. Quem me conhece, sabe que só descanso quando coloco em prática as ideias e por isso, lá fui eu para a cozinha testar mais uma experiência. Resultado: um pão com uma cor bonita, fofo e com um sabor suave a beterraba. Fiquei fã e espero que vocês também fiquem...
 

Ingredientes:
- 250g de beterraba cozida triturada
- 200 a 250ml de leite
- 700g de farinha de trigo 65
- 1 ovo
- 12g de fermento de padeiro fresco
- 1 colher (sopa) de açúcar
- 1 colher (sopa) de vinagre
- 1 colher (chá) de sal
- 1 colher (sopa) de manteiga

Dilua o fermento num pouco de leite. Triture a beterraba com o restante leite. Coloque na máquina de fazer pão os ingredientes líquidos, depois os secos e por fim o sal. Programe a máquina para amassar e levedar (são cerca de 2horas).
Depois de finalizado o tempo. Divida a massa em 14 partes iguais, molde bolas e depois achate-as. Deixe levedar mais 30 minutos a 1hora. Aqueça uma frigideira antiaderente e cozinhe os pães em lume médio a brando até que dourem de ambos os lados. Deixe arrefecer sobre uma rede.

Caso não tenha a maquina, pode amassar a massa num robot de cozinha ou mesmo à mão até obter uma massa elástica. Depois deixe levedar num recipiente tapado até que triplique o volume.


terça-feira, 23 de julho de 2019

Bolachas de aveia e amendoim


Depois de uma longa pausa aqui no blogue hoje trago-vos uma sugestão para quem anda a pensar na dieta mas continua a precisar de um doce. Fáceis de se fazer, nutritivas e muito saborosas, são perfeitas para levar na mala naqueles dias em que a fome aperta. Além disso, não se consegue comer apenas uma, garanto ... 



Ingredientes:
- 80g de flocos de aveia
- 80g de açúcar amarelo (eu costumo colocar apenas 40g mas para os gulosos aconselho as 80g) 
- 1 ovo M
- 15g de manteiga derretida (uso sempre magra)
- 3 colheres (sopa) de amendoins picados grosseiramente

Pré-aquecer o forno a 180ºC. Forre um tabuleiro com papel vegetal.
Misturar os flocos de aveia com o açúcar e o sal. Bater o ovo até aumentar de volume, acrescentar a manteiga e bater mais um pouco. Adicionar a mistura de aveia e por fim o amendoim.
Forme bolinhas e coloque-as num tabuleiro, afastadas umas das outras. Achate-as ligeiramente e leve-as a assar durante cerca de 20 minutos (ou até dourarem e a humidade ter secado).
Deixe arrefecer sobre uma grelha.


sexta-feira, 5 de julho de 2019

Pudim de laranja


Os pudins são uma das sobremesas que geralmente todos gostam. Talvez por ser algo associado à nossa infância (quem não se lembra do pudim da mãe, da avó, da tia ou mesmo daquela vizinha que teimava em convidar-nos para provar um bocadinho), os pudins fazem parte da tradição portuguesa. E cá em casa não somos diferentes, por isso de vez em quando lá sai mais um pudim ... desta vez de laranja ... por ser mais fresco e em nada enjoativo. Espero que gostem.

Ingredientes:
- 5 ovos
- 1 laranja (sumo e raspa)
- 1 colher (sopa) de amido de milho
- 4 colheres (sopa) de açúcar
- 700ml de leite

Unte uma forma de pudim com caramelo líquido e reserve.
Dissolva o amido de milho num pouco de leite. Misture com uma vara de arames o sumo e raspa da laranja, o açúcar, os ovos, o leite e o amido de milho. Verta para uma forma untada com o caramelo líquido, feche e coloque numa panela de pressão. Acrescente água no fundo da panela (até cerca de 1/3 da altura da forma). Feche a panela e depois de começar a apitar, conte 25 minutos e desligue. Desenforme depois de frio.

terça-feira, 25 de junho de 2019

Frango à paulista


Depois de uma grande pausa aqui no blogue por falta de tempo infelizmente, hoje não podia deixar de participar no desafio do dia 25, "a cozinhar com ...". E como hoje faço anos, resolvi escolher esta receita da nossa Patrícia, do blog "As receitas da Piteca" para o almoço cá em casa. Como resultado, posso dizer que ficou um frango delicioso, bem ao meu gosto e com um toque aromático subtil. Vai ser para repetir mais vezes.


Ingredientes:
- 1 frango cortado em pedaços
- 2 cebolas
- 3 colheres (sopa) de manteiga (usei apenas 1 colher e juntei um fio de azeite)
- 200ml de natas
- 1 colher (sopa) cheia de polpa de tomate
- 1 colher (chá) de caril (usei apenas 1/2)
- 1 colher (chá) de sumo de limão (usei meio limão pequeno)
- 1 pitada de paprika
- sal e pimenta qb
- salsa fresca picada (opção minha)

Corta-se as cebolas em rodelas finas e refoga-se num tacho com a manteiga e o azeite.
Sobre o refogado coloca-se o frango, temperado com sal e pimenta. Deixa-se ganhar um pouco de cor e depois cobre-se com as natas, as especiarias, a polpa de tomate e um pouco de água. Tapa-se o tacho e deixa-se refogar durante cerca de 20 a 25 minutos. Junta-se o sumo de limão e deixa-se ferver mais um pouco. Serve-se de seguida, polvilhado com salsa picada e acompanhado com arroz branco.


quarta-feira, 5 de junho de 2019

Bolo de requeijão

Um destes dias reparei em umas quantas embalagens de queijo fresco a acabar a validade no frigorífico e como nada se estraga cá em casa tinha de as gastar em algo. Como ando de dieta, lá resolvi fazer um bolo (estranho, eu sei ... mas a dieta tem destas coisas). Como resultado surgiu um bolo fofo, simples mas com um sabor muito agradável, perfeito para comer ao lanche com um sumo fresco ou então com uma água aromatizada (como eu fiz). Espero que gostem tanto como eu ...


Ingredientes:
- 3 ovos
- 170g de farinha com fermento
- 150g de açúcar
- 180g de requeijão (usei cottage)
- raspas finas de limão (opcional)
- açúcar em pó e canela para polvilhar

Aqueça o forno a 180ºC. Unte uma forma com manteiga e polvilhe com farinha.
Bata os ovos com o açúcar até obter um creme fofo. Junte o queijo esfarelado e as raspas de limão. Bata mais um pouco e por fim envolva com cuidado a farinha.
Verta a mistura na fora e leve ao forno cerca de 35 minutos (convém fazer o teste do palito). Depois de cozido, desenforme e deixe arrefecer. Por fim, decore com açúcar em pó e canela.


sábado, 25 de maio de 2019

Wraps de atum


E não é que chegamos a mais um dia 25, dia de mais um desafio "a cozinhar com ..." e desta vez a felizarda escolhida foi a Ana G. Neves do blogue Recanto com Tempero. A receita escolhida por mim foi feita num daqueles dias em que o calor não permitia estar na cozinha (quer dizer, não havia vontade) e além de ser uma receita fresca, é muito saborosa e foi feita num instante. Façam este fim de semana que está quente e digam lá se não tenho razão.

Ingredientes:
- 4 tortilhas (rolls wraps)
- 2 latas de atum ao natural
- 2 a 3 colheres (sopa) de maionese
- 1 cebola pequena
- 2 ovos cozidos picados (opção minha)
- azeitonas sem caroço
- salsa fresca picada
- sal e pimenta preta 
- cenoura ralada
- folhas de alface 

Comece por preparar a pasta de atum:
Numa tigela, coloque o atum bem escorrido e desfaça-o ligeiramente com um garfo. Descasque a cebola e pique-a juntamente com as azeitonas (utilizei a picadora). Ao atum, adicione a cebola picada com as azeitonas, a maionese e a salsa. Tempere com sal e pimenta e misture tudo muito bem.

Para a montagem dos wraps:
Estenda as tortilhas e cubra-as com folhas de alface bem secas. De seguida, disponha a cenoura, os ovos picados. Por fim, espalhe a pasta de atum. Enrole as tortilhas e corte-as ao meio. Sirva de seguida.


quinta-feira, 23 de maio de 2019

Semifrio de bolacha e limão

Cá em casa gostamos sempre de ter sobremesa, especialmente ao fim-de-semana. Mas a verdade é que nem sempre apetece fazer algo elaborado e a vontade de estar na cozinha torna-se quase um desperdício de tempo. Por isso, nesses dias mais estranhos, acabo sempre por fazer coisas simples, daquelas quase instantâneas, que nos limpam o frigorífico e a despensa, como foi o caso deste semifrio. Com curd de limão no frigorífico mais uns ingredientes à mistura, foi num instante que preparei esta sobremesa e até ficou muito saborosa, tanto que acabou rapidamente, garanto.


Ingredientes: 
- 4 colheres (sopa) de curd de limão (podem ver a receita aqui
- bolacha maria (cerca de ½ pacote) 
- 200ml de natas 
- 2 claras 
- 4 folhas de gelatina 
- 2 a 3 colheres (sopa) açúcar 
- leite para demolhar as bolachas 
- chocolate ralado para decorar 

Comece por preparar o curd de limão e deixe arrefecer (pode preparar com antecedência, ele aguenta pelo menos 2 semanas no frigorífico). 
Demolhe as folhas de gelatina em água fria durante 5 minutos. Escorra e leve a derreter no microondas durante cerca de 15 segundos (não deixe ferver). 
Bata as claras em castelo. Bata as natas com o açúcar até ficarem em chantilly firme. Junte-lhes metade do curd de limão e continue a bater. Envolva as claras em castelo e por fim a gelatina derretida. 
Forre uma forma de bolo inglês com película aderente (para desenformar melhor) e verta um terço do creme. Espalhe por cima um pouco de curd de limão, bolacha maria demolhada ligeiramente no leite e depois novamente o creme. Volte a espalhar o restante curd de limão, as bolachas demolhadas e por fim verta a última parte do creme. Leve ao frigorífico para endurecer (o ideal é de um dia para o outro). Na hora de servir, vire a forma sobre um prato de servir, com cuidado retire a película aderente e decore com as raspas de chocolate. Sirva fresco.

Como viram, é muito simples de se fazer esta receita mas para os mais preguiçosos ou que simplesmente não têm tempo para a cozinha, deixo-vos esta ideia:

Perguntam-me vocês:
- Carla, eu adoro sobremesas mas não tenho jeito nenhum para as fazer, ajudas-me?
E eu respondo, sem hesitações:
- Não se preocupem, podem encontrar alguém que vos faça sobremesas deliciosas à distância de um click. Basta visitarem a plataforma Fixando e procurar o Serviço de Catering mais perto de vocês, onde irão receber até 5 propostas de profissionais qualificados, sem qualquer trabalho de pesquisa. 
É fácil, não acham? Já não têm desculpa para a falta de um docinho no final do jantar ...

quarta-feira, 15 de maio de 2019

Tarte gelada de café e nozes


Com o calor só sabem bem sobremesas frescas, não acham? E por essa razão hoje trago-vos uma que fez sucesso cá em casa. Se gostam de café, não hesitem em experimentar, vão adorar ...

Ingredientes da massa:
- 200g de bolacha maria
- 100g de margarina derretida
- 1 colher (sopa) de cacau em pó

Ingredientes do recheio:
- 1/2 lata de leite condensado
- 3 folhas de gelatina
- 200ml de natas
- 150ml de leite quente
- 1 colher (sopa) de café instantâneo em pó 

Ingredientes da cobertura:
- 100g de nozes picadas grosseiramente
- caramelo líquido qb

Comece por fazer a massa. Pique as bolachas até ficarem desfeitas, junte o cacau e a margarina e envolva bem. Forre uma forma de tarte de fundo amovível com a massa (fundo e laterais). Reserve.
Para o recheio, coloque de molho em água fria as folhas de gelatina durante 5 minutos. Escorra-as e leve-as a derreter no microondas durante uns segundos. Dissolva o café no leite, junte a gelatina e reserve. Bata as natas até aumentarem de volume e começarem a engrossar. Junte o leite condensado e continue a bater. Junte a mistura de leite com café no preparado anterior e verta na forma, com cuidado. Leve ao frigorífico até que fique firme (costumo deixar durante a noite).
Para a cobertura leve ao lume o caramelo com as nozes e deixe-as saltear um pouco. Deixe arrefecer um pouco e verta sobre a tarte. Sirva bem fresca. 


segunda-feira, 13 de maio de 2019

Frango assado na airfryer ... ou no forno


Cá em casa sempre fui adepta de receitas rápidas e saborosas. E desde que tenho a airfryer (fritadeira sem óleo), passei a fazer mais vezes receitas de frango, variando apenas nos temperos. Geralmente deixo uma parte da pele porque assim o frango ganha mais sabor e não seca. Também podem experimentar no forno, caso não tenham a maquineta. Esta versão ficou uma delícia, espero que gostem.

Ingredientes:
- coxas e asas de frango (usei 4 de cada)
- 1 colher (chá) de tempero para assados (uso esta receita)
- 1 colher (chá) de colorau
- 1 colher (chá) de ervas de provence
- 2 colheres (sopa) de molho inglês
- sal e pimenta qb
- 2 colheres (sopa) de polpa de tomate
- um pouco de vinho branco

Comece por temperar o frango com estes ingredientes e deixe marinar pelo menos 30 minutos. Leve a assar na airfryer durante cerca de 20 minutos, a 200ºC, com um pouco da marinada e a pele virada para baixo. A meio da cozedura vire-as e pincele com mais um pouco da marinada para que não sequem. Sirva com arroz e salada, batata-frita, puré ou massa.


sexta-feira, 10 de maio de 2019

Bolachas de aveia e sementes

Olá a todos ...
Não sei como é com vocês mas eu ando a tentar começar a "dieta" do verão e com esse pretexto, tenho reduzido nos doces cá em casa. Não está fácil mas para tentar equilibrar as coisas e manter-me com o foco bem definido, vou procurando algumas receitas que me permitam ser gulosa mas sem pecar (muito). Isto para dizer que encontrei esta receita aqui e tive logo de experimentar. São as melhores bolachas de aveia que comi até hoje, perfeitas e com baixo teor de gordura e açúcares. Façam este fim-de-semana que não se irão arrepender.


Ingredientes (rendeu-me 12 bolachas):
- 80g de flocos de aveia
- 80g de açúcar amarelo
- 1 ovo M
- 15g de manteiga derretida
- 1 pitada de sal
- 1 colher (chá) de sementes de papoila 
- 1 colher (chá) de sementes de sésamo
- 1 colher (chá) de sementes de linhaça

Pré-aquecer o forno a 180ºC. Forre um tabuleiro com papel vegetal.
Misturar os flocos de aveia com o açúcar e o sal. Bater o ovo até aumentar de volume, acrescentar a manteiga e bater mais um pouco. Adicionar a mistura de aveia e por fim as sementes.
Forme bolinhas e coloque-as num tabuleiro, afastadas umas das outras. Achate-as ligeiramente e leve-as a assar durante cerca de 20 minutos (ou até dourarem e a humidade ter secado).
Deixe arrefecer sobre uma grelha. 


quinta-feira, 9 de maio de 2019

Bagels


Sou uma amante de pão, não consigo evitar. Sejam doces ou salgados, simples ou com recheios, se leva massa lêveda, então tenho de provar ou fazer para experimentar. Sendo assim, hoje trago comigo uns pães que sempre me suscitaram curiosidade, especialmente quando os via em filmes americanos, especialmente pela sua forma. Feito algumas vezes cá em casa, gosto especialmente com uma fatia de queijo ou simplesmente torrados e barrados com queijo-creme, como uma verdadeira americana. 


Ingredientes:
- 400g de farinha de trigo tipo 65
- 240ml de leite
- 50g de manteiga
- 30g de açúcar
- 10g de fermento de padeiro fresco
- 1 colher (chá) de sal
- ovo batido para pincelar
- sementes para polvilhar (uso papoila, sésamo e linhaça)

Dissolva o fermento num pouco do leite.
Na cuba da máquina de fazer pão coloque os ingredientes líquidos e depois os secos. Selecione o programa "Massa" (amassar e levedar). Quando o programa terminar, retire a massa e divida-a em pequenas porções (fiz oito). Forme bolas e depois com o dedo fure o centro, rolando depois a massa até obter uma argola. Deixe descansar um pouco (cerca de de 15 minutos). Entretanto, leve uma panela com água ao lume e quando esta levantar fervura, coloque os pães lá dentro até que estes voltem à superfície (são cerca de 15 a 20 segundos). Retire-os com uma escumadeira e escorra-os sobre um pano de cozinha limpo. Coloque-os num tabuleiro de forno forrado com papel vegetal. Pincele com o ovo batido e polvilhe com as sementes. Pré-aqueça o forno a 180ºC e coza durante cerca de 20 minutos ou até dourarem. Depois de prontos, retire e deixar arrefecer numa rede. 


Caso não tenha mfp, pode amassar à mão ou no robot de cozinha, tendo o cuidado de colocar primeiro os secos e depois os líquidos, amassando bem até obter uma massa elástica que se despegue das mãos. Depois deixe levedar numa bacia, tapada com um pano, até que a massa duplique ou triplique de volume (cerca de 2 horas em local ligeiramente aquecido). Depois é só seguir os passos da receita acima.


segunda-feira, 6 de maio de 2019

Queques de chouriço e azeitonas


Olá a todos, espero que tenham tido um bom fim-de-semana, com muitas gulosices e bastantes miminhos para a mãe. Mas como tudo o que é bom acaba, vamos lá começar a pensar na dieta do verão, com receitas mais saudáveis e que podem ser levadas na marmita, por exemplo. Para a sugestão que trago hoje, a inspiração veio do blogue "Telma Correia", e como resultado obtive uns queques salgados que tanto servem para um lanche como para um jantar se acompanhados de uma salada colorida. 


Ingredientes:
- 220g de farinha de trigo
- 1 colher (chá) de fermento em pó
- 1 pitada de sal
- 2 ovos
- 40g de manteiga derretida
- 1 iogurte natural
- 2 colheres (de sopa) de leite
- 100g de chouriço cortado em cubos pequenos

- cerca de 8 azeitonas partidas grosseiramente e sem caroços (usei mistas do alentejo)
- 1 colher (sopa) de maionese
- 1 colher (de café) oregãos


Pré-aqueça o forno a 200°C. Unte forminhas de queques com manteiga e polvilhe com farinha. Misture a farinha com o fermento e o sal. 
Numa tigela, bata os ovos muito bem e junte a manteiga. Incorpore o iogurte e o leite e bata até que a mistura fique homogénea. Junte a maionese e os oregãos e bata mais um pouco. Junte a farinha e bata bem até ficar sem grumos. Por fim, junte as azeitonas e o chouriço. Divida a massa pelas formas e leve ao forno durante cerca de 20 minutos.



sexta-feira, 3 de maio de 2019

Profiteroles com mousse de morango e chocolate


Profiteroles, um clássico da doçaria francesa que encanta sempre todos os que os provam. E quando penso neles, vêm-me sempre à memória a minha mãe, a pessoa que conheço que mais delira com esta iguaria.. Por isso, como estamos nas vésperas do Dia da Mãe, deixo-vos esta sugestão para presentear as vossas também ... porque a minha vai ter um monte deles para se lambuzar!!!

Ingredientes:
- 180g de farinha de trigo com fermento
- 4 ovos
- 250ml de água
- 50g de margarina
- 1 casca de limão
- 1 pitada de sal

Leve ao lume um tacho com a água, o sal, a casca de limão e a margarina. Quando levantar fervura, junte a farinha de uma só vez e envolva rapidamente até que se desloque do fundo do tacho. Retire e deixe arrefecer um pouco.
Bata os ovos e vá misturando na massa aos poucos, batendo bem para incorporar na massa. Depois de obter uma massa homogénea, coloque colheradas num tabuleiro de forno, ligeiramente afastados uns dos outros. Leve a assar no forno pré-aquecido a 200ºC durante 10 minutos. Após esse tempo, baixe para os 180ºC e deixe cozinhar mais 15 minutos ou até que fiquem dourados e ocos.
Depois de prontos, deixe arrefecer e recheie com o que quiser. Desta vez optei por uma mousse de morango e cobertura de chocolate. 

Se tiver uma Yammi ou robot similar:
Coloque na cuba a água, margarina, casca de limão e sal. Programe 3 minutos, velocidade 1, temperatura 100ºC. Retire a casca de limão e junte a farinha. Programe 20 segundos à velocidade 4. Deixe arrefecer um pouco. Bata os ovos ligeiramente. Programe novamente a máquina para 2 minutos na velocidade 3 e pelo bocal vá vertendo os ovos até obter uma massa homogénea. 
Depois de obter uma massa homogénea, coloque colheradas num tabuleiro de forno, ligeiramente afastados uns dos outros. Leve a assar no forno pré-aquecido a 200ºC durante 10 minutos. Após esse tempo, baixe para os 180ºC e deixe cozinhar mais 15 minutos ou até que fiquem dourados e ocos.

Para o recheio e cobertura:
Para a mousse de morangos basta levar ao lume morangos com um pouco de açúcar e uma gotas de limão. Quando os morangos começarem a desfazer-se e o molho a engrossar, retira-se do lume, tritura-se e deixa-se arrefecer. Bate-se um pacote de natas em chantilly firme, envolve-se a polpa de morango e recheia-se os profiteroles.
Para a cobertura, basta derreter chocolate com um pouco de leite e verter sobre os profiteroles.

  

quarta-feira, 1 de maio de 2019

Croquetes de bacalhau e chouriço

Um dia destes fiz bacalhau cozido para o almoço. No entanto, acabou por sobrar um pouco de bacalhau e já a pensar em futuras refeições, limpei-o de peles e espinhas e congelei numa caixinha (cá em casa temos o lema de aproveitar tudo).
Este último fim-de-semana, lembrei-me do dito e lá fui por as mãos na massa, surgindo estes croquetes de bacalhau cuja ideia da conjugação de sabores tinha visto na internet há uns anos atrás e lá resolvi testar, partindo da minha receita base para croquetes. Ficam muito saborosos como petisco mas desta vez foi mesmo como refeição principal, com um arroz malandrinho de feijão. 


Ingredientes:
- 150g de bacalhau cozido (limpo de peles e espinhas)
- 1/2 chouriço corrente
- 1/2 cebola picada
- 2 dentes de alho picados
- 1 folha de louro
- 1 fio de azeite
- 1 colher (sopa) de farinha
- leite qb
- sal, pimenta e salsa fresca picada qb
- ovo batido e pão ralado qb

Comece por picar o chouriço e o bacalhau (separadamente) na picadora. 
Leve ao lume um tacho com o azeite, cebola, alho e louro. Quando a cebola ficar translúcida, junte o chouriço e deixe fritar um pouco para largar a gordura. Acrescente o bacalhau e deixe refogar mais um pouco. Acrescente a farinha, mexa e vá juntando leite aos poucos até que fique um preparado homogéneo mas que se descole do tacho. Tempere com sal, pimenta e a salsa picada. Retire do lume e deixe arrefecer por completo num recipiente tapado com película aderente. Eu deixo de um dia para o outro no frigorífico.
Depois de frio, molde bolinhas e depois dê-lhes o formato de croquete. Passe por ovo batido e pão ralado (nesta fase pode congelar para ter sempre à mão). Frite em óleo quente, escorra sobre papel absorvente e acompanhe com um arroz malandro de feijão, por exemplo.

segunda-feira, 29 de abril de 2019

Pescada frita com salada russa


Confesso que não sou uma grande fã de peixe mas existem pratos que adoro e pescada frita é um deles. Seja sob a forma de filetes ou em posta, aromatizados com bastante alho e limão, deixam-me sempre satisfeita e por vezes até fazemos a mais para umas sandes ao jantar, juntamente com umas folhas de alface e umas rodelas de tomate. 

Ingredientes:
- 4 a 5 batatas grandes
- 4 ovos
- 1 “mão” de ervilhas
- 1 cenoura
- maionese magra
- 8 postas de pescada para fritar (se forem grandes podem ser menos)
- sumo de 1 limão
- 3 dentes de alho picados
- sal e pimenta qb
- um pouco de leite
- farinha de milho qb
- óleo para fritar


Comece por limpar o peixe e tempere com o sumo de limão, os alhos, sal, pimenta e um pouco de leite. Deixe repousar pelo menos 30 minutos. 
Coza as batatas, as cenouras, as ervilhas e os ovos. Depois de tudo cozido, corte em cubos. Numa travessa de ir à mesa coloque todos os ingredientes cozidos e envolva-os num pouco de maionese. Caso queira, pode preparar esta salada de véspera e guardar no frigorífico. Na hora de servir, retire cerca de 30 minutos a 1 hora antes do frio. 
Depois do peixe marinado, passe-o pela farinha e frite em óleo bem quente. Depois de fritas e alouradas de ambos os lados, retire e deixe a escorrer sobre papel absorvente para retirar o excesso de gordura. Sirva-o com umas rodelas de limão e acompanhe com a salada russa.


sexta-feira, 26 de abril de 2019

Torta de laranja


Existem receitas tão conhecidas em Portugal que mal se fala nelas as pessoas logo dizem: "adoro". E depois existem pessoas (uma espécie de extraterrestres como eu) que aparecem e dizem: "acreditas que nunca provei?". Pois, a torta que trago hoje foi uma dessas receitas, algo que sempre quis fazer e provar mas sempre adiava. Mas um dia destes, lá meti a mão na massa e fiz a dita cuja, finalmente. A receita encontrei-a no blog "O diário da Inês", adaptei-a ligeiramente para o nosso palato menos adocicado e voilá, adorei o sabor, especialmente no dia seguinte. Será concerteza uma receita para repetir mais vezes.

Ingredientes:
- 6 ovos
- 1 laranja grande (sumo e raspa)
- 200g de açúcar
- 1 colher (sopa) de farinha
- 1 colher (sopa) de manteiga derretida

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Forre tabuleiro com papel vegetal e depois unte com manteiga e polvilhe com açúcar.
Bata os ovos com o açúcar, junte o sumo e raspa de laranja e bata mais um pouco. Junte a farinha e a manteiga e bata apenas para incorporar. Verta o preparado na forma e leve a assar durante cerca de 20 minutos (mas convém verificar, não esquecendo que esta é uma tarte húmida por isso o teste do palito nunca irá sair completamente seco, eu acabei por deixar passar um pouco do ponto).
Depois de cozida, vire-a para um pano polvilhado com açúcar e enrole. Deixe arrefecer ainda com o pano por cima e só depois de fria, passe para o prato de servir.   


quinta-feira, 25 de abril de 2019

Queijadinhas de leite


A páscoa já passou, é tempo de começarmos a pensar na dieta já que o verão está a chegar mas pronto, de vez em quando temos de pecar um bocadinho não acham?. E como hoje é dia 25 (dia de mais um desafio no grupo de facebook "cantinho das cozinheiras", a contemplada para o mês de abril foi a Mary. Ao percorrer o seu blogue "O meu refúgio culinário", resolvi testar estas queijadinhas, não fosse eu uma fã deste tipo de docinho. De confeção muito simples só têm o defeito de se untar as forminhas, mas vale a pena já que ficam muito agradáveis em termos de sabor e acompanham muito bem o cafézinho a meio da tarde. Espero que gostem ...


Ingredientes:
- 500ml de leite
- 2 ovos \
- 150g de açúcar (na receita original leva 300g)
- 100g de farinha
- 50g de manteiga

Comece por untar forminhas pequenas com manteiga e polvilhe com farinha. pré-aqueça o forno a 180ºC.
Bata os ovos com o açúcar. Junte a manteiga derretida, depois a farinha e por fim o leite. Verta o preparado pelas forminhas e leve ao forno até estar cozido (cerca de 20 minutos). Depois de cozidas, deixe arrefecer um pouco e desenforme coma  ajuda de uma faca. Polvilhe com canela e se gostar também com açúcar em pó.



segunda-feira, 22 de abril de 2019

Salada russa com chouriço


Olá a todos, espero que tenham tido uma Páscoa cheia de alegrias e muitas gulosices. Mas como tudo que é bom acaba, vamos lá começar a pensar na dieta do verão, com receitas leves e frescas. E hoje trago-vos algo perfeito para estes dias que começam a aquecer, uma salada russa com chouriço, uma refeição bem económica e saborosa. Espero que gostem ... 

Ingredientes:
- batatas
- ovos
- ervilhas
- cenoura
- pimento vermelho (de preferência assado)
- chouriço de carne (de qualidade)
- azeitonas picadas grosseiramente
- salsa fresca picada
- maionese magra

Comece por cozer as batatas, as cenouras, as ervilhas e os ovos (caso use pimento fresco adicione-o ao tacho quando as batatas estiverem quase prontas). Depois de tudo cozido, corte em cubos e reserve.
Numa frigideira, frite (sem adicionar gordura) o chouriço em rodelas. Reserve.
Numa travessa de ir à mesa coloque todos os ingredientes cozidos, o chouriço, a salsa, as azeitonas e um pouco de maionese. Envolva bem, decore a gosto e sirva de seguida. Caso queira, pode preparar esta salada de véspera e guardar no frigorífico. Na hora de servir, retire cerca de 30 minutos a 1 hora antes do frio.


terça-feira, 16 de abril de 2019

Pudim de queijo


Eu adoro pudim, disso não tenho dúvidas. Desde miúda sempre foi a minha sobremesa de eleição (e para quem nasceu na década de 80 deve lembrar-se de ver pudins em todo o lado, era mesmo a sobremesa que todos adoravam). No entanto, houve uma altura em que deixei de os comer por começar a achar que eram demasiado doces para a minha alimentação (que tinha sido ligeiramente adaptada ao modo saudável).
Depois a minha vontade de comer pudim voltou e hoje em dia reduzo bastante no açúcar da mistura, deixando o caramelo fazer a sua principal função de adoçar. Sendo assim, todos passamos a adorar novamente os pudins cá em casa e volta e meia lá sai mais um. Desta vez, para gastar uns triângulos de queijo escondidos no frigorífico, saiu este pudim que simplesmente adoro por não o achar nada enjoativo. Espero que gostem também e quem sabe o experimentem já para a mesa da Páscoa, uma vez que ele nada tem de enjoativo e fica tão bom ... 


Ingredientes:
- 3 ovos
- 5 queijinhos triângulo
- 400ml de leite
- 1 colher (sopa) cheia de amido de milho
- 3 a 4 colheres (sopa) de açúcar (uso sempre 3 mas se forem gulosos aumentem)
- caramelo líquido qb

Bata os queijinhos com o açúcar, junte os ovos e bata mais um pouco. Dissolva o amido de milho no leite e acrescente ao preparado anterior, misturando bem.
Unte uma forma de pudim com o caramelo líquido, verta o preparado e leve a cozer em banho-maria na panela de pressão, contando 20 minutos a partir do momento que comece a girar a válvula.
Depois de cozido, retire a pressão à panela, tire a forma e deixe arrefecer completamente. Guarde no frigorífico e desenforme só depois de estar frio (eu costumo deixar no frio durante a noite e desenformo no dia seguinte).
Caso não tenha panela de pressão, pode cozer em banho-maria no forno, a 180º, até que esteja cozido. 


segunda-feira, 15 de abril de 2019

Bolo da Páscoa ... um folar da Guarda


Continuando a saga das receitas da Páscoa, hoje deixo-vos mais uma, um folar doce. 
Embora se desconheça ao certo a origem do folar da Páscoa, conta a lenda que numa aldeia portuguesa, uma jovem chamada Mariana tinha o grande sonho de se casar cedo. Para tal, rezava todos os dias a Santa Catarina. Como resposta ao seu pedido, logo lhe surgiram dois pretendentes jovens e belos: um fidalgo rico e um lavrador pobre. Com dificuldade em escolher, Mariana voltou a rezar a Santa Catarina para que lhe ajudasse a fazer tão difícil escolha. Chegado o dia da decisão, enquanto ambos os jovens se deslocavam até a casa de Mariana, não conseguiram evitar e começaram a lutar ferozmente pela mão da jovem. Ao saber da notícia, Mariana correu até eles e para terminar a luta soltou o nome de Amaro, o jovem lavrador. Logo o jovem fidalgo ameaçou matar o pretendente de Mariana no dia do seu casamento.   
Chegada a véspera do Domingo de Páscoa, a jovem continuava apavorada com medo de perder o seu noivo e voltou a rezar a Santa Catarina, cuja imagem lhe sorriu. Como agradecimento, a jovem deixou junto do altar um ramo de flores e regressou a casa. Quando chegou a casa, encontrou na mesa um grande bolo com ovos inteiros, rodeado das mesmas flores que tinha deixado no altar. Intrigada com tal oferenda, foi logo a correr contar a Amaro e este diz-lhe que também tinha recebido a mesma oferenda. Pensando ter sido um presente do fidalgo, logo lhe foram agradecer mas também este recebeu o mesmo bolo. Desconhecendo de onde surgira tamanha oferta de paz, logo Mariana se convenceu que teria vindo de Santa Catarina.
Este bolo começou a ser chamado de folore, sendo mais tarde dado o nome de folar e se tenha tornado o maior símbolo da Páscoa de norte a sul do país, celebrando a paz e a reconciliação entre todos. Como tradição pascal, é comum o afilhado oferecer à sua madrinha um ramo de violetas, retribuído depois por ela no domingo de Páscoa com um folar. 

Lenda ou não, com tantos folares no nosso país, com ingredientes diferentes de norte a sul, todos têm em comum a sua presença assídua na mesa da Páscoa, quer seja para receber "o senhor" através da visita do compasso, quer seja para receber a família neste dia de paz e reconciliação. E hoje, a minha viagem passa pela área da Guarda e traz até à mesa da Páscoa o típico Bolo da Páscoa, algo que nunca tinha provado mas que ficou aprovado dado o seu delicioso aroma que fica tanto no palato como na cozinha enquanto coze. A receita veio inspirada daqui. Espero que gostem desta receita.
Amanhã temos nova receita alusiva à Páscoa, não se esqueçam de passar por cá ...   


Ingredientes:
- 500g de farinha de trigo
- 3 ovos
- 90ml de azeite
- 100g de açúcar
- 1 laranja (raspa e sumo)
- 1 colher (chá) de canela em pó
- 10g de fermento de padeiro fresco
- 30ml de aguardente
- açúcar em pó para polvilhar

Comece por dissolver o fermento de padeiro no sumo de laranja. Coloque os ingredientes líquidos na cuba da máquina de fazer pão e depois os secos. Programe amassar e levedar. Depois de terminar o programa, retire a massa e molde dois bolos (eu desta vez fiz apenas um grande). Deixe levedar mais 30 minutos no tabuleiro do forno (tapado com um pano). Passado esse tempo, faça um corte em cruz na superfície de cada bolo, pincele com leite e polvilhe com açúcar em pó. Leve a assar a 180ºC (forno pré-aquecido) até que a massa coza e doure. Deixe arrefecer sobre uma grelha.

Caso não tenha uma máquina de fazer pão:
Coloque todos os ingredientes secos numa bacia, misturando-os bem. Abra uma cavidade no centro e coloque aí os ingredientes líquidos. Amasse muito bem até obter uma massa elástica. Deixe levedar em local quente até que triplique o volume, coberto com um pano. Depois de levedado, retire a massa e molde dois bolos. Deixe levedar mais 30 minutos no tabuleiro do forno (tapado com um pano). Passado esse tempo, faça um corte em cruz na superfície de cada bolo, pincele com leite e polvilhe com açúcar em pó. Leve a assar a 180ºC (forno pré-aquecido) até que a massa coza e doure. Deixe arrefecer sobre uma grelha.


sexta-feira, 12 de abril de 2019

Ninho da páscoa de chocolate


Com a páscoa a chegar, começam a ser testadas as primeiras receitas aqui no blogue. Ao contrário do natal em que grande parte da doçaria é frita, na páscoa podemos ser contemplados por bolos e massas lêvedas nas quais conseguimos sempre controlar a quantidade de açúcar e gordura. Por isso, deixo-vos aqui mais um ninho da páscoa, desta vez com dois elementos que adoro: chocolate e framboesas.
Espero que gostem ...

Bolo:
- 4 ovos
- 120g de farinha com fermento
- 120g de açúcar
- 1 colher (sopa) de cacau em pó 

Recheio:
- 200ml de natas
- 2 colheres (sopa) de açúcar 
- compota de framboesa (cerca de 3 a 4 colheres de sopa)

Cobertura:
- 150g de chocolate (um bom chocolate)
- 3 colheres (sopa) de leite
- raspas de chocolate, amêndoas e fios de ovos para decorar (opcional)

Comece por preparar o bolo. Bata as claras em castelo e quando levantarem, junte aos poucos o açúcar até obter um merengue firme. Junte depois as gemas, uma a uma e o cacau. Com uma espátula envolva delicadamente a farinha peneirada. Verta para uma forma redonda de 21cm (untada e polvilhada) e leve ao forno pré-aquecido a 180º durante cerca de 30 minutos (ou até o teste do palito sair seco). Desenforme e deixe arrefecer.

Para o recheio, bata as natas com o açúcar em chantilly firme. Envolva depois a compota de framboesa a gosto e reserve no frio

Para a cobertura, leve ao microondas o chocolate partido com o leite e aqueça 1 minuto na potência máxima. Retire e mexa bem. Se necessário leve mais uns segundos ao microondas até estar bem derretido e o molho homogéneo.

Montagem: Corte o bolo em 3 partes iguais. Coloque o primeiro disco num prato e espalhe metade do recheio. Coloque o segundo disco, espalhe o restante recheio e cubra com o terceiro disco. Cubra com o molho de chocolate e decore a gosto.


PODEM VER AQUI OUTRAS RECEITAS DE NINHOS:
- ninho da páscoa com doce de ovos e amêndoa
- ninho da páscoa de limão com doce de ovos e amêndoa


quarta-feira, 10 de abril de 2019

Espetadas de frango com camarão e puré de grão


Olá a todos...
Hoje trago-vos uma publicação que já estava marcada para publicar há algum tempo mas quis esperar um pouco por uma questão de cortesia. Falo-vos da minha publicação na revista "Portugal de Sabores & Tradições", onde fui convidada a fazer uma receita cujo ingrediente principal teria de ser o grão de bico. 
Foi com imensa alegria que recebi o email com o convite para tal participação e claro que não poderia deixar de ir para a cozinha testar receitas, encontrar uma que me enchesse as medidas, fotografar, escrever e esperar pelo dia em que iria ver a minha receita com destaque numa revista. Chegou o dia e hoje mostro-vos a minha receita (para quem não conhece a revista ou não teve oportunidade de ver). Optei por algo simples, rápido de se fazer e que encaixa muito bem nesta estação do ano, onde as comidas frescas e os grelhados já começam a ganhar força nas nossas cozinhas. Espero que gostem e experimentem qualquer dia ...



Ingredientes para o puré:
- 400g de grão de bico cozido
- 1/2 cebola picada
- 2 dentes de alho picados
- 1 fio de azeite
- leite qb
- sal e pimenta qb
- salsa fresca picada e paprika picante qb

Ingredientes para as espetadas:
- 2 peitos de frango
- 8 camarões descascados
- 1/2 chouriço em rodelas
- 1/2 pimento vermelho
- 1/2 pimento verde
- sal, pimenta e pimentão doce qb
- sumo de 1/2 limão pequeno
- 1 dente de alho picado
- 1 colher (chá) de ketchup
- paus para espetadas

Comece por preparar as espetadas. 
Corte os peitos de frango em cubos. Corte o pimento em cubos. Monte as espetadas intercalando o frango com o pimento, o chouriço e o camarão (eu optei por fazer espetadas pequenas, partindo cada pau em dois). Tempere com o alho picado, o ketchup, o sumo de limão, sal, pimenta e pimentão doce. Deixe marinar durante 30 minutos. Passado esse tempo, leve a grelhar numa frigideira com um fio de azeite.

Para o puré de grão, refogue a cebola e o alho em azeite até que a cebola fique translúcida. Acrescente o grão de bico e tempere com sal e pimenta. Deixe refogar um pouco para que os sabores se misturem e depois reduza tudo a puré. Volte a levar novamente a mistura ao lume e acrescente um pouco de leite para amaciar o puré. Envolva bem e rectifique os temperos. Sirva de seguida, polvilhado com salsa picada (para um toque especial, polvilhe ligeiramente com paprika picante). 


a publicação na revista ...

terça-feira, 9 de abril de 2019

Quiche de atum, cenoura e pimento


Olá a todos ...
Hoje trago comigo uma receita muito simples, óptima para um jantar rápido e que acompanhada com uma salada, fica perfeita para um jantar leve. 

Ingredientes:
- 1 base de massa quebrada
- 2 latas de atum (em água)
- 2 colheres (sopa) de polpa de tomate
- 2 dentes de alho 
- 1 pouco de vinho branco
- 1 fio de azeite
- 1 cenoura
- 1/2 pimento (usei verde e vermelho)
- 4 palitos de delícias do mar
- 200ml de leite
- 3 ovos
- sal e pimenta
- queijo ralado a gosto (uso mistura de queijos)

Comece por refogar num fio de azeite os alhos picados. Quando começarem a alourar, junte a cenoura ralada, o pimento em cubos, a polpa de tomate e o vinho. Junte o atum, tempere e deixe refogar um pouco. Retire do lume e deixe arrefecer um pouco.
Bata os ovos com o leite e tempere com sal e pimenta.
Forre uma forma de tarte (de preferência de fundo amovível) com a massa quebrada. Espalhe no fundo o preparado de legumes com atum e as delícias do mar em cubos. Depois verta a mistura de ovos. Polvilhe com o queijo ralado e leve ao forno, pré-aquecido a 200ºC, durante 30 a 40 minutos ou até que doure e o recheio esteja firme ao toque. Sirva acompanhada com uma salada.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...