sexta-feira, 29 de março de 2019

Tarte de limão e mel


Com o fim de semana à porta, trago hoje comigo uma sugestão que fez sucesso cá em casa. Feita de improviso porque me esqueci da sobremesa (às vezes acontece), foi feita para um almoço de família num destes domingos. Com os limões caseiros do nosso quintal e um pouco de mel que trouxemos de Trás-os-montes, ficou uma tarte com um sabor delicioso e claramente guardada para voltar a repetir. Se gostam destes sabores, aproveitem esta pequena folga no trabalho para experimentarem, não se vão arrepender ...

Ingredientes:
- 4 ovos
- 450ml de leite
- 120g de farinha
- 120g de açúcar
- 1 limão médio (sumo e raspa)
- 1 colher (sopa) de mel
- coco ralado para polvilhar (opcional)

Método tradicional:
Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Bata os ovos com o açúcar, o mel e o limão. Junte depois a farinha peneirada e bata mais um pouco. Por fim, acrescente o leite e bata apenas até que fique incorporado. Verta o preparado para a forma e leve a assar a 180ºC, durante cerca de 30 minutos ou até que doure e esteja firme ao toque.
Retire do forno, desenforme e polvilhe com coco ralado ou açúcar em pó. Sirva morna com gelado de baunilha para a sobremesa ou então sirva simples e fresca para o lanche. 

Método robot de cozinha (yammi):
Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Coloque no copo os ovos, o açúcar, o limão e o mel. Programe 5 minutos, temperatura 37ºC, velocidade 3. Peneire a farinha para o copo e programe mais 30 segundos, velocidade 4. Por fim, junte o leite e programe mais 30 segundos, velocidade 4. Verta o preparado para a forma e leve a assar a 180ºC, durante cerca de 30 minutos ou até que doure e esteja firme ao toque.
Retire do forno, desenforme e polvilhe com coco ralado ou açúcar em pó. Sirva morna com gelado de baunilha para a sobremesa ou então sirva simples e fresca para o lanche.


quarta-feira, 27 de março de 2019

Folar de chocolate e mel


O tempo voa, ainda um dia destes estávamos no Natal e agora já estamos a passos largos para o verão. Mas entretanto ainda temos a Páscoa e esta já está a menos de um mês para chegar. Por isso, cá em casa já começam a aparecer as primeiras experiências para a nossa mesa, especialmente os folares (algo que adoro). Por isso, para inaugurar esta época festiva, começo por vos trazer um folar de chocolate e mel, super fofo e doce qb, sem exageros e perfeito para comer a qualquer hora do dia (aconselho a servir morno, basta aquecer ligeiramente no microondas). Espero que gostem ...



receita adaptada da revista "Sabe bem", março/abril de 2019
Ingredientes:
- 500g de farinha
- 10g de fermento de padeiro fresco
- 200ml de leite
- 50g de manteiga
- 3 ovos
- 1/2 colher (chá) de sal
- 1 colher (sopa) cheia de mel

Para o recheio e cobertura:
- 1 colher (sopa) cheia de mel dissolvido numa colher (sopa) de água
- 60g de chocolate ralado (eu prefiro o negro)
- 2 colheres (sopa) de leite
- açúcar em pó e amendoins para decorar

Dissolva o fermento num pouco de leite. Coloque na cuba da máquina de fazer pão os ovos, a manteiga, o mel, o leite, o fermento, a farinha e por fim o sal. Programe para amassar e levedar. (Caso não tenha mfp, coloque numa tigela grande a farinha misturada com o sal, abra uma cavidade no centro e coloque os restantes ingredientes. Amasse até obter uma massa elástica e que se descole das mãos. Forme uma bola e deixe levedar tapado num local quente até que duplique o volume.)

Passado esse tempo, divida a massa em 4 partes iguais. Estique cada uma até obter um círculo. Num tabuleiro de forno forrado com papel vegetal coloque o primeiro disco de massa. Pincele com a mistura de mel e polvilhe com 1/3 do chocolate. Coloque o segundo disco de massa, volte a pincelar com o mel e polvilhe com mais 1/3 do chocolate. Coloque o terceiro disco de massa, volte a pincelar e polvilhe com o restante chocolate. Por fim, cubra com o último disco de massa.
Coloque um copo no centro da massa e depois corte tiras a partir daí (tem de ter 16 cortes). Torça cada uma das fatias 3 vezes e depois junte-as duas a duas, unindo as pontas. No final vai obter uma flor de 8 pétalas. Pincele toda a superfície com o leite, polvilhe com amendoins e leve a assar até que doure. Retire do forno, deixe arrefecer um pouco e decore com açúcar em pó.


segunda-feira, 25 de março de 2019

Costeletas de porco com molho de laranja



Começar a semana com um dia bonito de sol é como uma lufada de ar fresco para se encarar mais uma semana de trabalho (embora podia chover durante a noite que o país começa a entrar num estado de seca perigoso). E para comemorar e entrada na primavera trago hoje comigo umas costeletas com um molhinho delicioso que encontrei aqui no blog da Piteca

Ingredientes:
- 4 costeletas de porco
- 1 cubo de caldo de galinha
- 2 colheres (sopa) de molho inglês
- 1 colher (sobremesa) de ervas de provence

- picante qb (usei mistura de pimentas)
- sumo de 2 laranjas
- 1 fio de azeite

- 1 colher (sopa) de margarina
- 1 colher (sopa) de farinha


Tempere as costeletas com o caldo de galinha desfeito, o molho inglês, as ervas de provence e o sumo da laranja. Deixe marinar cerca de 30 minutos.

leve ao lume uma frigideira com a margarina e um fio de azeite. Frite as costeletas na gordura até dourarem de ambos os lados e depois retire-as para um prato de servir. Na mesma frigideira onde fritou as costeletas adicione o molho da marinada com a farinha dissolvida. Deixe cozinhar mexendo sempre até que engrosse um pouco. Deite o molho por cima das costeletas e sirva de seguida.
Acompanhe com arroz, batatas-fritas e salada.


sexta-feira, 22 de março de 2019

Bolo de chocolate com recheio de coco


Coco e chocolate, duas palavras começadas por "C" que eu simplesmente adoro. E se conjugadas juntas já podem imaginar a minha satisfação. Por isso, estando nós às portas de mais um fim de semana e onde podemos pecar um pouco, resolvi trazer-vos um bolo que confesso ter sido uma das minhas desgraças porque não consegui conter-me na hora de o saborear. A receita foi-me apresentada por uma amiga de facebook, inspirada nesta receita e o resultado final não me desiludiu nem um pouco. O único senão é que demorou bastante a cozer (mais de uma hora) mas não faz mal, para apaixonados por estes ingredientes como eu, isso não custa nada.
Espero que gostem e pequem um bocadinho neste fim de semana ...


Ingredientes:
- 4 ovos
- 2 chávenas de farinha de trigo
- 1 chávena de açúcar 
- 1 chávena de leite
- 1/2 chávena de óleo
- 1/2 chávena de cacau magro em pó
- 1 colher (chá) de fermento em pó
( a chávena usada tem a capacidade de 230ml)

Para o recheio:
- 200g de coco ralado
- 150g de açúcar 
- 200ml de natas
- 4 claras 

Para a cobertura:
- 200g de chocolate negro (mínimo de 56% de cacau mas aconselho com 70%)
- 4 a 5 colheres (sopa) de leite

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Unte uma forma redonda com manteiga e polvilhe com farinha.

Comece por preparar o recheio. Bata as claras em castelo bem firme. Sempre a bater, junte o açúcar aos poucos, as natas e por fim o coco ralado. Reserve.

Para o bolo, bata os ovos com o açúcar até obter uma mistura fofa. Adicione o leite, o óleo e bata mais um pouco. Junte o cacau e bata novamente. Por fim, envolva a farinha com o fermento. 
Verta metade desta massa na forma, espalhe cuidadosamente o recheio às colheradas e cubra com a restante massa do bolo. Leve a assar durante 1 hora ou até o teste do palito sair seco (no meu caso demorou 1:15h mas eu optei por deixar o centro húmido). Caso comece a tostar rapidamente, cubra a superfície com uma folha de papel de alumínio.
Desenforme o bolo para um prato de servir, deixe arrefecer um pouco e cubra com a ganache de chocolate. Decore a gosto.

Para a ganache de chocolate leve a derreter em banho-maria o chocolate juntamente com o leite. Mexa até obter um creme liso e verta sobre o bolo. (caso o ganache ainda esteja muito grosso, junte um pouco mais de leite)
Pode guardar o bolo no frio ou à temperatura ambiente (se guardado no frio irá ficar mais firme e menos fofo).


segunda-feira, 18 de março de 2019

Minestrone


Depois das "desgraças" cometidas no fim-de-semana, nada melhor que algo ligeiro para começarmos a semana, não acham?
A pensar nisso, trago hoje comigo uma sopa que serve perfeitamente de refeição leve e saciante para o jantar. O minestrone é uma sopa de origem italiana composta por diversos legumes cortados (geralmente da época), massa, leguminosas e até carne. Por ser bastante completa, substitui na perfeição qualquer refeição e se acompanhada com pão torrado e um pouco de queijo ralado por cima, então fica perfeita. Podem sempre adaptar aos legumes que mais gostam ...  

Ingredientes:
- 2 cenouras 
- 1 alho francês
- 2 batatas 
- 2 nabos
- 1 cebola
- 2 dentes de alho
- 2 folhas de louro
- 2 peitos de frango
- sal, pimenta, oregãos e colorau qb
- 1 fio de azeite
- 1/2 couve coração pequena
- 1 "mão" cheia de macarrão
- queijo ralado para polvilhar (opcional)

Comece por cozer o frango em água temperada com sal, pimenta e 1 folha de louro. Depois de cozido, desfie grosseiramente e reserve o caldo quente.
Corte a cenoura, a batata e o nabo em pequenos cubos. Pique a cebola e o alho. Corte o alho francês em rodelas e depois em meias luas e por fim, corte a couve em juliana.
Leve ao lume uma panela com um fio de azeite e refogue a cebola, o alho e a folha de louro. Deixe refogar até que a cebola comece a alourar. Junte depois a cenoura, a batata, o nabo e o alho francês e deixe refogar cerca de 5 a 10 minutos, mexendo de vez em quando para que os legumes cozinhem sem queimar. Passado esse tempo, acrescente o caldo de cozer o frango e tempere com um pouco de colorau e oregãos. Deixe cozer até que os legumes estejam praticamente cozinhados. Nessa altura, acrescente a couve, o macarrão e o frango. Rectifique os temperos e deixe acabar de cozinhar (se necessário, acrescente mais água). 
Sirva quente, polvilhado com queijo ralado (opcional) e pão torrado a acompanhar.


sexta-feira, 15 de março de 2019

Semifrio de chocolate e after-eight


Se existe um chocolate pelo qual me perco é o After-Eight. E se vejo algo confeccionado com eles, não resisto à tentação e tenho de experimentar. Por isso, depois de ter visto esta receita, lá fui para a cozinha fazer a minha versão, adaptada ao gosto cá de casa. Como resultado saiu uma tentação de chocolate difícil de conseguir resistir.


Ingredientes:
- 400g de chocolate tipo "after-eight" 
- 250g de chocolate com 70% de cacau
- 5 ovos
- 50g de manteiga
- 3 folhas de gelatina

Coloque a demolhar as folhas de gelatina em água fria durante 5 minutos. Escorra e leve a derreter no microondas uns segundos. 
Derreta o chocolate em banho-maria juntamente com a manteiga. Mexa até obter um creme homogéneo. Junte as gemas e a gelatina derretida, mexa bem.
Bata as claras em castelo bem firme e envolva cuidadosamente no chocolate.
Forre uma forma com película aderente e coloque no fundo uma camada de chocolates after-eight. Espalhe uma parte da mousse e volte a colocar outra camada de after-eight. Repita a operação até terminar. Leve ao frigorífico pelo menos durante 5 horas (eu prefiro deixar de um dia para o outro). Desenforme na hora de servir e decore a gosto.


quarta-feira, 13 de março de 2019

Polvo na frigideira à espanhola


Eu adoro polvo, lulas, potas, ... enfim, todos os bichinhos deste género. E existem receitas que simplesmente adoro e quando vou a Espanha, esta é uma das tapas que gosto muito de comer. Por isso, para relembrar o verão num destes últimos dias de sol que tivemos, resolvi voltar a saborear este prato, desta vez numa versão refeição completa e soube-me mesmo a férias. 

Ingredientes:

- 1kg de polvo ou pota (desta vez fiz com tentáculos de pota)
2 cebolas 
- 2 dentes de alho 
- 1 fio de azeite 

- 100ml de vinho branco 
- 1 colher (chá) cheia de colorau 
- sal e pimenta
- 1 folha de louro
- salsa fresca picada
- batatas cozidas para acompanhar 


Comece por cozer o polvo ou pota. Para isso, lave bem e coloque na panela de pressão juntamente com uma cebola. Leve a cozer e quando a panela começar a apitar, conte 15 minutos e desligue. Corte o polvo em pedaços e reserve.
Pique os alhos e a cebola. Aqueça uma frigideira com um fio de azeite e refogue a cebola, o alho e o louro. Quando começar a alourar junte o colorau, o polvo e o vinho. Tempere com sal e pimenta e deixe reduzir um pouco. Sirva polvilhado com salsa picada e acompanhe com batata cozida e salada.


segunda-feira, 11 de março de 2019

Coquinhos ... ou uns bolinhos de coco


Receitas de infância, todos temos algumas não é? E hoje começo a semana com uma que adoro.
Para mim, de entre algumas que adoro, os coquinhos sempre foram um doce que a minha mãe faz como ninguém. Lembro-me deles desde miúda, um doce que ela fazia sempre que havia festa ou visitas em casa. E até hoje, todos nos recordamos dos seus coquinhos, algo que agora não é feito com tanta regularidade mas sempre que aparecem na mesa desaparecem à velocidade da luz.  

Ingredientes:
- 3 ovos (tamanho médio)
- 200g de coco ralado
- 200g de açúcar

Misture o açúcar com o coco e depois misture os ovos (batidos ligeiramente à parte). Forme pequenas bolinhas e coloque-as em forminhas de papel. Com um garfo, dê uma forma alongada no topo de cada bolinha e leve a assar a 160ºC até que dourem. Cuidado para que não sequem demasiado.


sexta-feira, 8 de março de 2019

Mousse de chocolate e oreo ... sem adição de açúcar


Um dia destes estava a apetecer-me uma sobremesa com chocolate mas não queria algo muito doce. Fui cuscar a despensa e encontrei um pacote de oreos perdido no fundo de uma prateleira e voilá ... acendeu-se uma pequena luz nesta minha cabeça oca. Com chocolate que tenho sempre em casa e umas claras para gastar no congelador surgirão então estas tacinhas que nos souberam muito bem depois de um almoço em família. 
PS: Se não forem gulosos experimentem esta receita assim mas se o forem, aconselho a acrescentar um pouco de açúcar quando forem bater as natas. 

Ingredientes: 
- 100g de chocolate de culinária (mínimo 50% de cacau)
- 3 claras
- 2 colheres (sopa) de leite
- 200ml de natas
- 1 pacote de bolachas oreo (ou outra similar)
- cacau em pó ou raspas de chocolate para decorar

Comece por derreter o chocolate com o leite em banho-maria no fogão. Depois de derretido deixe arrefecer um pouco. Entretanto bata as claras em castelo e envolva-as no chocolate delicadamente para que não percam volume. Distribua por tacinhas individuais ou por uma taça grande. 
Pique grosseiramente as bolachas (reserve algumas para decorar). Bata as natas até obter um creme firme e depois envolva as bolachas. Verta este preparado por cima da mosse de chocolate, polvilhe com o cacau em pó e decore com as bolachas oreo reservadas. Leve ao frigorífico durante umas horas para ficar mais firme e fresco.


quarta-feira, 6 de março de 2019

Pá de porco estufada na panela de pressão


Um dia destes, numa ida ao supermercado dei de caras com uma pá de porco a um preço muito simpático e como hoje em dia temos de controlar cada vez mais o orçamento familiar (ao contrário do que os políticos têm a mania de dizer para ficarem bem no "filme"), acabei por trazer então a carne para casa. Depois de pesquisar um pouco sobre como a cozinhar da melhor maneira sem que a carne ficasse seca, resolvi seguir o conselho de umas quantas receitas da net e testei a dita na panela de pressão. Com uns quantos ingredientes à mistura, saiu uma carne muito tenra, que se desfez ao toque e que em 40 minutos estava na mesa. Gostamos bastante e confesso que esta vai ser mais uma carne a incluir na lista de compras. Espero que gostem tanto como nós cá em casa.
  

Ingredientes:
- 1 pá de porco (tinha cerca de 1,5kg e pedi no talho para tirarem o osso) 
- 4 dentes de alho picados
- 1 fio de azeite (muito pouco)
- 1 cebola picada
- 1 cenoura em rodelas
- 1 colher (sobremesa) de "ervas da provence" (é uma mistura de várias ervas aromáticas)
- 1 dl de vinho tinto
- 1 colher (sobremesa) de mostarda
- 2 colheres (sopa) de polpa de tomate
- sal, pimenta e pimentão doce qb

Corte a carne em cubos grandes ou fatias grossas. Tempere com sal, pimenta, pimentão doce, mostarda, polpa de tomate, ervas de provence e o vinho. Deixe marinar durante pelo menos 30 minutos (quanto mais tempo, melhor).
Numa panela de pressão coloque a cebola, os alhos e o azeite. Refogue até a cebola começar a ganhar alguma cor. Nessa altura, junte a carne escorrida da marinada e deixe-a ganhar cor (são cerca de 5 minutos). Junte à carne a marinada, a cenoura e um pouco de água (não necessita cobrir a carne). Feche a panela e depois de esta começar a apitar, conte 30 a 35 minutos. Desligue, retifique os temperos se necessário e sirva com arroz e salada (ou massa esparguete, puré de batata, batatas-fritas).

segunda-feira, 4 de março de 2019

Nacatole ... um doce de Carnaval italiano


Já sabem que eu adoro desafios e se forem para me dar a conhecer algo novo, então ainda melhor. Por isso quando vi no grupo de facebook "Cantinho das cozinheiras" o desafio de se fazer um doce carnavalesco de Itália, a minha reacção foi logo a de ir pesquisar sobre o assunto. Páginas e páginas depois de tanta consulta, acabei por me inclinar para os nacatoles, um doce bastante aromático, tradicional da Calábria, que é usual ver-se na mesa de Natal, Passagem de Ano, Carnaval e Páscoa, como sinal de boa sorte.  




Ingredientes (cerca de 12 unidades):
- 120 ml de leite
- 10g de fermento de padeiro fresco
- 40g de açúcar
- 15ml de óleo
- 1 ovo
- 1/2 colher (chá) de sal
- 1/2 colher (chá) de aroma de baunilha
- raspa de 1/2 limão
- 300g de farinha de trigo

Dissolva o fermento no leite, misture os restantes ingredientes e amasse até que fique uma massa homogénea. Deixe descansar a massa numa taça cerca de 1 hora tapada com película aderente. Passado esse tempo, estique com o rolo até obter uma espessura de cerca de 1 cm. Corte círculos e depois com um cortador menor corte o centro, formando assim uma espécie de donut. Deixe descansar mais um pouco (cerca de 45 minutos).
Agora pode optar por cozinhar de 2 formas. Pode fritar em óleo quente, deixar escorrer sobre papel de cozinha e depois polvilhar com açúcar granulado. Ou então levar ao forno a 180ºC até que eles dourem (cerca de 15 minutos), depois retire do forno, pincele com água e polvilhe com açúcar em pó. Cuidado para não deixarem secar demais ...

Ambas as formas de cozedura ficam boas. No entanto, embora seja a mesma massa, o sabor fica ligeiramente diferente. Cá em casa todos acabámos por gostar mais da versão frita, embora seja a menos saudável.

    
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...