terça-feira, 31 de maio de 2016

Bolo de morangos com creme de limão e natas

Gulosa me confesso mas também o que é a vida sem uma pitada de doçura ...
Este bolo foi feito para responder ao desafio da Marta, do blog Intrusa na Cozinha, que nos lançou o desafio de fazer uma receita com morangos mas não sei como, acabei por me esquecer de publicar e quase não chegava a tempo. Mas como o mês ainda não acabou, vale sempre a pena partilhar mais uma receita com morangos, de preferência fresca e docinha, com um fruto tão saboroso que faz milagres em qualquer receita ... espero que gostes Marta :)


Ingredientes para o bolo:
- 120g de açúcar
- 140g de farinha com fermento
- 1 colher (chá) de aroma de baunilha
- 4 ovos
- leite aromatizado com baunilha qb

Para o creme de limão:
- 400ml de leite
- 4 ovos
- 100g de açúcar
- 60g de amido de milho
- sumo e raspa de 1 limão
- 1 noz de manteiga

Para a cobertura:
- 200ml de natas
- 2 colheres (sopa) de açúcar
- 1 colher (chá) de baunilha
- morangos qb

Comece por preparar o creme: Leve ao lume o leite com a raspa de limão e a manteiga até aquecer (sem levantar fervura). À parte, misture os ovos com o açúcar, o sumo de limão e o amido de milho. Junte o leite a esta mistura gradualmente, mexendo sempre e depois leve novamente ao lume (médio/baixo), mexendo sempre até engrossar. Retire do lume e cubra a superfície do creme com película aderente. Reserve.

Aqueça o forno a 180º.
Bata as claras em castelo e quando já estiverem quase no ponto, vá juntando o açúcar gradualmente até obter um merengue firme. Sem parar de bater, junte as gemas, uma a uma, e o aroma de baunilha. Por fim, envolva delicadamente a farinha com uma espátula. Deite o preparado para uma forma redonda, previamente untada e polvilhada. Leve ao forno até que o teste do palito saia seco (cerca de 25 a 30 minutos). Desenforme e deixe arrefecer por completo.

Corte os morangos em rodelas e reserve.
Bata as natas e quando estiverem a ficar firmes, junte o açúcar e continue a bater até obter um chantilly firme. Aromatize com a baunilha.

Para finalizar, corte o bolo ao meio, coloque um dos discos do bolo num prato, regue levemente com o leite aromatizado com a baunilha, cubra com o creme de pasteleiro. Espalhe uma parte dos morangos por cima do creme e depois coloque a outra rodela do bolo por cima. Volte a regar com o leite e espalhe o chantilly. Decore com os restantes morangos e mantenha no frigorífico até à hora de servir. Quanto mais fresco, melhor o seu paladar.



segunda-feira, 30 de maio de 2016

Panquecas de iogurte


E para começar a semana deixo-vos uma receita simples mas que costuma agradar a todos. Estas panquecas surgiram num destes últimos lanches quando me apetecia algo doce e fofo e foram aprovadas por todos - simples são viciantes e recheadas ainda melhor ...


Ingredientes:
- 1 chávena de farinha de trigo com fermento
- 5 colheres (sopa) de flocos de aveia
- 1 iogurte de aroma (usei morango)
- 1/2 chávena de leite
- 2 ovos
- 2 colheres (sopa) de açúcar amarelo (opcional)

* a chávena tinha a capacidade de 240ml

Bater as claras em castelo e juntar o açúcar até obter um merengue firme.
Triturar os restantes ingredientes com a varinha mágica até obter um creme homogéneo. Envolver delicadamente as claras. Untar uma frigideira anti-aderente com um pouco de óleo e retirar o excesso com um papel de cozinha. Colocar colheradas e quando começar a formar bolinhas na superfície, virar e deixar cozer do outro lado. Repetir até acabar a massa. A mim rendeu-me oito panquecas e servi algumas simples e outras com doce de ameixa caseiro.


sábado, 28 de maio de 2016

Curd de laranja ... ou coalhada de laranja


A receita de hoje é um creme delicioso com sabor a laranja que fica perfeito para acompanhar crepes, panquecas, gelados, rechear bolos e até cobrir um cheesecake. As suas utilizações são infinitas e posso-vos dizer que fica óptimo como recheio de um bolo de chocolate ou como base para um gelado como este aqui (basta substituir o tipo de curd).


Ingredientes:
- 2 laranjas
- 2 ovos
- 30g de margarina
- 80g de açúcar (pode variar consoante a doçura das laranjas)
- 1 colher (sopa) de amido de milho

Coloque num tacho os ovos batidos, o açúcar, a margarina, o amido de milho, o sumo das duas laranjas e a raspa de uma laranja. Envolva bem o preparado e leve ao lume brando, mexendo sempre até engrossar. Retire do lume, coe e coloque num frasco, previamente esterilizado (ferver em água durante 10 minutos).
Deixar arrefecer completamente e conservar no frigorífico.

sexta-feira, 27 de maio de 2016

Frango no churrasco ... para chamar o verão


Frango no churrasco, quem lhe resiste?
A verdade é que uma das iguarias portuguesas mais conhecidas pelo mundo fora não são os vinhos, pastéis de Belém ou o bacalhau. Mas sim um prato tão simples mas que por vezes se torna tão difícil de conseguir - o Frango no Churrasco. Conheço pessoas que quando vêm a Portugal, têm de passar pela churrascaria, como se de um monumento histórico se tratasse e comer o belo do frango. E, tal como em muitos pratos, o segredo está mesmo no molho (e também na forma como se assa, deixando o frango suculento). 
Cá em casa já experimentamos várias churrasqueiras mas acabamos por comprar sempre na mesma por causa do seu molho delicioso. E a procura pela receita desse dito molho tem sido uma constante cá em casa, tentando conseguir algo parecido para nos satisfazer naqueles dias em que apetece acender as brasas e passar um bom momento no jardim, em convívio, sem sair de casa. 
A receita que vos deixo aqui hoje foi o resultado de várias receitas testadas e adaptadas, uma receita bem parecida com a receita que tanto procurávamos e que nos deixou completamente satisfeitos. 



Ingredientes:
- frango 
- 1 copo de óleo (mal cheio)
- 2 folhas de louro médias
- 2 dentes de alho picados
- 3 colheres (sopa) de vinho branco
- 1 colher (chá) de colorau
- umas gotas de sumo de limão
- sal e molho piri-piri qb

Tempere o frango com sal e leve a assar na brasa.
Para o molho, leve ao lume todos os ingredientes e deixe ferver cerca de 5 a 10 minutos para apurar. Rectifique os temperos e mantenha o molho quente até à hora de servir. Quando o frango estiver pronto, pincele generosamente com o molho e sirva de seguida acompanhado por batatas fritas ou arroz e salada - para ser mais leve :)

quinta-feira, 26 de maio de 2016

Bolo de bolacha light ... com queijo quark


Gosto muito de bolo de bolacha, não o tradicional com creme de manteiga mas aquele que leva natas e leite condensado. No entanto, ando a evitar, sempre que possível, as calorias a mais e como tal, desta vez resolvi dar uma nova volta ao bolo de bolacha que tanto gosto e deliciar-me na mesma com aquele sabor delicioso a café. O sabor não é igual ao tradicional, aliás até é bem diferente, mas fica muito agradável e perfeito para quem é um coffee lover :)
Uma sugestão a pensar neste feriado e no fim de semana que se aproxima ...


Ingredientes:
- 250g de queijo quark
- 4 claras
- 5 colheres (sopa) de açúcar amarelo (pode aumentar ou diminuir, consoante o gosto )
- 3 folhas de gelatina
- café forte qb
- caramelo líquido qb (opcional mas eu gosto bastante)
- bolacha maria ou outra a gosto qb

Comece por demolhar as folhas de gelatina em água fria durante 5 minutos, escorra-as e leve a derreter no microondas durante cerca de 10 segundos. Reserve. 
Bata as claras em castelo e junte aos poucos o açúcar até obter um merengue firme. Bata o queijo até ficar cremoso e junte-lhe uma colher de sopa de caramelo líquido e 2 a 3 colheres de sopa de café. Envolva as claras em castelo com cuidado e depois envolva a gelatina derretida (se esta ainda estiver quente, junte primeiro um pouco do creme à gelatina para a temperar e só depois a envolva no creme). 
Forre uma forma com película aderente para ser mais fácil de desenformar e depois coloque uma camada do creme. De seguida, coloque uma camada de bolacha embebida em café, outra camada de creme e assim sucessivamente até acabar os ingredientes (a última camada deve ser de creme). Leve ao frigorífico para solidificar. Na hora de servir, desenforme e cubra com caramelo líquido.

Nota:
- pode substituir o açúcar por adoçante, embora eu prefira o açúcar. A quantidade também é um pouco a gosto, consoante goste de doces bem doces ou não, este assim fica doce mas sem exageros.

quarta-feira, 25 de maio de 2016

Parodontax - um dentífrico diferente

E cá estou eu outra vez no mesmo dia ... coisa rara :)
Eu sou uma pessoa que não gosta de falar por falar, aliás, por vezes é preciso mesmo arrancar palavras da minha boca. No entanto, existem tópicos que gosto de falar, especialmente quando podem vir a ajudar alguém. Por essa razão, hoje trago-vos um tema que embora não seja culinário, acaba por estar ligado - a higiene oral.

Já vos falei desta marca aqui mas nunca é de mais relembrar quando os produtos são bons, até porque para minha sorte, acabei por ser escolhida novamente para experimentar esta pasta de dentes e agora, depois de meses de utilização, já consigo ter uma opinião formada bem mais consistente.

Eu sempre tive um problema ao escovar os dentes - sangrava um pouco de vez em quando - mas sempre associei ao tipo de escova de dentes que poderia não ser a mais adequada. E, como no meu caso não era regular, nunca me debrucei sobre o assunto. No entanto, existem pessoas a quem este problema é um grande transtorno. Não sei se sabiam mas o sangramento gengival é um dos primeiros sintomas da doença das gengivas. 

Imagem retirada da net, do site parodontax.pt

Como já referi, este mês tive a sorte de ser novamente escolhida para participar numa campanha de experimentação pela Youzz, de uma pasta de dentes que dizia ser bastante eficaz na correcção deste problema (algo que eu já tinha comprovado). Estou a falar da PARODONTAX, uma pasta de dentes que visa combater o sangramento gengival, muitas vezes esquecido por todos nós (podem saber mais informações aqui). 
Depois de vários meses de experimentação, lá cheguei às minhas conclusões e posso agora afirmar que passou a ser a minha pasta de dentes.


Posso realçar como pontos positivos que:
- o sangramento desapareceu durante a escovagem (no meu caso é pequeno)
- a eficácia prometida foi conseguida
- a sensação de limpeza no final da lavagem (parece que saímos do dentista)
- a sensação de frescura (sem exageros)

Já os pontos negativos são:
- o sabor (tem um sabor salgado inicialmente mas como em tudo, primeiro estranha-se e depois entranha-se, e posso garantir que ao fim de 7 dias, o sabor estranho desaparece por completo )
- o preço excessivo para a maior parte da população ( cerca de 8€ )


Concluindo, aconselho vivamente a experimentarem este dentífrico caso sofram deste problema,  que embora não seja grave pode levar a problemas bem sérios futuramente e irreversíveis como a queda de dentes. Eu passei a utilizar este produto sempre que vejo as gengivas a mudarem de tonalidade e até hoje deixei de ter o problema.


#Parodontax
#youzz

Bifes de frango pizzaiola


Este mês foi o mês dos desafios e este é já o quarto em que participo. Eu adoro desafios e a oportunidade de me pôr à prova e aprender sempre algo novo. Como amante de doces que sou, todos os desafios acabaram por ser bem docinhos mas como ando numa fase de me aventurar mais pelos tachos e panelas, não podia deixar de terminar este leque com algo salgado e bem saboroso, diria mesmo guloso. 
Este desafio foi lançado pelo grupo do facebook Cantinho das cozinheiras, em que nos é proposto escolher uma receita de um blog proposto pelo grupo e confeccioná-la. Sendo assim, o blog escolhido foi o Fast n´Easy da Ana Jorge e a receita que escolhi foi um dos pratos que já andava para fazer há imenso tempo e quando o vi lá no blog fiquei logo com a certeza de qual a receita escolhida.  Um prato de frango com sabor a pizza, ligeiramente adaptado (não consigo evitar), quem consegue resistir? Eu não, especialmente com aquele queijo a derreter :D


Ingredientes:
- 800g de frango (em bifes)
- 1 fio de azeite
- queijo ralado qb
- oregãos
- sal e pimenta qb
- 1 cebola
- 2 dentes de alho
- 1 lata de tomate pelado
- vinho branco qb
- 1 pitada de açúcar


Comece por preparar o molho. Leve ao lume um tacho com um fio de azeite, a cebola e os alhos picados. Deixe amolecer a cebola e junte-lhe o tomate, o vinho, o sal, pimenta e oregãos. Deixe refogar em lume brando durante cerca de 15 minutos. Junte uma pitada de açúcar e rectifique os temperos. Triture com a varinha mágica e reserve.

Tempere o frango com sal e pimenta e grelhe numa frigideira com um fio de azeite. Coloque-os numa travessa de forno, cubra com o molho de tomate e polvilhe generosamente com o queijo ralado. Para finalizar, polvilhe com oregãos e leve a gratinar no forno até o queijo derreter e alourar ligeiramente. Sirva de seguida acompanhado com uma salada.

Fast n' Easy


terça-feira, 24 de maio de 2016

Salada de coelho com pimentos assados


Com o aproximar do verão começa a saber bem o consumo de mais saladas, refeições leves, rápidas e saborosas que sabem muito bem num dia de calor. mas embora o calor ande desorientado, os jantares cá em casa tendem a ser mais à base de saladas e refeições leves a partir de agora. Como tal, deixo-vos aqui uma sugestão muito agradável para experimentarem um dia destes ...



Ingredientes:
- alface
- cenoura 
- tomate
- pepino
- cebola
- pimento assado
- coelho grelhado
- azeitonas
- azeite, vinagre e sal para temperar

Coloque num prato uma camada de alface cortada em juliana, cenoura ralada, tomate e pepino em rodelas finas e cebola cortada em meias luas. Tempere com o azeite, vinagre e sal (não costumo colocar). Mexa para envolver bem o molho e coloque por cima o pimento assado em tiras, as azeitonas e o coelho cortado em pedaços grosseiros. Sirva de seguida.

Para o coelho grelhado, tempere o coelho com vinho branco, sal, pimenta, colorau, alho picado e tomilho fresco. Deixe repousar um pouco (deixei 30 minutos) e depois leve ao lume num grelhador (sem gordura), pincelando com a marinada várias vezes para dar gosto ao coelho e deixar a carne suculenta. 

Para os pimentos assados, basta lavar, secar e levá-los inteiros a um grelhador até a pele ficar queimada por ele todo. Nessa altura, coloque-os num saco plástico, feche e deixe uns minutos. Desta forma a pele do pimento sai mais facilmente. Retire toda a pele, corte em tiras e retire as semente do seu interior.

Notas:
- caso tenha a possibilidade de fazer na brasa fica ainda melhor.
- se não gostar de coelho, pode substituir por frango que fica igualmente deliciosa.

segunda-feira, 23 de maio de 2016

Ovos mexidos com alheira e salsa


Hoje a receita é mais um petisco de fim de semana, um prato que serve para um jantar leve ou uma entrada e que geralmente todos gostam. Uma receita que adorei (mas eu sou suspeita porque não resisto a alheira) e que já entrou para a lista de entradas a fazer mais vezes. Espero que gostem também.



Ingredientes:
- 1 alheira 
- 3 ovos
- salsa picada qb
- sal e azeite qb

Retire a pele à alheira e coloque-a numa frigideira com um fio muito pequeno de azeite. Cozinhe até a alheira largar a gordura. Junte-lhe os ovos batidos (ligeiramente temperados com sal) e deixe cozinhar, mexendo sempre até os ovos atingirem o ponto desejado. Junte a salsa picada, envolva bem e sirva quente, acompanhado com pão torrado.


domingo, 22 de maio de 2016

Vitela estufada com vinho tinto e bacon


Se há coisa que me tem irritado nos últimos tempos é mesmo a metereologia. Eu não sou velha mas já começo a ter vontade de dizer "no meu tempo" é que existiam estações, que sabíamos o que vestir ou despir, que podíamos contar com o S. Pedro. Agora é uma incerteza tal, num dia está sol e calor, de seguida está frio e chuva, já não se consegue sequer programar um fim de semana ao ar livre porque rapidamente os planos ficam estragados, que chatice.
Para compensar, deixo-vos aqui uma vitela estufada para vos reconfortar nestes dias, uma refeição que adoro :)



Ingredientes:
- 700g de carne de vitela em fatias
- 2 cenouras em rodelas
- 1 cebola cortadas em meias luas finas
- 150g de bacon fumado em tiras pequenas
- 150ml de água
- 250ml de vinho tinto
- 1 caldo de carne
- 1 raminho de alecrim
- 1 raminho de tomilho (usei em sementes)
- sal, pimenta e colorau qb
- 1 colher (sopa) de farinha
- 1 colher (sobremesa) de margarina
- 1 colher (sopa) de azeite

Num tacho, refogue a cebola no azeite. Quando a cebola estiver translúcida, junte o bacon e a carne. Deixe a carne ganhar cor e acrescente a cenoura e as ervas aromáticas. Tempere com sal, pimenta e colorau. Deixe refogar mais um pouco e incorpore a farinha e a manteiga, mexa e deixe cozinhar cerca de 2 minutos. Junte depois a água, o vinho e o cubo de caldo de carne. mexa bem e deixe cozinhar com o tacho tapado durante cerca de 40 minutos ou até a carne estar tenra. Rectifique os temperos e vá mexendo de vez em quando.
Sirva acompanhado com puré de batata ou batata cozida polvilhada com salsa fresca (o meu preferido) e uma salada.

sexta-feira, 20 de maio de 2016

Bifanas de Vendas Novas ... ou uma tentativa bem sucedida


Cá em casa os jantares de fim de semana são sempre simples, de preferência petiscos variados. Num destes últimos jantares de sábado, resolvi fazer uma antecipação das festas populares que se aproximam e tivemos direito a um belo caldo verde feito pela mãe, uns ovos com alheira (que irei publicar em breve) e estas belas bifanas no pão, que são simples de se fazer mas muito saborosas.
Depois de experimentar as bifanas à moda do Porto, foi a vez de experimentar as de Vendas Novas e na verdade são também bem saborosas e quando questionei os comensais cá de casa, não souberam dizer qual as melhores (já eu, preferi as do Porto, desculpem-me lá). Uma coisa é certa, foi receita que ficou para repetir e uma sugestão para os vossos jantares de fim de semana :)

desculpem as fotos mas com a pressa (ou melhor a fome) não consegui melhores 
Ingredientes:
- 600g de bifanas
- 3 dentes de alho
- 150ml de vinho branco
- 2 folhas de louro
- 1 colher (sopa) de margarina
- 2 colheres (sopa) de vinagre
- 1 colher (sopa) de colorau
- sal e pimenta qb
- 1 colher (sopa) de azeite
- mostarda qb

Bata a carne até ficar com umas bifanas bem finas (eu coloco-as entre duas folhas de película aderente e depois bato com o rolo da massa). Tempere com sal, pimenta, colorau, alho laminado, louro, vinagre e metade do vinho. Deixe marinar umas horas, tapado com papel de alumínio. 
Passado esse tempo, coloque as gorduras num tacho e frite as bifanas levemente, vá retirando e mantendo-as quentes. Quando estiverem todas fritas, junte ao tacho a marinada e o restante vinho, deixe levantar fervura e junte novamente as bifanas para apurarem. Rectifique os temperos e se ficar com pouco molho, junte mais vinho. Sirva as bifanas quentes no pão, barrado com mostarda.

quinta-feira, 19 de maio de 2016

Granola caseira - feita na frigideira em 5 minutos


Granola faz parte da minha alimentação há alguns anos mas ainda não me tinha aventurado a fazer em casa e geralmente comprava sempre uma que gosto bastante. No entanto, apesar de se apelidarem de comida saudável, quando fui ler o rótulo, assustei-me com a quantidade de gordura e açúcares adicionados e desde então, sempre que comia, sentia um pequeno peso na consciência (devo andar maluca). 
Por essa razão e com tanta gente a fazer a sua própria granola, resolvi também me aventurar neste novo mundo e depois de pesquisar um pouco, encontrei uma receita aqui para começar e como correu tão bem, acho que não vou parar mais e passei a colocar na lista de compras menos um produto :)
Esta receita pode ser feita com o que mais gostámos, no meio caso foi com o que tinha na despensa, e gostei bastante do resultado final, uma delícia com iogurte natural :) 


Ingredientes:
- 1 chávena de flocos de aveia (a minha tinha 230ml)
- 1 colher (sopa) de óleo
- 1 colher (sopa) de mel
- 2 colheres (sopa) de coco ralado
- 1 colher (sopa) de sementes de linhaça
- 1 colher (sopa) de sementes de sésamo
- 1 colher (sopa) de sementes de girassol
- 1/2 chávena de frutos secos a gosto (usei amêndoa, avelã, amendoim, sultanas e papaia desidratada)
- 1 pitada de canela

Comece por aquecer uma frigideira com o óleo, junte as sementes, a aveia e os frutos secos duros (amêndoa, avelã e amendoim). Deixe "refogar" um pouco e junte depois o mel, mexendo sempre para envolver bem e deixe alourar ligeiramente (sem queimar). Retire do lume e junte a canela, o coco e as restantes frutas. Envolva bem e deixe arrefecer por completo, Guarde num frasco de vidro para se conservarem crocantes.

Notas:
- Partindo da base de aveia, óleo e mel, pode depois juntar os ingredientes que mais gostar e fazer diversas combinações (com especiarias, cacau, outros frutos ...).
- Parti os frutos secos rijos ao meio para ser mais fácil de comer.
- Se gostarem da granola doce, aumente para 2 colheres de mel. Eu como utilizei frutos desidratados e como estes são já doces, não gosto de ter demasiado açúcar na restante granola. 

quarta-feira, 18 de maio de 2016

Arroz de feijão branco - aproveitamento de arroz cozido


Cá em casa nunca se desperdiça nenhum alimento e por isso tentamos sempre dar uma solução para aqueles restos que sobram. Desta vez, depois de uma bela feijoada feita pela minha mãe para um almoço de domingo em família, sobrou uma dose generosa de arroz branco e como não me apetecia comer arroz simplesmente aquecido, resolvi lhe dar uma volta e fazer algo novo com os restos velhos :) Esta é uma solução que faço muitas vezes por aqui e todos gostámos bastante. Mas o melhor é mesmo passar à receita ...


Ingredientes:
- arroz branco cozido
- cebola picada
- alho picado
- um fio de azeite
- feijão cozido
- polpa de tomate
- vinho branco
- louro e picante
- 1 cubo de caldo de carne (opcional)

Comece por refogar a cebola, alho e louro num fio pequeno de azeite. Quando a cebola amolecer, junte o feijão, o caldo de carne, a polpa de tomate, o vinho e tempere. Deixe refogar um pouco e acrescente água suficiente para ficar com um arroz malandro. Deixe ferver cerca de 10 minutos para a água ganhar gosto e junte o arroz, rectifique os temperos e deixe apurar mais um pouco. Sirva de seguida, acompanhado com carne grelhada.

Para a carne grelhada, tempere-a com sumo de limão, alho picado, louro, sal e pimenta. Deixe repousar um pouco e leve a grelhar numa frigideira antiaderente sem adição de gordura. Quando estiver cozinhado de ambos os lados, retire e junte um pouco de vinho branco e água (em partes iguais) na frigideira e deixe apurar um pouco, mexendo sempre com uma colher para retirar os sucos da carne que ficaram na frigideira. Verta sobre a carne.

terça-feira, 17 de maio de 2016

Donauwelle Torte


Hoje a receita que vos trago é o que eu chamo de bomba calórica (mesmo eu tendo reduzido consideravelmente nas gorduras e açúcar). Por isso, se estiverem de dieta olhem só para as fotos, ok?
Como sabem a Lia do blog Lemon & Vanilla e a Susana do blog Basta Cheio têm um desafio a decorrer todos os meses, o Sweet World, um desafio mesmo do meu agrado, não fosse eu uma gulosa e adorar fazer tudo o que é doce.
Então, para a 4ª edição do Sweet World, foi escolhido para fazermos um bolo de origem alemã e austríaca, o Donauwelle Torte. O seu nome significa "ondas de Danúbio" devido ao efeito ondulado do seu interior e às ondas marcadas na cobertura, que nos remete para as águas turbulentas do Rio Danúbio.
É um bolo de grande impacto visual, bem elegante, com diversas cores e texturas. É composto por 3 camadas: o bolo, o creme e o chocolate na cobertura, sendo tradicionalmente servido em quadrados.



Já tinha este bolo em lista de espera há imenso tempo mas como não sou fã de cerejas em calda, fui deixando passar a oportunidade de o fazer. Ao ser o desafio deste mês, lá tive de pôr as mãos na massa e o fazer. Apenas me arrependo é de não o ter feito mais cedo porque, ao contrário do que pensava, as cerejas dão um toque final ao bolo delicioso.
Gostei muito de fazer este bolo que embora pareça complicado é muito simples de se confeccionar. O único problema que tive foi mesmo na consistência do creme que não ficou tão firme quanto eu desejava mas mesmo assim óptimo. Em relação ao formato, optei pelo redondo em vez do tradicional quadrado apenas por não ter uma forma de tamanho pequeno quadrada, no entanto gostei também do seu visual assim.
O defeito que posso apontar é mesmo o seu valor calórico mas para isso eu resolvi alterar um pouco a receita e torná-lo mais aceitácel e menos pesado e enjoativo (e ainda bem que o fiz). Um bolo que fez sucesso por cá, especialmente comigo que comi mais do que devia :D



Receita adaptada daqui

Ingredientes para o bolo:
- 3 ovos
- 120ml de leite magro
- 230g de farinha com fermento
- 80g de açúcar
- 5 colheres (sopa) da calda das cerejas
- 2 colheres (chá) cheias de cacau
- 400g de cerejas em calda

Ingredientes para o creme:
- 2 ovos
- 300ml de leite magro
- 60g de amido de milho
- 80g de açúcar
- 1 colher (sobremesa) de aroma de baunilha
- 50g de manteiga magra à temperatura ambiente

Ingredientes para a cobertura:
- 100g de chocolate de culinária (quanto maior a % de cacau, melhor)
- 50ml de leite magro


Comece por preparar o creme.
Leve ao lume um tacho com o leite, o açúcar e a baunilha até aquecer. Misture os ovos com o amido de milho e junte-lhes duas a três colheres de sopa de leite quente, mexendo rapidamente para os ovos não cozerem. Junte esta mistura ao tacho com o leite e vá mexendo sempre até o creme engrossar, com o lume no mínimo. Retirar do lume, transferir para um recipiente e tapar com película aderente junto da superfície do creme. Deixar arrefecer por completo. 

Entretanto comece a preparar o bolo. Pré-aquecer o forno a 180º e forrar uma forma com papel vegetal ( a minha era redonda com 21 de diâmetro).
Colocar a escorrer as cerejas para um recipiente.
Bater os ovos com o açúcar até ficar um creme claro e fofo. Com a batedeira no mínimo, acrescente alternadamente a farinha, o leite e a calda das cerejas.
Coloque 2/3 da massa na forma e à restante massa, acrescente o cacau e misture bem. Verta com cuidado sobre a massa que está na forma e alise levemente. Espalhe as cerejas em calda. Leve ao forno até a massa estar cozida e o teste do palito sair seco. Retire do forno, desenforme e deixe arrefecer por completo.

Quando o bolo já estiver frio, bata o creme com a batedeira e vá juntando a manteiga até obter um creme aveludado.
Forre a forma que fez o bolo com película aderente. Coloque lá dentro o bolo e por cima deste verta o creme, alisando bem a superfície. Leve ao frio pelo menos uma hora. 

Para a cobertura, derreta o chocolate com o leite no microondas, mexendo de 30 em 30 segundos para o chocolate não queimar. Quando estiver quase derretido, vá mexendo sempre para arrefecer e acabar de derreter o chocolate. 
Retire o bolo do frio e verta o chocolate por cima. Vá virando por partes e alisando para não correr o risco do chocolate solidificar. Com um garfo desenhe ondas no chocolate e leve novamente ao frio. Quando o chocolate endurecer, desenforme e mantenha o bolo no frigorífico até à hora de servir. 

e esta fatia deixo para vocês ...

4º edição do desafio Sweet World, dos blogs Lemon & Vanilla e Basta Cheio - "Donauwelle Torte"


segunda-feira, 16 de maio de 2016

Tarte gelada de vinho do porto, caramelo e nozes ... para um desafio açoriano



Como já se aperceberam, eu sou uma autêntica gulosa, não por doces em especial mas por tudo o que é comestível e bem saboroso. O gosto pela cozinha tem vindo a crescer dia após dia e como tal cada vez mais gosto de me sentir desafiada. Quando a Elisabete do blog Cozinha 100 segredos, lançou mais um desafio, eu não tinha como deixar passar e logo percebi que tinha de pensar em algo. A particularidade deste Desafio Açoriano era confeccionar uma receita com um ingrediente escolhido pela anfitriã e este ser de origem açoriana. Pois bem, a Elisabete escolheu para mim as bolachas e eu como já andava super curiosa para experimentar as "mulata dos Açores", vi aqui a oportunidade para as procurar e provar (e olhem que não foi fácil encontrar).


E, para participar no desafio, deixo-vos uma tarte gelada para os dias quentes que vêm por aí ... espero que gostem tanto como nós gostámos :) 


Ingredientes:
- 200g de bolacha (eu usei mulata dos açores)*
- 3 ovos
- 3 colheres (sopa) de açúcar
- 200ml de natas
- 3 colheres (sopa) de vinho do porto
- caramelo líquido
- leite qb
- nozes qb (eu usei cerca de 20 nozes)
- 2 colheres (sopa) de açúcar amarelo
- 1 colher (chá) de manteiga


Bata as natas com 2 colheres de açúcar até ficarem firmes. Junte as gemas e o vinho do porto e continue a bater até obter um creme homogéneo. Bata as claras em castelo com a restante colher de açúcar. Envolva no creme anterior. 
Forre uma forma com película aderente, forre o fundo da forma com as bolachas demolhadas levemente em leite, verta o creme por cima e leve ao congelador até solidificar.

Entretanto prepare a cobertura: leve ao lume uma frigideira com a manteiga e o açúcar, deixe ganhar um pouco de cor e acrescente o miolo de nozes. Deixe estar um pouco no lume até estarem todas envolvidas, verta para uma folha de papel vegetal ou silicone e deixe arrefecer. Parta com uma faca em pequenos pedaços e reserve.
Quando a tarte estiver solidificada, verta uma camada generosa de caramelo líquido por cima e polvilhe com as nozes caramelizadas, pressione um pouco e leve novamente ao congelador até à hora de servir. 

* As bolachas Mulata dos Açores são uma espécie de bolacha maria mas de chocolate, doces no ponto certo e muito saborosas, perfeitas para comer simples, molhadas no leite ou em sobremesas. Posso dizer que estas bolachas ganharam fãs cá em casa :)
imagem retirada daqui


sábado, 14 de maio de 2016

Risotto de alheira e espinafres


Se existe uma cozinha de que gosto muito é da italiana. Pizzas, massas e mais recentemente risottos fazem as minhas delícias e por sorte, o pessoal cá de casa partilha o meu gosto gastronómico neste ponto. Sendo assim, os risottos têm saído várias vezes e este foi apenas mais uma versão, com sabores bem portugueses e com um dos meus enchidos preferidos - a alheira. 

Ingredientes (para 3 pessoas):
- 1 alheira de caça de qualidade
- espinafres qb
- 1 cebola picada
- 2 dentes de alho picados
- um fio de azeite
- arroz para risotto (ou carolino)
- 1 caldo de galinha
- vinho branco qb
- sal e picante qb
- queijo ralado qb

Comece por retirar a pele da alheira e cortar em rodelas. Numa frigideira antiaderente quente, coloque 6 rodelas de alheira e aloure de ambos os lados. Deixe a escorrer em papel absorvente e reserve.
Coloque um tacho ao lume com água suficiente para o risotto e dissolva o caldo de galinha, mantendo este líquido quente. Noutro tacho, comece por refogar num fio de azeite a cebola e o alho. Quando a cebola ficar transparente, junte o arroz e mexa. Verta o vinho e deixe evaporar. Junte então a restante alheira desfeita e um pouco do caldo de galinha. Mexa e deixe evaporar a água, junte as folhas de espinafres e mais caldo, mexendo de vez em quando. Vá repetindo esta operação até o arroz estar cozido. Rectifique os temperos e envolva o queijo ralado. Deixe repousar cerca de 5 minutos e sirva de seguida, acompanhado com as rodelas de alheira que reservou.

  

sexta-feira, 13 de maio de 2016

Mousse de morango light (sem adição de açúcar)


Quantos de nós já andou às turras com a balança, sejam quilos a mais, roupa que não assenta bem, pneuzinho que não combina com o bikini, ...  As razões são diversas mas a realidade é que cada vez mais nos preocupamos com o corpo e com a saúde. Por isso mesmo, cá em casa tem vindo a crescer a necessidade de fazer receitas mais saudáveis que possam equilibrar a balança e nos retirar algum peso na consciência sempre que esbarramos com uma tentação calórica.
A receita que vos deixo hoje é daquelas bem leves, que permite variar nos aromas e ter sempre algo diferente para apresentar. Além disso, permite gastar mais umas claras que tenham perdidas pelo congelador e preparar uma mousse bem leve que de certeza vai agradar a todos e, quem sabe, uma sugestão para testarem já este fim de semana que se aproxima :)


Ingredientes:
- 1 embalagem de gelatina de morango (usei light)
- 4 claras 
- morangos frescos
- sumo de limão
- adoçante a gosto (não usei)

Prepare a gelatina conforme as instruções da embalagem, diminuindo apenas a quantidade de água para 250ml (no total). Deixe arrefecer por completo (ela vai começar a querer solidificar, quando estiver com uma consistência parecida com um xarope, está pronta a utilizar).
Bata as claras em castelo bem firme e envolva-as na gelatina com cuidado. Verta para taças individuais ou uma taça grande e leve ao frio até solidificar.
Entretanto leve ao lume os morangos com o sumo de limão e adoçante a gosto se quiser e deixe cozinhar até formar uma calda grossa. Retire do lume, deixe arrefecer e  cubra a mousse. Sirva bem fresca.

- Se quiser, em vez da calda de morangos, pode servir com os morangos frescos, cortados em cubos.
- Se gostar de uma mousse mais cremosa, faça a gelatina com 300 a 350ml de água (no total).

quarta-feira, 11 de maio de 2016

Bolo de limão e lemon curd


Com tantos limões por cá, tenho que arranjar sempre formas de os gastar ... sim, porque não podemos viver só de limonadas, não é? 
Este bolo, baixinho como uma tarte, de massa fofa e bem aromática, ficou bastante agradável e perfeito para acompanhar um chá gelado ou café. Um bolo bem fresco, perfeito para os dias quentes que irão vir, haja esperança ...



Ingredientes:
- 1 limão
- 30g de margarina
- 160g de açúcar
- 120g de farinha com fermento
- 100ml de leite
- 3 ovos
- lemon curd


Bater o açúcar com a margarina e as gemas até obter um creme homogéneo. Juntar a raspa e o sumo de limão, o leite e a farinha, bater novamente. Bater as claras em castelo e envolver delicadamente. Verter para uma forma de tarte, previamente untada com margarina e polvilhada com farinha. Levar a cozer a 180º, até o teste do palito sair seco. Desenformar e deixar arrefecer. Cobrir com uma camada generosa de lemon curd e servir fresca. 
Fica óptima acompanhada por gelado de nata, chantilly ou iogurte grego.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...