segunda-feira, 29 de abril de 2019

Pescada frita com salada russa


Confesso que não sou uma grande fã de peixe mas existem pratos que adoro e pescada frita é um deles. Seja sob a forma de filetes ou em posta, aromatizados com bastante alho e limão, deixam-me sempre satisfeita e por vezes até fazemos a mais para umas sandes ao jantar, juntamente com umas folhas de alface e umas rodelas de tomate. 

Ingredientes:
- 4 a 5 batatas grandes
- 4 ovos
- 1 “mão” de ervilhas
- 1 cenoura
- maionese magra
- 8 postas de pescada para fritar (se forem grandes podem ser menos)
- sumo de 1 limão
- 3 dentes de alho picados
- sal e pimenta qb
- um pouco de leite
- farinha de milho qb
- óleo para fritar


Comece por limpar o peixe e tempere com o sumo de limão, os alhos, sal, pimenta e um pouco de leite. Deixe repousar pelo menos 30 minutos. 
Coza as batatas, as cenouras, as ervilhas e os ovos. Depois de tudo cozido, corte em cubos. Numa travessa de ir à mesa coloque todos os ingredientes cozidos e envolva-os num pouco de maionese. Caso queira, pode preparar esta salada de véspera e guardar no frigorífico. Na hora de servir, retire cerca de 30 minutos a 1 hora antes do frio. 
Depois do peixe marinado, passe-o pela farinha e frite em óleo bem quente. Depois de fritas e alouradas de ambos os lados, retire e deixe a escorrer sobre papel absorvente para retirar o excesso de gordura. Sirva-o com umas rodelas de limão e acompanhe com a salada russa.


sexta-feira, 26 de abril de 2019

Torta de laranja


Existem receitas tão conhecidas em Portugal que mal se fala nelas as pessoas logo dizem: "adoro". E depois existem pessoas (uma espécie de extraterrestres como eu) que aparecem e dizem: "acreditas que nunca provei?". Pois, a torta que trago hoje foi uma dessas receitas, algo que sempre quis fazer e provar mas sempre adiava. Mas um dia destes, lá meti a mão na massa e fiz a dita cuja, finalmente. A receita encontrei-a no blog "O diário da Inês", adaptei-a ligeiramente para o nosso palato menos adocicado e voilá, adorei o sabor, especialmente no dia seguinte. Será concerteza uma receita para repetir mais vezes.

Ingredientes:
- 6 ovos
- 1 laranja grande (sumo e raspa)
- 200g de açúcar
- 1 colher (sopa) de farinha
- 1 colher (sopa) de manteiga derretida

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Forre tabuleiro com papel vegetal e depois unte com manteiga e polvilhe com açúcar.
Bata os ovos com o açúcar, junte o sumo e raspa de laranja e bata mais um pouco. Junte a farinha e a manteiga e bata apenas para incorporar. Verta o preparado na forma e leve a assar durante cerca de 20 minutos (mas convém verificar, não esquecendo que esta é uma tarte húmida por isso o teste do palito nunca irá sair completamente seco, eu acabei por deixar passar um pouco do ponto).
Depois de cozida, vire-a para um pano polvilhado com açúcar e enrole. Deixe arrefecer ainda com o pano por cima e só depois de fria, passe para o prato de servir.   


quinta-feira, 25 de abril de 2019

Queijadinhas de leite


A páscoa já passou, é tempo de começarmos a pensar na dieta já que o verão está a chegar mas pronto, de vez em quando temos de pecar um bocadinho não acham?. E como hoje é dia 25 (dia de mais um desafio no grupo de facebook "cantinho das cozinheiras", a contemplada para o mês de abril foi a Mary. Ao percorrer o seu blogue "O meu refúgio culinário", resolvi testar estas queijadinhas, não fosse eu uma fã deste tipo de docinho. De confeção muito simples só têm o defeito de se untar as forminhas, mas vale a pena já que ficam muito agradáveis em termos de sabor e acompanham muito bem o cafézinho a meio da tarde. Espero que gostem ...


Ingredientes:
- 500ml de leite
- 2 ovos \
- 150g de açúcar (na receita original leva 300g)
- 100g de farinha
- 50g de manteiga

Comece por untar forminhas pequenas com manteiga e polvilhe com farinha. pré-aqueça o forno a 180ºC.
Bata os ovos com o açúcar. Junte a manteiga derretida, depois a farinha e por fim o leite. Verta o preparado pelas forminhas e leve ao forno até estar cozido (cerca de 20 minutos). Depois de cozidas, deixe arrefecer um pouco e desenforme coma  ajuda de uma faca. Polvilhe com canela e se gostar também com açúcar em pó.



segunda-feira, 22 de abril de 2019

Salada russa com chouriço


Olá a todos, espero que tenham tido uma Páscoa cheia de alegrias e muitas gulosices. Mas como tudo que é bom acaba, vamos lá começar a pensar na dieta do verão, com receitas leves e frescas. E hoje trago-vos algo perfeito para estes dias que começam a aquecer, uma salada russa com chouriço, uma refeição bem económica e saborosa. Espero que gostem ... 

Ingredientes:
- batatas
- ovos
- ervilhas
- cenoura
- pimento vermelho (de preferência assado)
- chouriço de carne (de qualidade)
- azeitonas picadas grosseiramente
- salsa fresca picada
- maionese magra

Comece por cozer as batatas, as cenouras, as ervilhas e os ovos (caso use pimento fresco adicione-o ao tacho quando as batatas estiverem quase prontas). Depois de tudo cozido, corte em cubos e reserve.
Numa frigideira, frite (sem adicionar gordura) o chouriço em rodelas. Reserve.
Numa travessa de ir à mesa coloque todos os ingredientes cozidos, o chouriço, a salsa, as azeitonas e um pouco de maionese. Envolva bem, decore a gosto e sirva de seguida. Caso queira, pode preparar esta salada de véspera e guardar no frigorífico. Na hora de servir, retire cerca de 30 minutos a 1 hora antes do frio.


terça-feira, 16 de abril de 2019

Pudim de queijo


Eu adoro pudim, disso não tenho dúvidas. Desde miúda sempre foi a minha sobremesa de eleição (e para quem nasceu na década de 80 deve lembrar-se de ver pudins em todo o lado, era mesmo a sobremesa que todos adoravam). No entanto, houve uma altura em que deixei de os comer por começar a achar que eram demasiado doces para a minha alimentação (que tinha sido ligeiramente adaptada ao modo saudável).
Depois a minha vontade de comer pudim voltou e hoje em dia reduzo bastante no açúcar da mistura, deixando o caramelo fazer a sua principal função de adoçar. Sendo assim, todos passamos a adorar novamente os pudins cá em casa e volta e meia lá sai mais um. Desta vez, para gastar uns triângulos de queijo escondidos no frigorífico, saiu este pudim que simplesmente adoro por não o achar nada enjoativo. Espero que gostem também e quem sabe o experimentem já para a mesa da Páscoa, uma vez que ele nada tem de enjoativo e fica tão bom ... 


Ingredientes:
- 3 ovos
- 5 queijinhos triângulo
- 400ml de leite
- 1 colher (sopa) cheia de amido de milho
- 3 a 4 colheres (sopa) de açúcar (uso sempre 3 mas se forem gulosos aumentem)
- caramelo líquido qb

Bata os queijinhos com o açúcar, junte os ovos e bata mais um pouco. Dissolva o amido de milho no leite e acrescente ao preparado anterior, misturando bem.
Unte uma forma de pudim com o caramelo líquido, verta o preparado e leve a cozer em banho-maria na panela de pressão, contando 20 minutos a partir do momento que comece a girar a válvula.
Depois de cozido, retire a pressão à panela, tire a forma e deixe arrefecer completamente. Guarde no frigorífico e desenforme só depois de estar frio (eu costumo deixar no frio durante a noite e desenformo no dia seguinte).
Caso não tenha panela de pressão, pode cozer em banho-maria no forno, a 180º, até que esteja cozido. 


segunda-feira, 15 de abril de 2019

Bolo da Páscoa ... um folar da Guarda


Continuando a saga das receitas da Páscoa, hoje deixo-vos mais uma, um folar doce. 
Embora se desconheça ao certo a origem do folar da Páscoa, conta a lenda que numa aldeia portuguesa, uma jovem chamada Mariana tinha o grande sonho de se casar cedo. Para tal, rezava todos os dias a Santa Catarina. Como resposta ao seu pedido, logo lhe surgiram dois pretendentes jovens e belos: um fidalgo rico e um lavrador pobre. Com dificuldade em escolher, Mariana voltou a rezar a Santa Catarina para que lhe ajudasse a fazer tão difícil escolha. Chegado o dia da decisão, enquanto ambos os jovens se deslocavam até a casa de Mariana, não conseguiram evitar e começaram a lutar ferozmente pela mão da jovem. Ao saber da notícia, Mariana correu até eles e para terminar a luta soltou o nome de Amaro, o jovem lavrador. Logo o jovem fidalgo ameaçou matar o pretendente de Mariana no dia do seu casamento.   
Chegada a véspera do Domingo de Páscoa, a jovem continuava apavorada com medo de perder o seu noivo e voltou a rezar a Santa Catarina, cuja imagem lhe sorriu. Como agradecimento, a jovem deixou junto do altar um ramo de flores e regressou a casa. Quando chegou a casa, encontrou na mesa um grande bolo com ovos inteiros, rodeado das mesmas flores que tinha deixado no altar. Intrigada com tal oferenda, foi logo a correr contar a Amaro e este diz-lhe que também tinha recebido a mesma oferenda. Pensando ter sido um presente do fidalgo, logo lhe foram agradecer mas também este recebeu o mesmo bolo. Desconhecendo de onde surgira tamanha oferta de paz, logo Mariana se convenceu que teria vindo de Santa Catarina.
Este bolo começou a ser chamado de folore, sendo mais tarde dado o nome de folar e se tenha tornado o maior símbolo da Páscoa de norte a sul do país, celebrando a paz e a reconciliação entre todos. Como tradição pascal, é comum o afilhado oferecer à sua madrinha um ramo de violetas, retribuído depois por ela no domingo de Páscoa com um folar. 

Lenda ou não, com tantos folares no nosso país, com ingredientes diferentes de norte a sul, todos têm em comum a sua presença assídua na mesa da Páscoa, quer seja para receber "o senhor" através da visita do compasso, quer seja para receber a família neste dia de paz e reconciliação. E hoje, a minha viagem passa pela área da Guarda e traz até à mesa da Páscoa o típico Bolo da Páscoa, algo que nunca tinha provado mas que ficou aprovado dado o seu delicioso aroma que fica tanto no palato como na cozinha enquanto coze. A receita veio inspirada daqui. Espero que gostem desta receita.
Amanhã temos nova receita alusiva à Páscoa, não se esqueçam de passar por cá ...   


Ingredientes:
- 500g de farinha de trigo
- 3 ovos
- 90ml de azeite
- 100g de açúcar
- 1 laranja (raspa e sumo)
- 1 colher (chá) de canela em pó
- 10g de fermento de padeiro fresco
- 30ml de aguardente
- açúcar em pó para polvilhar

Comece por dissolver o fermento de padeiro no sumo de laranja. Coloque os ingredientes líquidos na cuba da máquina de fazer pão e depois os secos. Programe amassar e levedar. Depois de terminar o programa, retire a massa e molde dois bolos (eu desta vez fiz apenas um grande). Deixe levedar mais 30 minutos no tabuleiro do forno (tapado com um pano). Passado esse tempo, faça um corte em cruz na superfície de cada bolo, pincele com leite e polvilhe com açúcar em pó. Leve a assar a 180ºC (forno pré-aquecido) até que a massa coza e doure. Deixe arrefecer sobre uma grelha.

Caso não tenha uma máquina de fazer pão:
Coloque todos os ingredientes secos numa bacia, misturando-os bem. Abra uma cavidade no centro e coloque aí os ingredientes líquidos. Amasse muito bem até obter uma massa elástica. Deixe levedar em local quente até que triplique o volume, coberto com um pano. Depois de levedado, retire a massa e molde dois bolos. Deixe levedar mais 30 minutos no tabuleiro do forno (tapado com um pano). Passado esse tempo, faça um corte em cruz na superfície de cada bolo, pincele com leite e polvilhe com açúcar em pó. Leve a assar a 180ºC (forno pré-aquecido) até que a massa coza e doure. Deixe arrefecer sobre uma grelha.


sexta-feira, 12 de abril de 2019

Ninho da páscoa de chocolate


Com a páscoa a chegar, começam a ser testadas as primeiras receitas aqui no blogue. Ao contrário do natal em que grande parte da doçaria é frita, na páscoa podemos ser contemplados por bolos e massas lêvedas nas quais conseguimos sempre controlar a quantidade de açúcar e gordura. Por isso, deixo-vos aqui mais um ninho da páscoa, desta vez com dois elementos que adoro: chocolate e framboesas.
Espero que gostem ...

Bolo:
- 4 ovos
- 120g de farinha com fermento
- 120g de açúcar
- 1 colher (sopa) de cacau em pó 

Recheio:
- 200ml de natas
- 2 colheres (sopa) de açúcar 
- compota de framboesa (cerca de 3 a 4 colheres de sopa)

Cobertura:
- 150g de chocolate (um bom chocolate)
- 3 colheres (sopa) de leite
- raspas de chocolate, amêndoas e fios de ovos para decorar (opcional)

Comece por preparar o bolo. Bata as claras em castelo e quando levantarem, junte aos poucos o açúcar até obter um merengue firme. Junte depois as gemas, uma a uma e o cacau. Com uma espátula envolva delicadamente a farinha peneirada. Verta para uma forma redonda de 21cm (untada e polvilhada) e leve ao forno pré-aquecido a 180º durante cerca de 30 minutos (ou até o teste do palito sair seco). Desenforme e deixe arrefecer.

Para o recheio, bata as natas com o açúcar em chantilly firme. Envolva depois a compota de framboesa a gosto e reserve no frio

Para a cobertura, leve ao microondas o chocolate partido com o leite e aqueça 1 minuto na potência máxima. Retire e mexa bem. Se necessário leve mais uns segundos ao microondas até estar bem derretido e o molho homogéneo.

Montagem: Corte o bolo em 3 partes iguais. Coloque o primeiro disco num prato e espalhe metade do recheio. Coloque o segundo disco, espalhe o restante recheio e cubra com o terceiro disco. Cubra com o molho de chocolate e decore a gosto.


PODEM VER AQUI OUTRAS RECEITAS DE NINHOS:
- ninho da páscoa com doce de ovos e amêndoa
- ninho da páscoa de limão com doce de ovos e amêndoa


quarta-feira, 10 de abril de 2019

Espetadas de frango com camarão e puré de grão


Olá a todos...
Hoje trago-vos uma publicação que já estava marcada para publicar há algum tempo mas quis esperar um pouco por uma questão de cortesia. Falo-vos da minha publicação na revista "Portugal de Sabores & Tradições", onde fui convidada a fazer uma receita cujo ingrediente principal teria de ser o grão de bico. 
Foi com imensa alegria que recebi o email com o convite para tal participação e claro que não poderia deixar de ir para a cozinha testar receitas, encontrar uma que me enchesse as medidas, fotografar, escrever e esperar pelo dia em que iria ver a minha receita com destaque numa revista. Chegou o dia e hoje mostro-vos a minha receita (para quem não conhece a revista ou não teve oportunidade de ver). Optei por algo simples, rápido de se fazer e que encaixa muito bem nesta estação do ano, onde as comidas frescas e os grelhados já começam a ganhar força nas nossas cozinhas. Espero que gostem e experimentem qualquer dia ...



Ingredientes para o puré:
- 400g de grão de bico cozido
- 1/2 cebola picada
- 2 dentes de alho picados
- 1 fio de azeite
- leite qb
- sal e pimenta qb
- salsa fresca picada e paprika picante qb

Ingredientes para as espetadas:
- 2 peitos de frango
- 8 camarões descascados
- 1/2 chouriço em rodelas
- 1/2 pimento vermelho
- 1/2 pimento verde
- sal, pimenta e pimentão doce qb
- sumo de 1/2 limão pequeno
- 1 dente de alho picado
- 1 colher (chá) de ketchup
- paus para espetadas

Comece por preparar as espetadas. 
Corte os peitos de frango em cubos. Corte o pimento em cubos. Monte as espetadas intercalando o frango com o pimento, o chouriço e o camarão (eu optei por fazer espetadas pequenas, partindo cada pau em dois). Tempere com o alho picado, o ketchup, o sumo de limão, sal, pimenta e pimentão doce. Deixe marinar durante 30 minutos. Passado esse tempo, leve a grelhar numa frigideira com um fio de azeite.

Para o puré de grão, refogue a cebola e o alho em azeite até que a cebola fique translúcida. Acrescente o grão de bico e tempere com sal e pimenta. Deixe refogar um pouco para que os sabores se misturem e depois reduza tudo a puré. Volte a levar novamente a mistura ao lume e acrescente um pouco de leite para amaciar o puré. Envolva bem e rectifique os temperos. Sirva de seguida, polvilhado com salsa picada (para um toque especial, polvilhe ligeiramente com paprika picante). 


a publicação na revista ...

terça-feira, 9 de abril de 2019

Quiche de atum, cenoura e pimento


Olá a todos ...
Hoje trago comigo uma receita muito simples, óptima para um jantar rápido e que acompanhada com uma salada, fica perfeita para um jantar leve. 

Ingredientes:
- 1 base de massa quebrada
- 2 latas de atum (em água)
- 2 colheres (sopa) de polpa de tomate
- 2 dentes de alho 
- 1 pouco de vinho branco
- 1 fio de azeite
- 1 cenoura
- 1/2 pimento (usei verde e vermelho)
- 4 palitos de delícias do mar
- 200ml de leite
- 3 ovos
- sal e pimenta
- queijo ralado a gosto (uso mistura de queijos)

Comece por refogar num fio de azeite os alhos picados. Quando começarem a alourar, junte a cenoura ralada, o pimento em cubos, a polpa de tomate e o vinho. Junte o atum, tempere e deixe refogar um pouco. Retire do lume e deixe arrefecer um pouco.
Bata os ovos com o leite e tempere com sal e pimenta.
Forre uma forma de tarte (de preferência de fundo amovível) com a massa quebrada. Espalhe no fundo o preparado de legumes com atum e as delícias do mar em cubos. Depois verta a mistura de ovos. Polvilhe com o queijo ralado e leve ao forno, pré-aquecido a 200ºC, durante 30 a 40 minutos ou até que doure e o recheio esteja firme ao toque. Sirva acompanhada com uma salada.


sexta-feira, 5 de abril de 2019

Bolo de fubá


Como já tenho dito muitas vezes, fim de semana cá em casa tem de ter sempre um docinho ao lanche. E esse docinho geralmente é um bolo por ser algo que encaixa perfeitamente ao lanche e ao pequeno-almoço dos dias seguintes. Mas a verdade é que nunca sei ao certo qual bolo fazer e cá em casa não adianta pedir ajuda, a resposta é sempre a mesma: "tu é que sabes, faz qualquer um" (algo que irrita qualquer um que está sem inspiração na cozinha, não é?).
Sem ajuda, lá tenho eu de andar a cuscar em livros, revistas, internet ou mesmo televisão na esperança de encontrar algo que me cative no momento. Isto para dizer que o bolo que trago hoje surgiu depois de estar a ver mais um episódio de uma telenovela brasileira (sim, eu gosto de ver algumas) e terem servido ao lanche um bolo de fubá quentinho. Nessa altura lembrei-me de ter num caderninho uma receita antiga e voilá, um tempo depois estava a comer uma fatia também eu ao lanche, tal como as gulosas atrizes da telenovela.
Por isso, já que o tempo está de chuva e convida a um serão em casa no sofá, deixo-vos este bolinho para comerem com uma bebida quente enquanto assistem um bom filme (ou a telenovela), espero que gostem ...

Ingredientes:
- 2 chávenas de farinha de trigo
- 1 chávena de fubá (farinha de milho)
- 1 chávena de leite
- 1 chávena de açúcar (podem colocar um pouco mais se forem gulosos)
- 4 ovos 
- 1 colher (chá) de fermento em pó
- 2 colheres (sopa) de manteiga amolecida
- 2 colheres (sopa) de coco ralado
- 2 colheres (sopa) de queijo ralado (uso queijo da ilha)

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Unte uma forma de buraco com manteiga e farinha.
Bata as claras em castelo bem firme. Acrescente o açúcar aos poucos e continue a bater. Aos poucos, acrescente as gemas, a manteiga, o coco, o queijo e o leite. Por fim, envolva as farinhas com o fermento peneirados, misturando com cuidado. Verta a massa na forma e leve a cozer durante cerca de 35 minutos ou até que o teste do palito saia seco.
Desenforme e deixe arrefecer sobre uma rede.


quarta-feira, 3 de abril de 2019

Lasanha vegetariana


Já chegamos a meio de mais uma semana (tenho a sensação que esta está a passar muito rápido) e desta vez resolvi trazer-vos uma refeição mais saudável ... algo vegetariano para fugir da tradicional carne muito consumida por estas bandas. 
Sendo a lasanha uma massa, tem a vantagem de ser muito versátil e por isso desta vez (depois de uma conversa com uma amiga no facebook, a Aninha cujas gulosices podem espreitar aqui) apareceu cá em casa pela primeira vez numa versão vegetariana, muito cremosa como gostamos e bem mais saudável e económica. Todos adoraram e espero que vocês também gostem ... 

Ingredientes:
- 1 cebola picada
- 3 dentes de alho picados
- 1 fio de azeite
- folhas de lasanha
- 1 cenoura em meias luas finas
- 8 cogumelos frescos laminados
- 1 brócolo em pequenos raminhos
- 1/2 alho-francês em rodelas finas
- 1 pouco de vinho branco
- 3 colheres (sopa) de polpa de tomate
- 1 folha de louro
- 500ml de leite
- 50g de farinha
- 25g de margarina
- sal, pimenta e oregãos qb
- queijo ralado (uso mozzarela e da ilha)

Comece por preparar o béchamel. Leve ao lume a manteiga e quando esta derreter, junte a farinha misturada com o leite. Tempere com sal e pimenta e mexa sempre até engrossar um pouco. Depois de pronto, cubra a superfície com película aderente e reserve.
Coza as folhas de lasanha em água temperada com sal. Caso use massa fresca, não necessita deste passo.
Para o recheio, leve ao lume um tacho com o azeite, o louro, a cebola e os alhos. Deixe refogar um pouco e acrescente a cenoura. Passados cerca de 3 minutos, acrescente o alho-francês, os cogumelos e os brócolos. Deixe saltear um pouco e depois junte o vinho, a polpa de tomate, sal, pimenta e oregãos. Deixe refogar e vá acrescentando água aos poucos para que os legumes cozinhem sem secar. 

Para a montagem: cubra o fundo de um recipiente (que possa ir ao forno e à mesa) com um pouco de béchamel. Coloque uma camada de massa, depois metade do preparado de legumes, salpique com um pouco de béchamel, volte a cobrir com a massa, os legumes, mais um pouco de béchamel e por fim a última camada de massa. Verta o restante béchamel e polvilhe generosamente com o queijo. Leve ao forno pré-aquecido a 220ºC até que doure. 
Sirva quente, acompanhada com uma salada. 

segunda-feira, 1 de abril de 2019

Arroz de enchidos no forno


Eu sei que o calor já anda por aqui mas a chuva parece que também está finalmente a chegar (ufa, ainda bem, que o país já está a precisar). E nesta altura já começa a apetecer comidas ligeiras e frescas mas vá lá, um arroz no forno cai sempre bem, não acham? E este ficou uma delícia, experimentem e vejam lá se não tenho razão ...

Ingredientes:
- 100g de bacon
- 1 chouriço corrente
- 1/2 chouriço mouro
- 1 cebola
- 3 dentes de alho
- 1 folha de louro
- 3 pés de salsa fresca
- 150ml de vinho tinto
- azeite qb
- 900ml de água quente
- 400g de arroz (uso o agulha)
- sal qb
- queijo ralado qb

Método robot de cozinha Yammi:
Corte algumas rodelas de chouriço e reserve para finalizar.
Coloque a cebola e o alho no copo com a lâmina de corte e pique 10 segundos na vel.5. Troque para a lâmina de mistura. Com a espátula, baixe a cebola que ficou nas laterais do copo, junte o azeite e refogue 5 minutos na vel.1, temperatura máxima ST.
Acrescente o louro, a salsa, os chouriços, o bacon e o vinho. Cozinhe durante 20 minutos, vel.1, temperatura máxima. A meio da cozedura acrescente cerca de 100ml da água quente. No final do tempo, retire o bacon e os chouriços. Reserve o caldo da cozedura no copo. 
Coloque o arroz no cesto e coloque-o no copo, acrescente um pouco de sal e verta a restante água. Cozinhe mais 18 minutos, vel.3, temperatura máxima, tendo o cuidado de ir mexendo o arroz com um garfo de vez em quando através do bocal.
Entretanto enquanto espera, corte os chouriços em cubos pequenos, assim como o bacon. Pincele com um pouco de azeite um recipiente fundo que possa ir ao forno e à mesa.
Depois do arroz cozido espalhe metade no recipiente, depois espalhe os cubos de chouriço e bacon. Cubra com o restante arroz e decore com as rodelas de chouriço. Verta um pouco do caldo da cozedura sobre o arroz (para que não fique seco) e leve ao forno (pré-aquecido a 220ºC) durante 10 minutos. Sirva de seguida.

Método tradicional:
Corte algumas rodelas de chouriço e reserve para finalizar.
Pique a cebola e os alhos. Refogue-os num fio de azeite até que a cebola fique translúcida.
Acrescente o bacon, o louro, a salsa, os chouriços e o vinho. Cozinhe durante cerca de 20 minutos ou até que os chouriços estejam cozidos. Acrescente água sempre que necessário. No final do tempo, retire o bacon e os chouriços. Reserve o caldo da cozedura. 
No mesmo tacho, cozinhe o arroz numa proporção de 1 medida de arroz para 2,5 de água. Não deixe o arroz secar.
Entretanto enquanto espera, corte em cubos o bacon e os chouriços. Pincele com um pouco de azeite um recipiente fundo que possa ir ao forno e à mesa.
Depois do arroz cozido espalhe metade no recipiente, depois espalhe o bacon e o chouriço em cubos. Cubra com o restante arroz e decore com as rodelas de chouriço. Leve ao forno (pré-aquecido a 220ºC) durante 10 minutos. Sirva de seguida.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...