segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Pescada gratinada com espinafres e queijo quark


Peixe é um ingrediente que nem todos gostam por cá. Admito que poucos são os peixes que eu aprecio, tendo predilecção pelos de carne branca e a pescada está no topo das minhas preferências. Como tal, cá em casa nunca falta no congelador, seja em postas, filetes ou mesmo tranches. A receita que vos trago hoje é um prato simples, leve e saboroso, que ficou do agrado de todos (alguns até repetiram). Espero que experimentem e digam o vosso veredicto ...  


Ingredientes:
- 6 tranches de pescada (ou outro peixe branco a gosto)
- 4 delícias do mar
- 3 ovos
- 4 palitos de delícias do mar
- um molho de espinafres
- 250g de queijo quark (0% matéria gorda)
- 500ml de leite magro
- 60g de farinha
- 20g de margarina
- 2 dentes de alho
- 2 folhas de louro
- 1 cubo de caldo de peixe ou marisco
- sal e pimenta qb
- azeite qb
- queijo flamengo ralado qb (ou outro a gosto)

Comece por cozer o peixe num tacho com água, as folhas de louro e o cubo de caldo de peixe. Reserve.
Dê uma fervura nos espinafres e escorra-os bem. Leve uma frigideira ao lume com azeite e os dentes de alho picados. Quando começarem a estalar, junte os espinafres escorridos, tempere com sal e pimenta e deixe-os acabar de cozinhar e ganhar gosto. Reserve.
Dissolva a farinha no leite. Leve ao lume um tacho com a margarina, quando derreter verta a mistura de leite e farinha e mexa até começar engrossar. Tempere com sal e pimenta. Fora do lume misture o queijo quark.
Unte uma assadeira com um pouco de azeite e espalhe os espinafres no fundo. Sobre eles coloque o peixe e por cima coloque o ovo em rodelas e as delícias do mar em tiras. Verta o molho de queijo por cima e polvilhe com bastante queijo ralado. Leve ao forno a 220º até dourar a gosto. Sirva de imediato. Eu acompanhei com batatas douradas no forno.

domingo, 28 de fevereiro de 2016

Batatas douradas no forno


Cá em casa todos gostam de batatas como acompanhamento mas a verdade é que por vezes cansa ser sempre a mesma coisa (fritas, cozidas, alouradas, puré ou assadas). Por isso mesmo, volta e meia sai uma receita diferente para alterar os costumes e assim surgiram estas batatas douradas no forno que serviram para acompanhar um peixe gratinado que depois publico. 
Além disso, esta receita tem a vantagem de poder ser feita com batatas cozidas que tenham sobrado de outra refeição e assim terem um novo prato.

Ingredientes:
- batatas
- alecrim
- sal, pimenta, colorau e alho em pó
- azeite e vinagre qb

Comece por cortar a batata em cubos e levar a cozer em água temperada com sal até estarem cozidas "al dente". Retirar e escorrer. Colocar um fio de azeite numa assadeira e verter as batatas sem as sobrepor. Temperar com pimenta, colorau, alho em pó, alecrim, um fio de vinagre e outro de azeite. Levar ao forno a 220º até dourar a gosto.

sábado, 27 de fevereiro de 2016

Folhadinhos de maçã


Todos temos dias e dias, uns bons outros nem tanto e nesses últimos a preguiça geralmente vence. Para evitar isso existem as receitas super rápidas mas não menos saborosas (pelo contrário) que vão suscitar elogios por quem as provar e levantar rapidamente o ânimo do "chef" de serviço. Estes folhados de maçã são realmente uma delícia e preparam-se em 5 minutos, depois é só levar ao forno  e esperar, nada mais simples e rápido, sem sujar loiça e ainda têm a vantagem de poderem ser congelados antes de ir ao forno (para aqueles dias em que apetece uma coisinha doce ou quando surgem aquelas visitas inesperadas). Experimentem e não se vão arrepender :)



Ingredientes:
- massa folhada rectangular
- compota de maçã (usei esta)*
- ovo batido para pincelar

Abra a massa folhada e corte em rectângulos. Coloque uma colher de compota em cada rectângulo, pincele as bordas com água e feche a massa. Pincele com ovo batido e leve ao forno pré-aquecido a 220º, até folhar e dourar.

* também podem usar polpa de maçã de compra.


sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Empada de atum e queijo - yammi


Por aqui todos gostam de empadas, folhados, tartes ... enfim tudo que seja petisco. Com a vontade de experimentar mais receitas na Yammi e perceber até onde posso ir com a maquineta, resolvi folhear o seu livro de receitas e encontrei uma empada de atum que me chamou a atenção. Embora não tenha seguido à risca o recheio (já bem sendo um hábito), a verdade é que esta tarte me surpreendeu bastante tanto pela rapidez como pela consistência da massa e sabor do recheio. Receita a repetir com certeza mais vezes ... e vocês arriscam este fim de semana?


Ingredientes da massa:
- 100ml de água
- 40ml de azeite
- 30g de margarina
- 300g de farinha com fermento
- sal qb
- 1 ovo

Recheio:
- 2 latas de atum
- 1/2 pimento vermelho
- 1/2 pimento verde
- 1 tomate maduro
- 2 colheres (sopa) de polpa de tomate
- 2 colheres (sopa) de vinho branco
- 30ml de azeite
- 1 cebola
- sal e molho piri-piri qb
- 50g de queijo mozzarella ralado*
- 50g de queijo emmental ralado*
- ovo batido para pincelar

* procure conjugar um queijo suave com um mais activo, eu usei mistura de 3 queijos e flamengo.



Método Yammi:
Coloque a farinha, o azeite, a margarina, o sal, o ovo e a água no copo e misture 1 minuto na velocidade 4. Reserve (se estiver calor, mantenha no frigorífico).
Coloque no copo a cebola, o tomate, o azeite e os pimentos cortados em pedaços e pique 15 segundos na velocidade 5. Programe 5 minutos na velocidade 1, temperatura 100º para refogar. Adicione o atum, o vinho e a polpa de tomate e programe 7 minutos, velocidade 1 a 100º. Por fim, tempere e adicione os queijos, programando 30 segundos na velocidade 2. Retire o preparado e deixe arrefecer um pouco.
Divida a massa ao meio e estique ambas as partes, dando a forma de um círculo. Coloque o recheio e cubra com a outra massa. dobre as extremidades para o recheio não sair, dê um golpes na superfície da empada e pincele com ovo. Leve ao forno a 200º até a empada dourar e a massa cozer.


Método tradicional:
Misture todos os ingredientes da massa até ficar uma massa homogénea e reserve (se estiver calor, mantenha no frigorífico).
Leve ao lume um tacho com a cebola, o tomate, o azeite e os pimentos cortados em pequenos pedaços e deixe refogar. Adicione o atum, o vinho e a polpa de tomate, deixe refogar mais 5 minutos. Por fim, tempere e adicione os queijos. Retire o preparado e deixe arrefecer um pouco.
Divida a massa ao meio e estique ambas as partes, dando a forma de um círculo. Coloque o recheio e cubra com a outra massa. dobre as extremidades para o recheio não sair, dê um golpes na superfície da empada e pincele com ovo. Leve ao forno a 200º até a empada dourar e a massa cozer.

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Pernas de frango recheadas com feijão e chouriço no forno


Frango é uma das carnes preferidas cá em casa e no forno é sempre bem vinda. Como fã de pernas de frango recheadas, aproveito sempre as promoções para comprar e ter sempre em casa para quando apetece. Embora diga sempre mal da vida quando estou a tirar-lhes o osso, a verdade é que compensa muito porque depois temos um naco de carne suculenta e saborosa para nos deliciarmos. 
Um dia destes estava a ver televisão e num dos meus zappings acabei por esbarrar com o Gordon Ramsay e ele estava a fazer um frango recheado no forno que estava com um aspecto delicioso. Como era simples de preparar e com ingredientes que tenho sempre por cá, a ideia ficou logo marcada para fazer. Acabei por adaptar a ideia às pernas de frango e ficaram uma delícia, mais um recheio aprovado por cá e que além de simples é muito saboroso.


Ingredientes para o recheio:
- 1 chouriço de carne (de qualidade)
- 1 cebola
- 1 dentes de alho
- 1 lata de feijão branco pequena
- sal, pimenta e tomilho qb
- azeite qb

Para as pernas de frango:
- 6 pernas de frango desossadas
- 2 dentes de alho
- 1 ramo de alecrim
- vinho branco
- sal, pimenta e tomilho qb
- pimentão doce espanhol qb (faz toda a diferença)
- sumo de meio limão

Comece por desossar as pernas de frango ou peça no talho para o fazer.
Coloque numa frigideira o chouriço em cubos pequenos com um fiozinho de azeite. Junte a cebola e o alho picados e deixe refogar um pouco. Junte o feijão, sal, pimenta e tomilho. Deixe refogar cerca de 3 minutos para o feijão ganhar sabor.
Recheie as pernas de frango com este preparado e prenda com palitos.
Regue as pernas de frango com um fiozinho de azeite e tempere com o pimentão doce, alho picado, sal, pimenta, tomilho e sumo de limão. Massaje a carne e coloque numa assadeira. Coloque a mesma quantidade de água e vinho na assadeira e um ramo de alecrim. Leve ao forno a 220º, até assar e dourar (vá virando a carne para cozer por igual). Sirva com arroz e salada.


quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Delícia de limão - Dulcis


Embora ainda estejamos no inverno, a verdade é que sobremesas frescas sabem sempre bem em qualquer época do ano e de limão ainda melhor, por ser um alimento bem fresco e desenjoativo, que quase toda a gente gosta. Desde que surgiu a parceria com a Dulcis, um dos produtos que mais me chamou a atenção foi mesmo a mousse de limão por gostar tanto do aroma. Como não me apetecia algo tão simples como uma mousse, resolvi-lhe dar um toque extra e torná-la numa sobremesa deliciosa mas simples como eu gosto e além disso, uma óptima forma de gastar restos de bolo ou no meu caso, um bolo de coco que correu mal mas que ficou delicioso desta forma :) 



Ingredientes:
- restos de bolo à escolha (ou palitos de champanhe)
- coco ralado qb
- 200g de preparado mousse de limão Dulcis
- 200ml de natas

Para a cobertura:
- 200ml natas
- 3 colheres (sopa) de açúcar
- 2 claras

Para o creme de limão:
- 2 gemas
- 20g de margarina
- 1 limão (sumo e raspa)
- 60g de açúcar

Comece por fazer o creme de limão. Coloque todos os ingredientes num tacho e misture bem. Leve ao lume mexendo sempre até engrossar, reserve.
Para a mousse, bata as natas até começarem a engrossar, junte-lhes o preparado de mousse Dulcis. Bata até obter uma mousse firme.
Para a cobertura bata as natas com 2 colheres de açúcar até ficarem firmes. Bata as claras com a restante colher de açúcar até ficarem em castelo firme e depois envolva-as nas natas.

Numa taça coloque o bolo esfarelado (usei bolo de coco), depois coloque colheradas de creme de limão. Espalhe a mousse de limão por cima do bolo e por fim cubra com a mistura de natas e claras. Polvilhe com coco ralado e raspas de limão. Leve ao frio para refrescar e sirva bem fresco. 



Se quiser preparar esta sobremesa não se esqueça do desconto que tenho para si e usufrua de 5% de desconto em qualquer compra no site da Dulcis, inserindo o código GULOSOQB16 antes de finalizar a encomenda, na opção "aplicar cupão". 





terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Bolo de chocolate e laranja (sem açúcar nem farinha)



Chocolate é daqueles ingredientes que geralmente todos gostam. Eu mesma, embora não goste de tudo que leva chocolate, a alguns doces não resisto e bolos são mesmo um deles.
Depois de já ter visto várias vezes o famoso bolo de chocolate de 3 ingredientes, foi no blog "O cantinho dos gulosos" que a vontade voltou a surgir e desta vez saiu mesmo o dito do forno cá de casa, O bolo teve de ser adaptado à quantidade de chocolate que havia por cá e a adição da laranja foi porque sim ... porque chocolate encaixa na perfeição com laranja e eu adoro. 
Resultado: um bolo tipo brownie com um sabor intenso a chocolate e um toque de laranja delicioso. E o mais importante é que não levou açúcar e nem foi necessário ... uma delícia a repetir muitas vezes e vocês ... arriscam?  



Ingredientes:
- 250g de chocolate de culinária (usei com 54% de cacau)
- 4 ovos
- 60g de margarina
- raspa de 1 laranja

Derreter o chocolate com a margarina no microondas (eu coloco na potência máxima de 30 em 30 segundos, mexendo até estar um creme homogéneo). Bater os ovos na batedeira em velocidade máxima até triplicar o volume e ficar esbranquiçado. Misturar a raspa de laranja no creme de chocolate. Ir envolvendo os ovos na mistura de chocolate (com cuidado) até ficar uma mistura homogénea. Verter para uma forma (usei uma forma de 20cm) e levar ao forno a 180º, até o teste do palito sair limpo. Deixar arrefecer e desenformar (o bolo vai abater mas é mesmo assim).
Fica óptimo servido com gelado.


segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Caril de camarão


Gosto muito do inverno, do frio e até da chuva e vento (se estiver em casa, claro). Mas confesso que depois dos últimos tempos sempre com chuva e vento, uns dias de sol com umas temperaturas mais amenas caem mesmo bem e este fim de semana fomos abençoados com um sol brilhante num céu azul, uma maravilha (pelo menos aqui para o norte). Deu vontade de fazer a primeira caminhada de 2016 (eu sei, é uma vergonha o sedentarismo estar a tomar posse de mim) e aventurarmos-nos na cozinha a testar novas receitas, ou seja, uns dias bem passados e muito produtivos :)
A receita que vos trago hoje não foi feita por mim mas sim pelo irmão (que diga-se de passagem está a ganhar jeito para a coisa) e foi um prato que ainda não tínhamos feito nem comido, uma experiência nova que soube muito bem e abriu-nos o apetite para experimentar mais vezes estes sabores ... receita a repetir mais vezes, até pelos esquisitos de serviço. 


Ingredientes:
- 1 kg de camarão (usei tamanho 60/80)
- 1 cebola
- 2 dentes de alho
- 3 folhas de louro
- 2 tomates maduros
- 1/2 pimento verde
- 1/2 pimento vermelho
- 250ml de leite de coco
- 1 colher (chá) cheia de colorau (ou paprika se tiver)
- 1 colher (chá) cheia de açafrão
- 1 colher (chá) cheia de caril
- 1 colher (chá) de cardamomo
- sal e molho piri-piri qb
- 2 colheres (sopa) de azeite

Para o arroz:
- 1 medida de arroz
- 2 medidas de água
- sal qb
- 1 folha de louro
- 1/2 cebola
- 1 dente de alho


Comece por descascar os camarões (pode deixar alguns com cabeça se quiser). 
Leve uma frigideira ao lume com o azeite, louro, cebola e alho picado. Deixe refogar um pouco e junte as especiarias deixando cozinhar cerca de 2 minutos. De seguida junte o tomate em cubos, o pimento em cubos e o leite de coco. Deixe cozinhar cerca de 2 a 3 minutos e acrescente o camarão, o sal e o piri-piri. Deixe refogar até o camarão cozer e o molho apurar. Rectifique os temperos se necessário. Sirva acompanhado de arroz e salada.

Para o arroz, leve ao lume um tacho com azeite, louro, cebola e alho picados. Deixe a cebola amolecer e junte o arroz, mexa e deixe cozinhar um pouco (cerca de 1 minuto) mexendo sempre. Adicione a água quente e o sal, deixe cozinhar, mexendo ocasionalmente.

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Bolachas de mel crocantes


Estava eu a olhar para o blog e apercebi-me que a imagem que tenho a representar-me era de umas bolachas deliciosas, e que por lapso (ou melhor nem me passou pela cabeça) nunca tinha publicado a receita. Bem, como gosto sempre de corrigir os meus erros, deixo-vos agora a receita que já faço há muitos anos mas não me recordo onde a fui buscar.* 
Ficam umas bolachas crocantes e com um sabor delicioso, mesmo viciante (até para mim que não sou a fã nº1 de mel). Para encherem as latas das bolachas vazias, façam esta receita e digam lá se não são mesmo uma tentação, principalmente acompanhadas com um chá ou café quentinho. E olhem que não são apenas aquelas bolachinhas de chocolate recheadas muito conhecidas que ficam bem molhadas no leite :)  
Com o fim de semana a espreitar, nada como umas bolachinhas caseiras para saborear com a família ...

Ingredientes:
- 180g de margarina
- 200g de açúcar amarelo
- 400g de farinha
- 1 ovo
- 2 colheres (sopa) de mel
- 1 colher (chá) de canela
- raspa de 1/2 limão grande
- 1 colher (chá) de bicarbonato de sódio (ou fermento em pó)

Misturar todos os ingredientes, moldar bolinhas e colocá-las num tabuleiro bem espaçadas. Levar ao forno a 180º, durante 10 a 15 minutos (elas ainda saem molinhas mas depois endurecem). 
Esta receita rende cerca de 100 bolachas pequenas.



quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

A primeira parceria do blog - Dulcis

A primeira parceria do blog não podia ser mais doce. É com muito agrado que partilho esta parceria com vocês, uma parceria muito Dulcis (que quer dizer "doce" em latim). 



A Dulcis é uma empresa que se dedica a fabricar produtos doces para utilizarmos nas nossas sobremesas e doces preferidos. Com uma grande variedade de opções cheias de qualidade e a preços acessíveis, é difícil conseguir resistir a tantas soluções :)

Para mais informações sobre a marca é só aceder a http://www.dulcis.pt/


E como é sempre bom termos um desconto nas nossas compras, utilize o código GULOSOQB16 e usufrua de 5% de desconto nas suas compras que pode acumular com as promoções que a Dulcis tem ao dispor online. Faça a sua encomenda e disfrute também do seu momento Dulcis :)


Carne com especiarias e arroz de ervilhas

Receitas simples são sempre as minhas preferidas. Como já disse anteriormente, o que eu gosto mesmo é de fazer doces mas desde que criei o blog, o meu gosto pela culinária aumentou e já me vejo mais vezes à volta dos tachos e panelas. No entanto, continuo a gostar de pratos rápidos, saborosos e acima de tudo fáceis, sem grandes técnicas, onde nada pode correr mal. Este é um desses pratos, simples, feito na hora com o que havia à mão, nada complicado mas que me soube muito bem.

 
Ingredientes:
- 4 costeletas de porco sem gordura (usei do cachaço)
- 1 cebola em meias luas
- alho em pó, colorau, sal e pimenta
- 2 colheres (sopa) de polpa de tomate
- 1 colher (chá) de mostarda
- molho inglês qb
- vinho branco qb
- azeite qb

Para o arroz:
- cebola picada
- ervilhas congeladas qb
- arroz carolino
- sal e colorau qb
- um fio de azeite

Comece por partir a carne em tiras e tempere com a polpa de tomate, vinho a gosto, mostarda, alho em pó, colorau, sal, pimenta e molho inglês. Deixe repousar cerca de 30 minutos.
Leve um tacho ao lume com um fio de azeite e refogue a cebola. Quando ela ficar transparente, junte a carne e deixe ganhar cor. Depois verta a marinada e um pouco de água, envolva bem e deixe cozinhar com o tacho tapado, mexendo de vez em quando. Rectifique os temperos.

Para o arroz, leve um tacho ao lume com a cebola picada e um fiozinho de azeite. Quando a cebola estiver transparente, junte o arroz e o colorau e deixe fritar um pouco. Junte 2 medidas de água quente e o sal, mexa e a meio da cozedura junte as ervilhas e rectifique os temperos.

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Bolo de cenoura, mel e especiarias


Ontem foi dia de aniversário por cá, desta vez do meu pai, o primeiro a inaugurar o ano dos aniversários em família. Mas este ano, pela primeira vez desde que me lembro, a sua festa irá ser feita num dia diferente (no próximo fim de semana). No entanto, isso não implica que não possa existir um bolinho para cantar os parabéns (até porque ele é um guloso e merece estes mimos). 
Como sempre, fica ao meu encargo a execução do bolo e eu procuro sempre fazer um bolo diferente todos os anos. Assim sendo, desta vez saí da minha zona de conforto e fui fazendo a receita ao som da música, tipo cirurgião numa operação. O meu pai só ouvia números a sair da minha boca, que lhe mandava apontar sem ele perceber o porquê (sim, tem de ser desta forma senão quando chegasse ao fim já não me lembrava de nada).
A verdade é que eu não gosto de inventar demais e nos bolos gosto de ter uma receita para me orientar, não que a siga à risca mas é sempre uma segurança e algo que possa culpar se correr mal.
Receios à parte, esta receita até correu bem e ficou aprovada por todos ... embora eu goste de bolos super fofos e talvez experimente bater as claras em castelo da próxima vez, sim porque vai haver uma próxima vez :) 




Ingredientes:
- 1 cenoura média em puré
- 70g de açúcar amarelo
- 140g de farinha com fermento
- 30g de flocos de aveia
- 90ml de leite
- 2 colher (sopa) de mel
- 1,5 colher (chá) de canela
- 1 colher (chá) de cardamomo em pó
- 2 ovos

Bater os ovos com o açúcar até ficar uma mistura fofa. Juntar o mel, a cenoura, a aveia e as especiarias e bater novamente. Por fim juntar a farinha e o leite alternados, até ficar uma mistura homogénea. Verter para uma forma (pequena) e levar ao forno a 180º, até o teste do palito sair limpo. Deixar arrefecer por completo e partir ao meio. Rechear e cobrir com as natas, decorar a gosto e servir fresco.

Para o recheio e cobertura:
- 200ml de natas
- 2 colheres (sopa) de açúcar
- 1 colher (chá) de aroma de baunilha

Bater as natas e quando começarem a engrossar juntar o açúcar, batendo sempre. Por fim envolver a baunilha e reservar.



Notas: 
- fica um bolo denso e húmido, pouco doce mas bastante aromático. A junção das natas vai dar uma leveza extra ao bolo, muito agradável.
- é um bolo pequeno, caso queiram podem dobrar a dose.


E como o aniversariante manda, também teve direito a mais duas coisinhas que tanto gosta, feitas pela minha mãe:
rabanadas de vinho do Porto
Aletria

Quase parecia Natal outra vez, sim porque por ele também tinha havido bolo-rei mas temos de pôr um travão de vez em quando :D


Pudim flan de Vinho do Porto no microondas


Há dias em que apetece estar na cozinha e não sair mais, preparando delícias atrás de delícias (nessas alturas só gostava que alguém me fosse lavando a loiça, que eu sujo muita). No entanto, existem outros em que a cozinha é apenas um mero local de passagem, onde só se entra obrigado porque a fome assim o exige. É nesses dias que receitas simples e de rápida execução entram em vigor e são feitas quase como se estivéssemos com o piloto automático ligado.
E agora digo-vos ... se há sobremesa rápida é esta. Já o tinha feito aqui na versão baunilha mas este superou o outro rapidamente. Para amantes de vinho do Porto, este fica mesmo uma delícia. O seu único defeito é mesmo ter de esperar que fique fresco mas a facilidade com que se faz e o seu sabor vale bem a pena a espera. 
Um pudim leve, super saboroso, simples, rápido e pouco calórico (se forem como eu e não regarem cada fatia com um mar de caramelo). Uma receita a repetir sempre que a preguiça o permitir, não deixem de experimentar ...  



Ingredientes :
- 3 ovos médios
- 3 colheres (sopa) de açúcar (branco, amarelo, mascavado, é à escolha do freguês)
- 200ml de leite (eu uso magro)
- 50ml de Vinho do Porto (pode por menos se não gostar do sabor acentuado)
- caramelo líquido qb

Bater com uma vara de arames todos os ingredientes. Barrar uma forma com caramelo líquido e verter o preparado. Levar ao microondas na temperatura máxima (usei a potência 800w) durante 5:30 minutos*. Deixar arrefecer por completo e levar ao frio. Desenformar só quando estiver bem fresco.

* durante a cozedura vão aparecer muitos buraquinhos, quando estes chegarem a meio da altura do pudim, este está cozido.


terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Pão de sementes integral


Pão branco, de centeio, integral, doce, recheado, de sementes, desde que seja pão eu gosto. Costumo mesmo dizer que se me derem pão, queijo e chouriço, me fazem uma mulher super feliz :)
Mas como devemos dar preferência a pães mais saudáveis, deixo-vos aqui estas bolinhas integrais, ricas em fibra e bem saciantes, que servidas com queijo da serra e compota têm feito as minhas delícias nestes últimos lanches ...

Ingredientes:
- 200ml de água
- 120ml de leite
- 400g de farinha 65
- 50g de farelo de trigo
- 1 colher (sopa) de mel
- 1 colher (sopa) de azeite
- 1 colher (chá) de sal
- 15g de fermento de padeiro fresco
- 60g de sementes variadas (usei sésamo, girassol e linhaça)
- flocos de aveia e sementes para polvilhar

Dilua o fermento num pouco de líquido. Coloque todos os ingredientes na máquina de fazer pão (primeiro os líquidos e depois os sólidos), programa amassar e levedar.* 
Depois de apitar, molde bolinhas ou um pão grande, pincele com água e polvilhe com uma mistura de aveia e sementes. Deixe levedar até aumentar de volume e leve a cozer a 200º, até estar cozido.

* Caso não tenha máquina de fazer pão, pode utilizar outro robot para amassar (ou até mesmo à mão), depois deixe levedar em local aquecido até duplicar o volume e forme bolinhas.

Nota: O farelo de trigo torna o pão mais denso mas ainda assim fofo. Se não tiver farelo pode substituir por 250g de farinha integral + 200g de farinha normal.


segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Pudins light de pêssego com calda de morangos - na Yammi ou não

Este domingo esteve o que eu chamo de "verdadeiro inverno". Por aqui tivemos vento, chuva, frio, saraiva, sol, cheias (ainda bem que moro numa zona alta) e irritantes falhas de energia (parecia quase o pisca-pisca das decorações de natal). A vontade de sair de casa é nula e só apeteceu mesmo o aconchego de uma manta no sofá.
No entanto, como é costume por cá, esteja como estiver o tempo lá fora, cá dentro existe sempre um docinho na mesa de domingo. Sendo assim, aproveitando a chegada dos morangos ao supermercado (que ainda não estão no ponto certo de maturação), deu-me a vontade de comer algo com eles. Com o mote do dia de S. Valentim (que nunca se comemora por cá), o vermelho ficava então muito bem numa sobremesa e assim surgiram estes pudins em dose individual, que ficaram aprovados por cá. A receita original vi-a no blog "A culinária e eu"  mas adaptei-a ao que tinha cá em casa e tornei-a mais light porque quem iria comer não pode consumir demasiado açúcar (ou melhor não devia).
Espero que gostem desta sugestão, bem simples mas não menos saborosa, derretendo na boca de tão leve que é :)


Ingredientes:
- 500ml de leite magro
- 4 ovos
- 50g de frutose (ou stevia na proporção)
- 1 colher (sopa) de maisena
- 1 saqueta de gelatina de pêssego (pode ser ananás ou manga, de preferência light)

Calda de morangos:
- 400g de morangos
- adoçante a gosto


Método Yammi: 
Separar as gemas das claras. Colocar o leite, as gemas, a frutose, a maisena e a gelatina em pó no copo da Yammi, programar 30 segundos, velocidade 4. Depois programar 20 minutos, velocidade 3, temperatura 90º. Quando terminar, deixar arrefecer. 
Bater as claras em castelo firme, misturar no creme e verter para uma forma grande ou tacinhas individuais. Levar ao frio até solidificar. Quando for servir, passe a forma ou tacinhas por água quente e desenforme. Verta a calda de morangos por cima.

Para a calda de morangos: lave os morangos, corte em pedaços e leve ao lume até começarem a desfazer. Junte o adoçante a gosto e mexa bem. Deixe arrefecer.


Método tradicional: 
Separar as gemas das claras. Levar ao lume o leite até amornar. Juntar os restantes ingredientes e mexer muito bem. Levar novamente ao lume, mexendo até engrossar um pouco. Quando terminar, deixar arrefecer. 
Bater as claras em castelo firme, misturar no creme e verter para uma forma grande ou tacinhas individuais. Levar ao frio até solidificar. Quando for servir, passe a forma ou tacinhas por água quente e desenforme. Verta a calda de morangos por cima.

PS: enquanto escrevia este post, falhou 5 vezes a electricidade, o que vale é ter bateria no pc senão ...


sábado, 13 de fevereiro de 2016

Sugestões de sobremesas para o Dia dos Namorados

O Dia dos Namorados nunca foi uma data importante para mim, acho que não é apenas num dia que devemos fazer algo especial para a nossa cara-metade. O amor constrói-se no dia-a-dia e devemos ter sempre gestos carinhosos e especiais 365 dias por ano.  
Mas porque o fim de semana chegou (isso sim para mim é dia de festa), a verdade é que para muitas pessoas é mais especial por amanhã ser o Dia dos Namorados, e por essa razão que tal terem na mesa algo bem docinho para comemorar? Deixo-vos aqui algumas sugestões bem gulosas para vos abrir o apetite e deliciarem-se, sim porque o amor quer-se bem docinho ...






























E o blog chegou finalmente ao facebook, se gostou desta receita, faça like na página e partilhe ... obrigado e volte sempre :)


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...