Estamos quase em Dezembro e não sei bem porquê mas ando numa fase em que me apetece comer só bacalhau. Quer dizer, não só bacalhau mas ultimamente ele tem sido rei cá na mesa, lá isso é verdade. Por isso, acabo por fazer ou comer várias vezes o bichinho que quase todos os portugueses adoram. Então, a pensar num início de semana ligeiramente mais saudável, deixo-vos aqui hoje um prato que raramente como mas que adoro e por ser tão simples, ainda não percebi o porquê de demorar tanto tempo para o "refazer". Espero que gostem e quem sabe, aproveitem a sugestão para gastar os "restos" que vão sobrar da ceia de Natal que está aí a chegar.
Ingredientes:
- 2 lombos de bacalhau (ou postas)
- 1 cebola em meias luas finas
- 4 dentes de alho picados
- 2 folhas de louro
- azeite qb
- 4 ovos
- 4 a 5 batatas generosas
- azeitonas
- sal e pimenta qb
Comece por cozer as batatas e os ovos num tacho com água. Quando levantar fervura, junte o bacalhau e tempere de sal. Depois de tudo cozido, escorra a água.
Entretanto, vá preparando a cebolada. Leve uma frigideira ao lume com a cebola, o alho, o louro e azeite suficiente para depois conseguir regar o prato. Deixe cozinhar até que a cebola fique macia e ligeiramente alourada (vá mexendo de vez em quando para não queimar).
Corte as batatas e os ovos em rodelas, retire as espinhas ao bacalhau e lasque-o. Numa travessa funda coloque uma camada de batatas, depois uma camada de bacalhau, novamente batatas e bacalhau. Enfeite com as rodelas de ovo e verta a cebolada por cima, tendo o cuidado de cobrir toda a travessa. Decore com umas azeitonas e sirva de seguida.
Nota: no final da montagem do prato, pode levar ao forno para dourar um pouco mas se for apressado como eu, mande directamente para a mesa que ninguém vai notar a diferença.
E como hoje começam as partilhas da nova rubrica de Natal em que este blogue também se associou, a rubrica "A preparar o Natal ... 2017", deixo-vos então a sugestão da Inês (blog O diário da Inês) para presentes comestíveis ... umas crinckles de chocolate.
Quem vai resistir a um presente como este?
Eu não vou ...
Quem vai resistir a um presente como este?
Eu não vou ...