sexta-feira, 22 de dezembro de 2017

A preparar o natal 2017 ... round up

Como sabem, este ano tive o privilégio de participar na rubrica "a preparar o natal ... 2017" e com o Natal à porta chegou agora ao fim este delicioso desafio que teve como intervenientes diversos bloggers com sugestões natalícias diversas. Por isso, hoje o dia é dedicado à compilação de todas essas sugestões que espero vos ser úteis e quem sabe, possam vir a fazer parte das mesas de natal ou passagem de ano de alguns de vós.
Quanto a mim, quero agradecer à Ana do blogue "a casinha das bolachas" e à Cláudia do blogue "o prazer da cozinha" pelo convite :)


SUGESTÕES DE PRESENTES COMESTÍVEIS

Crinckles de chocolate ... blog O diário da Inês  
ETIQUETAS E EMBRULHOS

SUGESTÕES PARA ALMOÇO OU JANTAR DE NATAL

quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

Sugestões para a mesa de Natal

imagem retirada da internet aqui 

Sejam 2 ou 20 à mesa, o Natal é sempre uma quadra onde se dá mais valor ao convívio familiar e uma altura onde se passa muito tempo em casa, tanto em conversas divertidas à mesa como fazendo jogos em família. Uma época de muito consumismo (a parte que eu não gosto) e de muitas calorias (também não gosto mas vá lá, como muito e com prazer). Mas também é uma época de muito stress para quem tem de organizar as festas em sua casa. E é a pensar nesse stress que resolvi escrever esta publicação.
Cá em casa temos (ou melhor, tenho) sempre o hábito de planear tudo o que vamos comer nas épocas festivas com muita antecedência. Não que isto evite muitas alterações até chegar à hora H, mas ajuda-me sempre a ter uma lista por onde me seguir e assim fazer as compras para que não me falte nada. Geralmente a lista é maior que as receitas confeccionadas mas pelo menos fico com as ideias e o que não fazemos no Natal, passa logo para a lista da passagem de ano (já que temos o hábito de fazer cá em casa). E a pensar em todos vós que, tal como eu, também gostam de ter tudo planeado, deixo-vos algumas sugestões de receitas para apresentarem aos vossos familiares nesta quadra tão bonita. 
(basta clicarem no nome para aceder à receita)



















Espero que gostem das minhas sugestões, feliz natal para todos ...



sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

Cozonac cu mac ( pão doce com recheio de papoila )


Quem me segue já sabe da minha adoração por viagens, sejam fisicamente ou pelos sabores. E se na maior parte das vezes não é possível ir aos locais, é através da cozinha que mais viajo, sozinha ou acompanhada. Por isso, desta vez convido-vos a embarcar nesta viagem comigo até à Europa central e de leste e conhecer um pão/bolo delicioso e bem diferente das nossas receitas portuguesas. Estou a falar-vos de uma receita comum em toda aquela área e popularmente confeccionada na época natalícia, embora se encontre facilmente nas padarias ao longo do ano.

Conhecido como um rolo de massa doce tem como recheios tradicionais o de sementes de papoila (o meu preferido) e o de nozes. Embora existam ligeiras alterações de país para país, os ingredientes base assim como a sua confecção é algo que não se altera.
Muito popular na Europa central e de leste, este pão acabou por ganhar diversos nomes, consoante o seu país: Hungria ( beigli ); Áustria ( mohnkuchen ); Polónia ( makowiec ); Roménia ( cozonac); entre outros ...


Sendo assim, a receita que vos trago hoje vem directamente da Roménia, país fortemente influenciado pela gastronomia húngara, com um recheio delicioso e diferente devido ao crocante das sementes. Posso mesmo afirmar que desde que provei o original queria testar cá em casa um. E agora chegou a altura, não só por estarmos no Natal mas também porque este mês a Susana e a Lia desafiaram-nos a fazer um "beigli" para o desafio "Sweet World". Embora eu tenha optado por um país vizinho, o resultado ficou fantástico e muito parecido com o que tinha provado, o que me fez pensar logo em colocar a mão na massa mais vezes já que este só durou 48 horas. Espero que gostem tanto como eu, apenas aviso que este pão torna-se algo viciante ...
   

Ingredientes da massa:
- 500g de farinha 65
- 125g de açúcar
- 50g de margarina ou manteiga
- 2 e 1/2 colheres (sopa) de óleo 
- 250ml de leite
- 2 ovos
- 12g de fermento de padeiro fresco (1/4 de um cubo)
- 1 colher (chá) de aroma de baunilha
- 1 colher (chá) de raspas de limão
- 1/2 colher (chá) de sal
- 1 gema de ovo batida para pincelar

Ingredientes do recheio:
- 200g de sementes de papoila
- 100g de açúcar
- 150ml de leite
- 1 colher (chá) de manteiga (não usem margarina)
- 1 colher (chá) de aroma de baunilha
- 1 colher (chá) de raspas de limão

Para a massa:
Comece por dissolver o fermento num pouco de leite morno. Bata os ovos e misture-os com o restante leite.
Numa taça grande coloque todos os ingredientes e amasse até obter uma massa homogénea. Deixe  a massa repousar cerca de 2 horas tapada em local quente (a massa tem de duplicar de volume).

Para o recheio:
Comece por lavar as sementes de papoila (coloco-as num passador de pano e passo por água corrente).
Coloque num tacho as sementes, o leite, a manteiga e o açúcar. Leve ao lume, mexendo levemente para não queimar. Quando o leite levantar fervura, junte a baunilha e o limão. Mexa sempre até que a mistura perca quase todo o líquido. Deixe esfriar.

Montagem:
Estique a massa com o rolo, numa bancada enfarinhada, até que fique com uma espessura fina. Espalhe o recheio de forma a cobrir toda a massa. Enrole com cuidado e transfira para um tabuleiro forrado com papel vegetal. Pincele com gema de ovo e leve ao forno pré-aquecido a 180º, durante cerca de 30 a 35 minutos (ou até a superfície dourar bem e as laterais estarem cozinhadas, cuidado para não deixar secar demais a massa). Depois de cozido, deixe arrefecer um pouco e depois transfira o bolo/pão para um prato de servir.


terça-feira, 12 de dezembro de 2017

Ovos em neve ... ou nevados


Se ontem vos trouxe uma salada, hoje apareço com uma sobremesa que se tornou bem gulosa por cá. De origem francesa, foi pela Roménia que a conheci depois de tanto ouvir falar bem dela. Elogios atrás de elogios fizeram-me também a mim querer provar e o que vos posso dizer é que gostei bastante. Parente das nossas conhecidas farófias, os ovos em neve tornam-se a sobremesa perfeita para finalizar um almoço em família, especialmente se servidos bem frescos, e quem sabe fazer também parte da mesa de Natal, não acham? Por aqui vão ser repetidos, garanto!!!






Ingredientes:
- 1 litro de leite (de preferência gordo para melhor resultado)
- 6 ovos
- 150g de açúcar
- 1 colher (chá) de açúcar baunilhado
- 1 colher (chá) de aroma de baunilha

Comece por separar as gemas das claras. Bata as claras em castelo e depois de "levantadas", acrescente aos poucos 50g de açúcar e o açúcar baunilhado, batendo sempre. Estarão prontas quando ficarem bem firmes, com picos.
Aqueça o leite num tacho e quando estiver bem quente, cozinhe colheradas de claras batidas, cerca de 2 minutos de cada lado. Retire com cuidado para um prato e deixe arrefecer. Repita o processo até acabar com as claras.
Bata as gemas com o restante açúcar e o aroma de baunilha. Acrescente um pouco de leite para temperar a mistura e depois verta o preparado no leite, mexendo sempre em temperatura baixa até obter uma mistura cremosa. Depois de pronta, deixe arrefecer completamente.
Na hora de servir, distribua o creme por pratos fundos ou taças, coloque as claras cozidas por cima e sirva de seguida. Se quiser pode polvilhar com raspas de chocolate para um toque especial.



E se uns ovos nevados podem fazer parte da nossa mesa de Natal, o que acham de uns mexidos de Natal? A Ana (blogue "Cozinha da Anita") acha que sim e eu também, parecem deliciosos ...




segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

Salada quente de batata e ovo


A tempestade Ana anda por aqui e ontem foi realmente um dia mesmo ventoso e chuvoso. Nestes dias assim de inverno o que mais me apetece é comer algo que me reconforte minimamente. E a sugestão de hoje foi uma receita que encheu e muito as minhas medidas quando a fiz num destes dias frios que temos sentido por cá. Oriunda da Transilvânia (a terra do Drácula), é um acompanhamento perfeito para carnes grelhadas ou peixe. Servida quente agora ou fria no verão, garanto que em ambos os casos fica uma delícia e é super fácil de se fazer. Não deixem de experimentar porque fica realmente saborosa.



Ingredientes:
- 5 batatas médias
- 3 cebolas médias
- 3 a 4 ovos
- 2 a 3 colheres (sopa) de vinagre de sidra
- sumo de 1/2 limão
- 1 fio de azeite
- sal e pimenta qb
- cebolinho fresco picado
- maionese qb (cerca de 2 a 3 colheres de sopa)

Comece por descascar e cozer as batatas e os ovos em água temperada com sal. 
Descasque as cebolas e corte-as em meias luas finas. Coloque-as numa taça, cubra-as ligeiramente com água a ferver, o vinagre e uma pitada de sal. Tape a tigela (eu coloco um prato por cima) e deixe descansar 15 minutos.
Quando as batatas estiverem cozidas, corte-as em cubos assim como os ovos. Coloque-as num recipiente fundo. Escorra as cebolas e junte às batatas. Acrescente um fio de azeite e a maionese. Envolva bem, polvilhe com o cebolinho picado, sal, pimenta e o sumo de limão. Envolva novamente e sirva de seguida.


E agora, continuando com as partilhas de sugestões para o Natal, deixo-vos aqui mais 2 sugestões que adorei ...

Para se inspirarem na hora de embalar os presentes aconselho-vos a espreitar o blogue "O prazer da cozinha"da Cláudia e verem todas as sugestões lindas de embrulhos de Natal que ela nos ensina a pôr em prática.


E se a questão é quererem ter um Natal mais saudável, que tal espreitarem um maravilhoso Tofu com broa que a Avelã do blogue "Creme de avelãs" nos sugere?




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...