segunda-feira, 30 de julho de 2018

Asinhas de frango assadas (na airfryer ou no forno)


Cá em casa são sempre as refeições rápidas que mais se fazem. Coisas que não impliquem muito trabalho e que não sujem muita loiça, especialmente no verão. Por isso, é recorrente usar tanto o forno (quando não está um calor infernal) como a airfryer para facilitar na hora de cozinhar.
Sendo assim, hoje trago-vos uma sugestão de asinhas de frango que vão bem tanto como petisco como refeição. Simples mas cheias de sabor, espero que gostem. 

Ingredientes:
- asas de frango 
- pimentão doce
- sal e pimenta
- alho picado
- vinho branco 
- polpa de tomate
- 1 pitada de cominhos
- mostarda

Comece por limpar alguma gordura das asinhas. Coloque-as num recipiente e tempere com o sal, pimenta, alho, colorau, cominhos, polpa de tomate, um pouco de mostarda e o vinho. Deixe repousar pelo menos 30 minutos para ganharem sabor.. Coloque-as na Airfryer (eu cubro o fundo com papel de alumínio) e deixe cozinhar durante 15 minutos a 180º. No fim desse tempo, pincele com a marinada e vire-as, pincelando novamente. Deixe cozinhar mais 10 minutos ou até dourarem a gosto. Sirva de seguida.

Se não tiver a Airfryer, coloque as asinhas num pirex, pincele com um pouco da marinada e leve ao forno a 180º até alourarem. Vire-as, pincele novamente e deixe dourar a gosto. Sirva de seguida.


quarta-feira, 25 de julho de 2018

Bolo de cacau, café e canela ... um bolo de família


Como sabem, dia 25 é sempre dia de desafio aceite aqui no blogue e este mês não foi diferente. Este mês a escolha do grupo recaiu sobre o blogue da Bruna Rico, o "Açúcar & Sal" (se não o conhecem, toca a ir espreitar, vão encontrar todo o tipo de receitas, desde as calóricas até às mais saudáveis e rápidas) e a minha receita escolhida foi servida num lanche de domingo, depois de uma longa caminhada junto ao mar (queimei as calorias só para me abastecer de bolo, estão vocês aí a pensar, não é?)  Quanto à receita em si, segui tudo à risca, diminuindo apenas a quantidade de gordura e açúcar para ficar ao gosto cá de casa. Foi mais uma receita aprovada e super rápida de se fazer. 




Ingredientes:
- 4 ovos
- 2 chávenas (chá) de farinha com fermento
- 1 chávena (chá) de açúcar amarelo (na receita original leva 2 chávenas)

- 1/4 chávena (chá) de óleo (na receita original leva 1/2 chávena)
- 8 colheres (sopa) de leite
- 1 colher (sopa) mal cheia de canela em pó
- 1 colher (sopa) de café solúvel
- 2 colheres (sopa) de cacau em pó
- 1 colher (chá) de fermento em pó


Pré-aqueça o forno a 180ºC. Unte uma forma de buraco com manteiga e polvilhe com farinha. Bata os ovos inteiros na batedeira durante 5 minutos. Adicione o açúcar e bata mais 5 minutos. Adicione os restantes ingredientes e misture até obter uma massa homogénea. Coloque a massa na forma e leve ao forno durante cerca de 40 a 45 minutos (verifique se o bolo está cozido através do teste do palito).

Desenforme e decore a gosto, se desejar.


segunda-feira, 23 de julho de 2018

Salada de feijão frade com atum


Salada de feijão frade com atum é daquelas receitas que todo o português sabe fazer, algo que muitos de nós cresceram a ver as mães a fazer nos dias em que não tinham tempo para cozinhar. Uma receita que muitos intitulam de salva-vidas gastronómico e que geralmente todos gostam. Por isso, hoje deixo-vos a minha versão desta típica salada portuguesa para servirem num almoço fresco de verão ou para levarem para a praia, caso estejam com bom tempo para isso (sim, porque nesta área o verão anda demasiado envergonhado, infelizmente).
E caso não apreciem atum, deixo-vos como sugestão esta salada de feijão frade com perú ou esta com chouriço, ambas óptimas e perfeitas para os dias de verão. 



Ingredientes:
- feijão frade cozido
- ovos cozidos cortados em quartos
- atum de conserva (uso conservado em água)
- pepino em cubos
- pimento vermelho em cubos
- tomate em cubos
- cebola picada
- salsa fresca picada
- azeite, vinagre e sal 
- azeitonas

Numa taça de servir coloque o feijão frade, a cebola, o pimento, o pepino, o tomate e a salsa fresca. Tempere com azeite, vinagre e uma pitada de sal. Envolva bem e acrescente o atum, as azeitonas e os ovos. Sirva de seguida.


quinta-feira, 19 de julho de 2018

Pão com chouriço


Se existe algo que adoro é pão com chouriço. Uma trinca num pão quentinho com aquela gordura típica do chouriço espalhada pelo pão, são uma delícia e uma tentação para mim. Diria mesmo que é das poucas coisas a que não consigo resistir mesmo e se me aparecer à frente sem contar ainda melhor. Por isso, volta e meia faço uma dose para me matar os desejos e a sugestão que trago hoje foi apenas mais uma das receitas que faço. Espero que gostem e se deliciem com ele acabado de sair do forno.

Ingredientes:
- 330ml de água
- 500g de farinha
- 1 colher (chá) de sal
- 1 colher (chá) de açúcar
- 1 colher (sopa) de azeite
- 12g  de fermento de padeiro fresco
- chouriço ou chourição de qualidade

Dissolva o fermento num pouco de água. Coloque todos os ingredientes na máquina de fazer pão e programe "amassar e levedar". Findo o tempo, retire a massa e divida em porções. Estique com as mãos e recheie com rodelas finas de chouriço. Enrole dê uns golpes na superfície e deixe repousar mais 30 minutos (não é necessário mas assim ela fica mais alta e fofa). Depois de levedados, leve ao forno pré-aquecido a 200ºC durante cerca de 20 minutos ou até a massa estar cozida.


segunda-feira, 16 de julho de 2018

Salada russa de pescada


Vamos começar a semana com uma refeição fresca? Verão é isso mesmo ... refeições leves, rápidas e sem muitas complicações. E nesse sentido, trago-vos hoje uma versão de salada russa diferente, onde adicionei o peixe para a tornar completa e todos adoraram. Experimentem e digam lá se não é boa. Garanto que até quem torce o nariz ao peixe vai repetir.

Ingredientes:
- batatas
- cenoura
- ervilhas 
- ovos
- azeitonas picadas grosseiramente
- pimento vermelho
- cornichons (pepinos de conserva)
- pescada 
- salsa fresca picada
- maionese 
- sal

Leve um tacho ao lume com água temperada de sal e coza as batatas e a cenoura aos cubos. Quando levantar fervura junte o peixe. A meio da cozedura, acrescente as ervilhas e o pimento. Coza os ovos também (pode ser no mesmo tacho dos legumes, mas lave bem os ovos antes de os levar a cozer).
Depois de tudo cozido, limpe o peixe de peles e espinhas e lasque-o. Pique todos os ingredientes em pequenos cubos e coloque-os numa taça grande. Junte a salsa picada, as azeitonas e os pickles em rodelas finas, envolva a maionese a gosto e sirva de seguida. 


sexta-feira, 13 de julho de 2018

10 bolos para o lanche


Cá em casa, fim de semana sem bolo não é fim de semana. E sei que muitos dos que estão a ler agora pensam o mesmo já que é algo com que crescemos, algo que nos foi "imposto", uma espécie de legado de família portuguesa. Aquele bolo que estava presente sempre no lanche de domingo em casa dos avós, depois em casa dos pais e agora já não conseguimos deixar a tradição e na cozinha existe sempre uma fatia para quem aparecer. 
Cá em casa é sempre assim e como forma de inspiração para quem tem a mesma tradição e para aqueles que não a têm mas qualquer dia implementam também, deixo hoje 10 bolos deliciosos e bem fácéis de se fazer para comerem no lanche ou levarem para um passeio em família. Espero que gostem e se aventurem já hoje ...


10 sugestões de bolos para o lanche:

terça-feira, 10 de julho de 2018

10 refeições frescas para o verão



O verão chega envergonhado, vai e vem consoante lhe apetece e ninguém consegue colocar-lhe uma trela para o prender pelo menos alguns meses. Mas sinceramente eu até gosto mais assim, vai a chuva regando o jardim e o tempo fresco que se sente por estas bandas não me deixam desfalecer com o calor excessivo. 
Por isso, hoje resolvi deixar 10 sugestões simples para as refeições no jardim ou varanda, espero que gostem ...


10 sugestões frescas para o verão


sexta-feira, 6 de julho de 2018

Brownies de chocolate integrais


 
Como fã de chocolate que sou em bolos, quando penso em brownies fico logo a suspirar por um. No entanto, este é um daqueles bolos mais virados para o pecaminoso do que para o saudável geralmente. Digo geralmente porque desta vez trago uma versão mais saudável mas não menos saborosa e com aquela consistência pegajosa típica de qualquer bom brownie. Sozinhos, com gelado ou a acompanhar um café, são uma delícia viciante. Não acreditam? Toca a experimentar.
  
 
 
Ingredientes:
- 200g de chocolate
- 40g de manteiga magra
- 3/4 chávena de farinha integral
- 1/2 colher (chá) de fermento em pó
- 1/3 chávena de açúcar
- 1 colher (chá) de café solúvel
- 2 ovos
(a chávena tem a capacidade de 250ml)
 
Derreta o chocolate com a manteiga e o café em banho-maria até obter um creme homogéneo.
Bata os ovos com o açúcar, junte a mistura de chocolate, a farinha e o fermento. Misture bem. Verta o preparado para uma forma quadrada forrada com papel vegetal (a minha mede 20x20cm). Leve ao forno, pré-aquecido a 180º, durante cerca de 30 minutos ou até que o teste do palito saia ligeiramente seco. Cuidado para que não coza demasiado, caso contrário vira um bolo em vez de brownie.
Retire o papel vegetal da forma e deixe arrefecer completamente antes de cortar. Podem ser congelados para comer mais tarde.



quarta-feira, 4 de julho de 2018

Lemon curd ... uma coalhada de limão


Lemon curd (ou coalhada de limão), quem hoje em dia não conhece esta maravilha? Pois, acho que ninguém. Mas se existe alguém, vai ficar agora a conhecer ...
O lemon curd é simplesmente um creme de limão com um toque bem marcante do limão e fica perfeito em gelados, recheio de bolos, pavlovas, panquecas ... já para não dizer que até à colherada sabe bem. Por isso, deixo-vos aqui a versão que mais faço cá em casa (embora já encontrem aqui no blogue outra versão). Espero que gostem.



Ingredientes:
- 2 limões médios
- 2 ovos
- 40g de manteiga
- 140g de açúcar

Coloque num tacho os ovos, o açúcar e o sumo e raspas de limão. Mexa e junte a manteiga. Leve ao lume brando, mexendo sempre até engrossar. Depois de pronto, verta para frasquinhos e deixe arrefecer completamente. Guarde no frigorífico (dura cerca de 2 semanas).

segunda-feira, 2 de julho de 2018

Semifrio de manga com frutos do bosque



Sobremesa no final da refeição sabe sempre bem, não acham? E então ao fim-de-semana ainda melhor já que parece quase regra haver aquele doce especial para finalizar a refeição em beleza. No entanto, estamos sempre a associar as sobremesas a algo muito calórico e um ataque à dieta.
A pensar em todas as pessoas que pensam assim, trago então hoje uma sobremesa mais leve e muito fresca para estes dias semi-verão /semi-inverno. Espero que gostem …


Ingredientes:
- 300ml de polpa de manga
- 150ml de água
- 200ml de natas
- 1 pacote de gelatina de pêssego (usei light)
- 50g de frutos do bosque congelados (morangos, amoras, framboesas e groselhas)
- sumo de ¼ de limão
- 2 a 3 colheres (sopa) de açúcar

Comece por levar a água ao lume e quando levantar fervura, retire do lume e junte a gelatina. Mexa até que esta se dissolva bem e deixe arrefecer um pouco.
Bata as natas até que ganhem volume e alguma firmeza. Junte depois a polpa de manga e por fim a gelatina. Verta o preparado para uma forma previamente passada por água fria e leve ao frigorífico até solidificar. Depois de solidificado, passe a forma por água quente e desenforme para um prato de servir. Verta a compota de frutos do bosque por cima e mantenha no frio até à hora de servir.

Para a cobertura, leve ao lume os frutos do bosque, o açúcar e o sumo de limão. Mexa e deixe cozinhar até obter uma compota ligeira. Verta para uma taça e deixe arrefecer completamente. Caso não goste de sementes, triture o preparado e coe.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...