terça-feira, 23 de agosto de 2016

Bolo de chocolate e amendoim


Se há algo que adoro fazer é bolos. Sejam simples ou compostos, a minha procura por novos sabores nunca para e ando sempre há procura de receitas que me encham as medidas. Um dia destes, na minha passagem diária pelos blogs que sigo, encontrei um bolo que me chamou a atenção no blog da Márcia e decidi que seria o próximo a ser feito. Com um fã de manteiga de amendoim cá em casa, tinha a desculpa perfeita para fazer este bolo. Mas quem me conhece sabe que tenho sempre de alterar um pouco as receitas e com este bolo não foi diferente (sorry) e resolvi alterar um pouco as quantidades, substituir a manteiga por courgette e obter um bolo um pouco mais saudável (apenas um pouco mas tudo conta para os gulosos como eu, não é?). E assim sendo, aqui está o bolo que me cativou tanto pela textura fofa como pelo sabor, espero que gostem também :)




Ingredientes:
- 100g de manteiga de amendoim (usei crocante)
- 100g de açúcar amarelo
- 3 ovos
- 250g de farinha com fermento
- 150g de courgette ralada
- 50 ml de leite

- 85g de chocolate em pó (usei achocolatado Lyon)
- 60ml de leite

Bata os ovos com o açúcar até obter uma mistura fofa, junte a manteiga de amendoim, a courgette, a farinha e os 50ml de leite. Bata mais um pouco até obter uma mistura fofa. Divida a massa em duas partes e numa delas junte o chocolate em pó e os 60ml de leite. Coloque a massa clara numa forma previamente untada e polvilhada e por cima desta coloque a massa de chocolate. Passe uma faca para dar o efeito marmoreado e leve ao forno, pré-aquecido a 180º, durante cerca de 45 minutos ou até o teste do palito sair seco. Desenforme e deixe arrefecer um pouco.



Para a cobertura:
- 60ml de leite
- 100g de chocolate em barra
- 40g de manteiga de amendoim
- amendoins torrados picados para decorar

Coloque todos os ingredientes numa taça e leve ao microondas na potência máxima durante 50 a 60 segundos. retire e mexa até obter um creme homogéneo e brilhante. Verta sobre o bolo, cobrindo-o todo. Polvilhe com os amendoins.

Notas:
- o uso da courgette serviu para dar a humidade que geralmente a manteiga deixa nos bolos, não se notando em nada o seu sabor;
- usei o achocolatado Lyon porque adoro o seu sabor a caramelo e achei que foi uma mais valia para este bolo mas podem sempre utilizar um chocolate em pó tradicional para culinária.


44 comentários:

  1. wow looks delicious:)
    Have a nice day:)
    kisses

    http://irreplaceable-fashion.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. esse bolo de chocolate que tentação, que magnifico deve estar divinal.


    O Cantinho dos Gulosos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, confesso que adorei o seu sabor principalmente se servido fresco :)

      Eliminar
  3. Great post dear! :)♥
    http://vesnamar.blogspot.rs/

    ResponderEliminar
  4. Aiii que tentação, só de ver as fotografias fiquei com água na boca

    Um beijinho,
    Sofia

    http://laprincipessa.pt/

    ResponderEliminar
  5. Está fantástico esse bolo, mesmo guloso!

    ResponderEliminar
  6. Também vi este bolo no blog da Márcia e também fiquei com ele debaixo de olho! :) Mesmo guloso!
    http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um bolo realmente bom e ficou mesmo ao gosto cá de casa (eu comi fatia atrás de fatia para mal da linha) ...

      Eliminar
  7. Que fatia irresistível! Tem um aspecto fabuloso! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Vânia, ficou com um sabor delicioso e bem fofo, adorei :)

      Eliminar
  8. Já quando vi esta receita no blogue da Márcia fiquei a babar e agora aqui não é excepção, que aspecto mais delicioso! :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  9. Olá Carla
    Que bolo sensacional!!! Fofo, lindooooooo e delicioso.
    Estou levando a receita amei a combinação de sabores, tb estou levando uma fatia hummmmmm
    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Luli, acho que vais gostar muito deste bolo, a combinação de sabores é deliciosa e claro que podes levar uma fatia ou até duas, porque uma só não chega :D

      Eliminar
  10. Olá Carla: ficou tão bonito com esta decoração! Gostei da ideia da curgete para lhe dar humidade. Tenho de experimentar esta versão ( eheh,mais uma desculpa esfarrapada para o voltar a saborear)
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Experimenta Márcia :) Quando vi o que fizeste fiquei logo com vontade de o fazer mas já me conheces, tenho sempre de aligeirar um pouco as receitas (não consigo evitar). Não sei como seria o sabor da receita original mas confesso que desta fiquei fã, não consigo comer apenas uma fatia ... ai a minha linha :D

      Eliminar
  11. Carla querida, o seu bolo além de delicioso, o que certamente ficou, também ficou lindo.
    Hummmm, adoraria pegar essa fatia p/experimentar!
    Bjssss amiga

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Dinha, eu ofereço essa fatia de bom grado :)

      Eliminar
  12. Respostas
    1. Obrigado, experimenta que acho que vais gostar :)

      Eliminar
  13. Ficou lindo, gostei do interior e se leva manteiga de amendoim é com toda a certeza uma delicia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, é um bolo fofo e realmente ficou mesmo bom :)

      Eliminar
  14. Que delicia amei deu água na boca
    Blog:https://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br
    Canal:https://www.youtube.com/watch?v=DmO8csZDARM

    ResponderEliminar
  15. obrigada pelo comentário <3
    ficou com um aspeto tão delicioso! adoro :D

    www.pinkie-love-forever.blogspot.com

    ResponderEliminar
  16. Que lindo e seguramente bem delicioso, que gulosa combinação.
    beijos

    ResponderEliminar
  17. Hum que aspecto delicioso.
    Beijinhos
    http://virginiaferreira91.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  18. Quero quero quero!!! aiiiii que bom aspecto!!!
    Sei que vou ADORAR!!!!
    Beijinho
    elisaumarapariganormal.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também acho que vais gostar, eu viciei neste, em parte pelo chocolate escolhido :D
      Podes levar essa fatia já :)

      Eliminar
  19. Gosto muito de amendoim e sou perdida por tudo o que tenha chocolate que, para mim, é o mais mágico de todos os ingredientes! Gostei bastante da ideia de adicionar curgete à massa do bolo. Já guardei a receita para fazer quando o tempo arrefecer e começar outra vez aquele apetite por sofá, mantas, chá e bolinhos! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Realmente amendoim com chocolate é uma combinação vencedora e por cá este bolinho fez muito sucesso. A courgette é uma forma de não adicionar gordura e ter na mesma um bolo levemente húmido, sem ninguém notar o ingrediente secreto. Experimenta, acho que vais gostar, por aqui os bolos saem em qualquer altura do ano ;)

      Eliminar
  20. Uma fatia! E bem generosa se faz favor! beijinho

    ResponderEliminar

Obrigado pela visita, se gostou deixe o seu comentário ou faça "like".
Volte sempre que quiser :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...