Depois de alguma ausência aqui no blogue, hoje regresso com uma receita simples mas que adorámos bastante por cá. Crepes é algo que está sempre presente cá em casa, quer na versão doce como na versão salgada. Como todos gostámos de crepes, é algo que sei que irá fazer sucesso e ninguém vai deixar no prato. E para um dos almoços saíram estes crepes, bem simples mas muito saborosos, adaptáveis ao que se tinha no frigorífico e onde podem sempre variar no enchido e no legume.
Crepes de alheira:
- crepes (a receita está aqui)
- 1 alheira
- espinafres qb
- 1/2 cebola picada
- 2 dentes de alho picados
- azeite, sal e pimenta
- 1 colher (sopa) de farinha
- 150 a 200ml de leite
- mistura de água e farinha para colar os crepes
Num tacho, refogue a cebola e o alho num fio de azeite, quando a cebola ficar transparente, junte os espinafres e deixe que estes percam volume. Acrescente a alheira cortada em pequenos pedaços e deixe refogar um pouco. Polvilhe com a farinha e regue com o leite, mexa bem, rectifique os temperos e deixe cozinhar até obter a consistência de um creme grosso. Retire do lume e deixe arrefecer um pouco.
Coloque uma porção deste creme no centro de um crepe, dobre primeiro as laterais e depois enrole, colando a ponta final com a mistura de farinha e água, como se fosse um envelope. Frite em óleo bem quente e escorra-os sobre papel absorvente. Sirva de seguida
Esmagada de batata e grão de bico:
- batata qb
- grão de bico cozido qb (usei 1/2 da quantidade de batata)
- cebola picada
- salsa fresca picada
- azeite, sal e pimenta
Comece por cozer a batata em água e sal. Depois de cozida, esmague-a com um garfo. Esmague o grão de bico também.
Leve ao lume um tacho com um fio de azeite e a cebola finamente picada. Deixe amolecer e junte a batata, o grão de bico, a salsa picada, sal e pimenta. Envolva bem, deixe cozinhar cerca de 2 minutos e sirva de seguida.
Notas:
- pode levar os crepes ao forno, em vez de os fritar que também ficam bons, no entanto eu prefiro fritos e como não comemos fritos todos os dias, de vez em quando não faz mal.
- estes crepes congelam muito bem e por isso costumo fazer em mais quantidade e ter sempre à mão para uma refeição rápida.