segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

Salada russa ... a melhor que já comi


Salada russa, quem não conhece?
Pois é, acho que deve ser um dos pratos que todos já fizemos ou pelo menos comemos. Prato sempre presente na culinária portuguesa, geralmente a acompanhar uns filetes de pescada, faz parte da minha infância e vida adulta, sempre vi a minha mãe a fazer e cá em casa todos gostam bastante. No entanto, confesso que nunca fui a maior fã desta salada de batata devido à maionese. Talvez por não a apreciar, sempre achei um prato um pouco enjoativo e para mim era sempre colocada a maionese à parte para eu dosear ao meu gosto.
E, embora todos saibam fazer uma salada russa porque é um prato bem básico, descobri recentemente (obrigado irmãozinho) que a sua essência se perdeu ao chegar cá e que por terras balcãs (a sua origem), esta salada tem um sabor extremamente saboroso, onde a maionese deixa de fazer confusão ao meu palato. A junção de mais uns ingredientes tornam este prato simplesmente delicioso e se for feito no dia anterior, ainda melhor. Quente ou fria, é uma salada que vai bem em qualquer altura do ano, como acompanhamento ou prato principal.


A sugestão que vos deixo hoje, é a versão romena, mais conhecida por salatã de boeuf, onde é habitual acrescentar carne (geralmente vitela ou frango), vários vegetais, maionese e finalizada com murãturi, uma espécie de mistura de pickles romenos. É servida no Natal e nas festas de aniversário mas cá em casa, foi servida num destes almoços e todos adoraram, espero que gostem também.

E agora, para quem não sabe a origem desta salada, esta provém da Rússia (claro) e é também conhecida por "olivier salad". Foi criada por Lucien Olivier em meados de 1960, o chef de um dos mais conceituados restaurantes em Moscovo, o Hermitage, tornando-se um prato muito popular e o mais procurado por quem visitava o restaurante. Embora tenham surgido muitas tentativas de recriar a sua salada, Olivier nunca desvendou o segredo do molho (mais concretamente as quantidades) e até hoje assim continua, uma incógnita.
Quanto à receita que deixo aqui, as quantidades são um pouco ao gosto de cada um e a maionese, optei por usar de compra para agilizar o processo.


receita adaptada do livro Transylvanian Cookbook, de Florin Muresan's, pág.54
Ingredientes:
- batatas
- cenoura
- ervilhas 
- ovos
- azeitonas (eu usei umas mistas alentejanas, com bastante sabor)
- pimento assado (ou pimento cru)
- cornichons (pepinos de conserva)
- frango
- salsa fresca picada
- maionese 
- sal

Leve um tacho ao lume com água e sal e coza as batatas, a cenoura e o frango. Quando estiver a meio da cozedura, acrescente as ervilhas e o pimento (caso use fresco). Coza os ovos também (pode ser no mesmo tacho dos legumes, mas lave bem os ovos antes de os levar a cozer).
Depois de tudo cozido, pique todos os ingredientes em pequenos cubos e coloque-os numa taça grande. Junte a salsa picada, as azeitonas e os pickles picados, envolva a maionese a gosto e sirva de seguida. 

Notas:
- Este prato fica óptimo morno ou frio, é perfeito para piqueniques ou para levar para o trabalho.
- O autor da receita deixa a dica de cozinhar legumes a mais e aproveitar o caldo de cozer o frango para fazer uma sopa. Como gosto de seguir as dicas, triturei todos os ingredientes que cozi a mais com a água do caldo e depois juntei couve ripada e um pouco de frango desfiado, deixei cozinhar mais uns minutos até a couve ficar "al dente" e assim fiquei com o jantar pronto também.


26 comentários:

  1. Comi uma vez salada russa de frango há um montão de anos e já nem me lembrava. Fiquei com vontade de fazer para matar saudades! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Esta versão com carne não conhecia, muito bem :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também foi uma descoberta para mim, mas adorei mesmo :)

      Eliminar
  3. Gostei, tanto da história como da sugestão. A adição dos pickles, do travo da azeitona e do frango deve ficar o máximo! :)

    Beijinhos Ana
    http://acasinhadasbolachas.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Ana, fica mesmo ... esta conquistou-me!!!

      Eliminar
  4. Ai que saudades de comer salada russa
    adorei a receita
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Sofia, da próxima vez experimenta esta ;)

      Eliminar
  5. Gosto muito! Não conhecia esta versão!!
    Beijinho
    http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  6. A minha filhota adora salada russa,...tem muito bom aspecto,...
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então tens de experimentar esta, fica uma delícia :)

      Eliminar
  7. Acredita que eu nunca comi?
    Gostei bastante da receita.

    www.paginasempreto.blogspot.com.br

    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A sério? Então tens de experimentar, vais gostar ;)

      Eliminar
  8. Eu adoro salada russa mas nunca experimentei com frango, por isso óptima sugestão! :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  9. que bela sugestão!
    beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  10. No verão faço algumas vezes para a família, eu não sou grande apreciadora de maionese, mas esta versão com frango e pickles parece muito boa, corta mais o sabor da maionese. Beijinhos e boa semana
    http://asreceitasdasisi.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também sou assim, maionese não é algo que adore mas nesta salada adorei mesmo, tanto que até fui "roubar" o que sobrou ao frigorífico ;)

      Eliminar
  11. Eu adoro maionese, mas também acho que em quantidades exageradas fica enjoativa! É preciso saber colocá-la na quantidade certa e misturá-la com os ingredientes (também) certos. Parece-me que esta melhor e original salada russa de sempre cumpre tudo isto! Nunca fiz, mas acho que tenho de começar por esta versão :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo esse o segredo, dosear na quantidade certa. E se nunca fizeste, então aconselho-te mesmo a começar por esta, é uma delícia :)

      Eliminar

Obrigado pela visita, se gostou deixe o seu comentário ou faça "like".
Volte sempre que quiser :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...