Adoro kumquats, é aquele fruto que simplesmente me sabe bem. Desde simples, colhido da árvore na hora a caramelizado, tudo fica bem com este fruto.
E queijo é outro dos ingredientes que adoro, todos sem excepção. Se juntar os dois e ainda acrescentar um toque de baunilha, temos uma sobremesa deliciosa e bem simples, uma delícia ...
E é com esta tarte participo no desafio da Marta do blog "Intrusa na cozinha", cujo ingrediente de fevereiro é a baunilha. Espero que gostem!
Ingredientes:
- 3 ovos
- 250g de queijo quark (0% MG)
- 200ml de natas light
- 150g de açúcar
- 1 colher (sopa) de farinha
- 1 colher (chá) de baunilha
Bata as natas até ficarem levemente firmes. Bata o queijo até ficar cremoso. Bata os ovos com o açúcar durante cerca de 5 minutos, junte a farinha, o queijo, a baunilha e por fim as natas.
Forre o fundo de uma forma de fundo amovível com papel vegetal e unte as laterais com manteiga e polvilhe com farinha. Verta o preparado e leve a assar, a 170º, durante cerca de 40 minutos. Faça o teste do palito.
Quando terminar a cozedura, desligue o forno, abra um pouco a porta do forno e deixe arrefecer lá dentro. Quando estiver fria, desenforme.
Para a cobertura:
- kumquats (usei cerca de 15)
- 4 colheres (sopa) de açúcar
- 4 colheres (sopa) de água
- açúcar em pó para polvilhar
Corte os kumquats em rodelas e retire os caroços. Leve ao lume um tacho com o açúcar e a água. Quando começar a ferver, junte os kumquats e deixe cozinhar até ficarem macios e transparentes. Retire do lume e coloque-os num prato para arrefecer. Depois coloque-os por cima da tarte e polvilhe com açúcar em pó. Sirva bem fresca.