quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

Pão simples fofo


Houve uma altura em que se fazia pão todos os dias cá em casa. Ok, não era eu a amassar e sim a máquina do pão, mas a verdade é que pão de compra raramente cá entrava e isso levava-nos a experimentar diversas receitas, tanto doces como salgadas, simples ou com recheios. Depois a "padaria" parou, não sei bem o porquê, talvez preguiça e o pão passou a ser confeccionado de forma esporádica, ao fim-de-semana ou em épocas especiais. Hoje em dia estou a tentar reconquistar o gosto pelo mexer na massa e vou fazendo mais pão, especialmente aquele pão que não encontramos à venda ou que simplesmente nos apetece mas não queremos ter de sair para o comprar.
Isto para dizer que a receita de hoje é um pão daqueles bem simples e fofos, que se quer com manteiga, compota ou queijo e fiambre, mas que conquistou de tal forma a minha mãe que passados 3 dias já me estava a pedir para voltar a fazer. 
Por isso, deixo-vos aqui a receita para que, quem sabe, vos conquiste também e com o fim-de-semana à porta a experimentem para um brunch descontraído. 


Ingredientes:
- 450g de farinha
- 170ml de leite
- 100ml de água
- 10g de fermento de padeiro fresco
- 1 colher (sopa) de manteiga magra
- 1 colher (sopa) de açúcar
- 1 colher (chá) de sal

Dilua o fermento num pouco de água. Coloque todos os ingredientes na cuba, começando pelos líquidos, depois os restantes, finalizando com o sal. Programe "amassar e levedar" e no fim do tempo, retire a massa, dê uma forma ao pão, uns golpes na superfície para decorar e deixe levedar mais um pouco (cerca de 30 minutos é o tempo que deixei). Pincele com leite e leve a assar num forno pré-aquecido a 200º, até dourar e ao dar uma pancadinha na superfície do pão, ouvir um som oco. Retire do forno e deixe arrefecer sobre uma grelha. Ou se for guloso como eu, corte ainda quente e barre com manteiga.

Notas:
- também pode amassar num robot de cozinha ou à mão até obter uma massa elástica, depois transfira para uma tigela grande e deixe levedar tapada, em local quente, até duplicar de volume. De seguida, prossiga a receita como expliquei anteriormente.

17 comentários:

  1. Eu adoro o pão feito em casa! Cresci com isso, mas o que a minha mãe fazia era no forno de lenha, isso sim! O que faço é no forno de fogão e apesar de ficar ótimo não tem aquele gostinho especial! Agora faço poucas vezes, até gostava de fazer mais mas ter pão quente a sair do forno é um pedaço de mau caminho e eu não posso descarrilar! Esse teu fez-me ter vontade de ir a correr fazer! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também adoro cozido a forno a lenha, como eu gostava de ter um. Realmente o gosto é outra coisa, delicioso e viciante. Mas não tendo a lenha, pronto vai mesmo no eléctrico ;)

      Eliminar
  2. Ai como adoro bastante
    adorei a tua partilha
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Sofia, pão é algo que nunca falta cá em casa :)

      Eliminar
  3. Tão bem que sabia uma fatia de pão quentinho!

    ResponderEliminar
  4. Não resistiria 5 minutos até ter que ir comer uma fatia desse belo pão com manteiga! :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  5. Pãoooo, aquilo que por mais que me esforço não consigo deixar de comer!
    Fofo, quentinho, de mistura, com sementes, integral, de malte... todos! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. És das minhas, pão também adoro e não sou esquisita, vão todos :)

      Eliminar
  6. Comigo aconteceu-me o mesmo (aliás, o nome do blogue vem daí!).
    O teu pão dá vontade de trincar!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, acho que acontece com tudo, tanto nos entusiasmamos e fazemos algo sem parar, como depois entra quase no esquecimento ;)

      Eliminar
  7. Adoro pão! parece ser fácil de fazer. Quem sabe eu tento fazer um :)
    beijokas lindinha.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, experimenta e depois diz como correu, este é bem fácil e simples :)

      Eliminar
  8. O pão caseiro é sempre melhor e mais saudável, fazes bem em resgatar o vício! Até porque não há nada melhor do que pão caseiro quentinho :D

    ResponderEliminar

Obrigado pela visita, se gostou deixe o seu comentário ou faça "like".
Volte sempre que quiser :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...