Chegou mais um dia 1 e com isso o mês de Fevereiro (é impressão minha ou ainda ontem foi o natal?).
E este mês o tema do "dia um ... na cozinha" eram cannellonis, algo que não como há imenso tempo e agora tinha a oportunidade de voltar a comer. Mas como ando numa procura de receitas mais saudáveis, resolvi trocar a massa por folhas de couve e adorei o resultado final, bem leve e muito saboroso. Uns canelones diferentes mas que não irão ser indiferentes para o palato de ninguém, garanto :)
Ingredientes:
- 8 folhas de couve (usei coração)
- 1 lata de atum (ao natural)
- 4 delícias do mar
- 1 cenoura
- 1/2 pimento vermelho
- 1 cebola
- 2 dentes de alho
- 4 colheres (sopa) de polpa de tomate
- vinho branco
- azeite
- 1 folha de louro
- sal e pimenta
- mistura de especiarias para massa (era à base de colorau, oregãos e manjericão)
- 300 a 400 ml de molho béchamel
- queijo ralado qb
fiz apenas metade da dose e serviu 2 pessoas |
Comece por escaldar as folhas de couve em água temperada com sal. Escorra e reserve.
Leve ao lume um tacho com a cebola e os alhos picados, uma folha de louro e um fio de azeite. Deixe refogar até a cebola amolecer, acrescente o pimento em cubos, a cenoura raspada, o vinho, a polpa de tomate e os temperos, envolva bem e deixe refogar cerca de 10 minutos. Acrescente as delícias do mar picadas e o atum. Refogue mais um pouco e se necessário acrescente um pouco de água. No final, acrescente cerca de 2 colheres (sopa) de molho béchamel e retire do lume.
Divida o preparado pelas folhas de couve, enrole e coloque num tabuleiro que possa ir ao forno. Verta o restante béchamel por cima e polvilhe com queijo ralado. Leve ao forno até gratinar. Sirva de seguida com uma salada.