segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

Bolo São Marcos de café


São Marcos é um bolo que muitos conhecem de ver nas vitrines das pastelarias. E embora seja muito conhecido por cá, confesso que nunca o tinha visto até o comer em Espanha (seu país de origem) o ano passado. E embora seja um bolo até bastante interessante a nível visual, o seu sabor é simples e não nos faz desejar comer em breve novamente. Por essa razão, quando vi que a edição deste mês do Sweet World era precisamente este bolo, resolvi adaptá-lo um pouco mais aos gostos cá de casa e como todos adorámos café, assim saiu este São Marcos de café para finalizar o almoço de domingo. E desta forma já achei este bolo bem mais interessante :)



Ingredientes do bolo:
- 2 ovos
- 60g de açúcar
- 70g de farinha com fermento
- 2 colheres (sopa) de leite

Bata as claras em castelo e depois de "levantarem", vá juntando aos poucos o açúcar até obter um merengue firme. Sempre a bater, junte as gemas, uma a uma, e o leite. Por fim, envolva delicadamente a farinha peneirada. Verta para uma forma (untada e polvilhada) e leve ao forno pré-aquecido a 180º. Cuidado que ele coze rápido. Retire do forno, desenforme e deixe arrefecer. Corte o bolo ao meio, de forma a obter 2 camadas.

Ingredientes para o creme:
- 200ml de natas
- 2 colheres (sopa) de açúcar
- 1 colher (sobremesa) de café instantâneo
- 4 folhas de gelatina

Comece por demolhar as folhas de gelatina em água fria durante 5 minutos, escorra-as e leve ao microondas cerca de 10 segundos para derreter.
Bata as natas com o açúcar até obter um chantilly firme, acrescente o café e bata mais um pouco. Por fim, envolva a gelatina.
Forre a forma que cozeu o bolo com película aderente, coloque uma camada de bolo no fundo, espalhe o creme e cubra com a outra parte do bolo. Leve ao frigorífico até solidificar.

Ingredientes para o doce de ovos:
- 3 gemas
- 2 a 3 colheres (sopa) de açúcar 
- 3 colheres (sopa) de água
- caramelo líquido

Misture as gemas com o açúcar e a água e leve ao lume brando, mexendo sempre até engrossar. Retire do lume e deixe arrefecer.
Quando o bolo estiver solidificado, desenforme para um prato de servir, espalhe o doce de ovos e por cima deste, um pouco de caramelo líquido. Mantenha no frio até há hora de servir.

Nota:
Se gostar de um bolo húmido, humedeça levemente a superfície do bolo com uma mistura de leite e café.

13º edição do desafio Sweet World, dos blogs Lemon & Vanilla e Basta Cheio - "São Marcos"

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...