terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

Bebida de soja ou "leite" de soja ... na Yammi


Desde pequena que não gosto de leite e não há volta a dar. A única forma de o beber é mesmo bem disfarçado por isso a ideia de beber um copo de leite gelado é inconcebível para mim. Mas como adoro variar o meu pequeno-almoço, acabei por conhecer os "leites" alternativos que existem no mercado e se embora nem todos me tenham conquistado, o de soja conseguiu esse feito. E por essa razão, resolvi tentar fazer também em casa para ver qual o resultado ... e não é que até ficou bem saboroso!!! 

Ingredientes:
- 150g de soja em grão
- 200ml + 800ml de água
- 1 colher (sobremesa ou sopa) de aroma de baunilha (consoante o gosto)
- 40g de açúcar (pode aumentar se for guloso)*

Comece por demolhar a soja durante pelo menos 12 horas em água fria (deixei durante toda a noite). No fim desse tempo, passe por água e coloque no copo da Yammi. Acrescente 200ml de água e triture 40 segundos na velocidade 7. Adicione a restante àgua e programe 30 minutos, velocidade 1, temperatura 100º. No fim do tempo, acrescente a baunilha e o açúcar e programe mais 1 minuto, na mesma velocidade e temperatura. 
Coloque um pano de algodão fino sobre o cesto e coe o líquido. Verta para uma garrafa e deixe arrefecer. Sirva fresco.

Caso não tenha yammi:
Comece por demolhar a soja durante pelo menos 12 horas em água fria (deixei durante toda a noite). No fim desse tempo, passe por água e triture no liquidificador com cerca de 300ml de água.
Verta o preparado para um tacho, acrescente a restante água e leve ao lume. Quando começar a ferver, diminua a temperatura para o mínimo e deixe cozinhar cerca de 10 a 15 minutos. No final, acrescente a baunilha e o açúcar e mexa. 
Coloque um pano de algodão fino sobre um coador de rede e coe o líquido. Verta para uma garrafa e deixe arrefecer. Sirva fresco.

Os resíduos de soja - okara**
Notas:
* pode substituir o açúcar por stevia ou outro adoçante a gosto, caso não possa consumir açúcar.

** os resíduos de soja que ficaram no pano têm o nome de okara e podem ser utilizados para engrossar molhos e sopas ou para fazer pão por isso, não os deitem fora. Em breve mostro-vos o que fiz com os resíduos desta receita.

21 comentários:

  1. Eu não gosto muito do leite de soja de compra, devo confessar. Acho que feito em casa deve ser muito melhor! Um dia se tiver oportunidade experimento! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já eu gosto do de compra mas apenas os de sabor, em especial baunilha ou frutos do bosque. O que eu não consigo gostar mesmo é do leite de amêndoa, e logo eu que adoro amêndoa. Vá-se lá perceber o palato ;)

      Eliminar
  2. Não gosto de leite de soja mas confesso que sei que é muito mais saudável do que o de vaca, gostei do post bj!

    ❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤
    Meu cantinho Lusitana❤Blog
    “Página- FACEBOOK”
    Novo post: “USANDO E AMANDO/BOLSA ZAFUL”

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Somos ao contrário então Cátia, eu não consigo mesmo é beber o de vaca, que me desculpem as vaquinhas ;) Mas disfarçado lá vai...

      Eliminar
  3. De soja nunca experimentei fazer porque não gosto muito dos de compra e acabei por nunca tentar fazer. Mas como cá em casa somos intolerantes à lactose fazemos todas as semanas leite de arroz e adoramos! Ainda bem que hoje em dia já temos tantas alternativas!!
    Beijinho
    http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O de soja gosto desde que tenha aroma, de arroz ou aveia também gosto. O único que não consigo mesmo beber é o de amêndoa, mesmo adorando as ditas cujas :)

      Eliminar
  4. Acho que o oferecimento de alimentos alternativos é muito importante, nessa época em que tem aparecido tanta gente com intolerâncias variadas. Pela receita tive a impressão de que o leite de soja caseiro é mais saboroso do que o de compra, rsrs.

    Beijo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Realmente as alternativas são mesmo muito importantes nos dias que correm. Em relação ao leite, este fica diferente do de compra, isso é verdade, melhor ou pior é consoante os gostos. Eu pessoalmente gostei :)

      Eliminar
  5. Super interessante, aguardo o próximo post então!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quinta-feira ficas a saber tudo, é o acompanhamento deste leite ao pequeno-almoço ;)

      Eliminar
  6. Para quem gosta deve ser bom
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  7. Também não sou muito fã de leite e costumo gostar das alternativas de soja, mas nunca fiz uma caseira! Fiquei com vontade :)

    ResponderEliminar
  8. oi gente, também confeço, que não gosto de leite de soja, mas vou tentar fazer, não sei se vou tomar, encontrei um seti baratinhohttps://www.nutritivasaude.com.br/oleo-de-coco-200-ml recomendo

    ResponderEliminar
  9. oi gente, também confeço, que não gosto de leite de soja, mas vou tentar fazer, não sei se vou tomar, encontrei um seti baratinhohttps://www.nutritivasaude.com.br/oleo-de-coco-200-ml recomendo

    ResponderEliminar

Obrigado pela visita, se gostou deixe o seu comentário ou faça "like".
Volte sempre que quiser :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...