terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

Entremet de chocolate e framboesa


Sabem quando idealizam algo mas depois no final não corre bem e é como se levassem com um balde de água fria em cima? Pois, eu sei bem o que isso é e foi o que aconteceu no dia em que preparei este entremet. Estava eu toda contente porque ia fazer uma sobremesa linda, com várias camadas distintas e com uma particularidade - uma cobertura super brilhante e espelhada. Tudo correu como esperado até chegar à cobertura, onde a pressa não foi a minha melhor amiga e pronto, adeus sobremesa linda com cobertura espelhada, onde a cobertura escorreu, escorreu, escorreu .... E o pior é que este entremet era a minha resposta ao desafio da Ana do blog Anasbageri, o "Nosso grande Bake off"
No entanto, embora não tenha conseguido finalizar da melhor forma, o sabor deste entremet conquistou todos os que o comeram e por isso tinha de o vir partilhar convosco, espero que não se sintam intimidados e experimentem, é uma delícia :)

Componentes deste entremet:
1 - genoise
2 - doce de framboesa
3 - mousse de framboesa
4 - mousse de chocolate
5 - cobertura espelho


Para a compota de framboesa:
- 250g de framboesas congeladas 
- 100g de açúcar
- sumo de limão qb

Descongele as framboesas e triture-as, coe o preparado se não gostar das graínhas. Leve ao lume o puré obtido com o açúcar e o sumo de limão e deixe cozinhar até engrossar, mexendo de vez em quando. Retire do lume e deixe arrefecer.

Para o bolo:
-  2 ovos
- 70g de farinha com fermento
- 60g de açúcar
- 1 colher (sopa) de manteiga derretida

Batam os ovos inteiros com o açúcar até duplicar de volume e obterem um creme bem fofo e esbranquiçado. Envolvam a farinha delicadamente e por fim a manteiga derretida. Vertam para uma forma untada e polvilhada e levem a cozer no forno pré-aquecido a 180º, até o teste do palito sair seco. Retirem do forno, desenformem e deixem arrefecer. Cortem no formato da forma que vão utilizar (eu usei uma forma de bolo inglês).

Para a mousse:
- 70g de chocolate de culinária + 2 colheres (sopa) de leite
- 200ml de natas
- 4 claras
- 7 folhas de gelatina
- 3 a 4 colheres (sopa) de açúcar
- 2 colheres (sopa) da compota de framboesa

Derreta o chocolate com o leite até obter um creme brilhante.
Demolhe as folhas de gelatina em água fria durante 5 minutos e derreta-as no microondas durante 10 segundos.
Bata as natas com metade do açúcar até obter um chantilly firme. Bata as claras com o restante açúcar até obter um merengue firme. Envolva os dois preparados delicadamente e junte-lhes a gelatina. Divida em duas partes e a uma junte o chocolate e à outra a compota de framboesa.
Numa forma de bolo inglês revestida com película aderente verta a mousse de chocolate e leve ao congelador 5 a 10 minutos para endurecer um pouco. Verta a mousse de framboesa por cima dessa, espalhe cuidadosamente a compota de framboesa e por fim cubra com o bolo. Leve ao frigorífico até solidificar. 


Para a cobertura espelho (retirada daqui):
- 50g de chocolate branco
- 50g de glucose
- 25ml de água
- 35g de leite condensado
- 1 colher (chá) rasa de gelatina em pó misturada em 30ml de água
- corante alimentar vermelho

Leve ao lume o açúcar, a glucose e a água. Deixe levantar fervura e desligue. Num recipiente que aguente o calor, coloque a gelatina, o chocolate picado e o leite condensado. Por cima deite a mistura de açúcar e bata com a varinha mágica, misturando bem mas com cuidado para não criar bolhas de ar. Juntem o corante e mexam. Tapem com película aderente (em contacto com o preparado) e levem ao frigorífico até solidificar. Depois aqueçam no microondas apenas para derreter (não excedam os 35º).
Desenformem o entremet e coloquem-no sobre uns copos, com um tabuleiro por baixo. Comecem a verter a cobertura até estar todo o entremet coberto e deixem escorrer. Passem com cuidado para um prato de servir e mantenham no frigorífico até à hora de servir.

14528288_10210587142655028_888532429_n-copy

24 comentários:

  1. Que aspeto tão guloso...está maravilhoso...eu adoro mesmo, perco me assim por sobremesas bem deliciosas.


    O Cantinho dos Gulosos

    ResponderEliminar
  2. Pode não ter ficado como idealizaste mas não tenho dúvidas de que deve ser assim qualquer coisa de divinal. Adoro sobremesas em camadas (bolos incluídos), e infelizmente não faço mais vezes porque requerem tempo e isso por aqui anda muito escasso. Mas um dia hei-de experimentar esta! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A cobertura ficou um desastre (embora saborosa) por estupidez minha, verdade seja dita. Mas ficou uma sobremesa tão saborosa que não podia mesmo deixar de partilhar, até porque vou querer repetir um dia e depois já não sabia fazer :P

      Eliminar
  3. Olha a ideia original ficará sempre contigo, mas posso dizer-te que assim que abri a página até fiz um "uau!". Acho que está linda! :)

    Beijinhos Ana
    http://acasinhadasbolachas.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Ana, embora visualmente não tenha ficado como queria, pelo menos em sabor estava uma delícia, lá isso estava ;)

      Eliminar
  4. Nossa esta com bom aspecto adorei
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  5. Carla, não sei o que correu mal porque ficou maravilhoso! :) comia já como sobremesa ao almoço! Assim que vi o item do teu blogue na minha lista com esta foto tive logo que vir ver o que era! :)
    Tenho que experimentar! (se visses a minha lista assustavas-te!)
    Beijinhos!*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, eu disfarcei o que correu mal (a cobertura a derreter por completo) ao cortar uma fatia e não fotografar o que ficou para trás, senão ias logo ver :P
      Mas tirando essa parte, ficou mesmo gulosa e adorámos cada fatia. E sim imagino a lista comprida, eu também tinha assim uma mas no início do ano tomei a decisão de começar de novo e não deixar nunca ultrapassar as 20 receitas na lista). Até agora estou a conseguir cumprir ;)

      Eliminar
  6. Aconselho-te a ires ao oculista porque a mim parece-me espectacular!! :)
    Beijinho
    http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hi, hi, hi ... obrigado Joana, mas se soubesses como deveria ter ficado também serias da minha opinião ;)

      Eliminar
  7. Eu acho que ficou uma maravilha!!! :D
    E a verdade é que parece uma sobremesa com algum grau de dificuldade por isso parece-me muitooo bem!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Sara, a sobremesa não é difícil e faz-se bem, apenas temos de ter algum tempo ;)

      Eliminar
  8. Esta muito bonita e deve estar maravilhosa nem parece que correu mal, mas o que importa é o sabor. Beijinhos
    http://asreceitasdasisi.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Simone ;) foi mesmo só a cobertura que correu mal mas paciência, o que vale é que o resto estava delicioso :P

      Eliminar
  9. Olá Carla,
    conheço tão bem esse sentimento!...bolas, dá uma raiva.
    Também tive algumas dificuldades com o meu espelho como sabes, mas adorei fazer o desafio, e desmistifiquei uma série de receios e dúvidas, e acho que virei fã deste tipo de bolo.
    Embora não tenha ficado como desejavas de aspeto, de sabor acredito que tenha ficado delicioso! A combinação do chocolate com a framboesa é deliciosa!
    Beijinhos
    Marta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Marta, realmente de sabor estava delicioso mesmo. E tal como tu, também perdi alguns dos receios que tinha e não irei desistir, vou conseguir a cobertura perfeita um dia :)
      E olha que também fiquei fá deste tipo de bolo e o teu abriu bem o apetite ;)

      Eliminar
  10. Pelo menos o que correu mal foi uma coisa pequena e sem muita importância para a consistência do bolo, que acabou por ficar com as camadas muito giras para compensar :)

    ResponderEliminar

Obrigado pela visita, se gostou deixe o seu comentário ou faça "like".
Volte sempre que quiser :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...