terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Bacalhau com natas ... da mamã



Eu adoro receitas de bacalhau. Tirando a salada de bacalhau crú e o bacalhau frito, todos os restantes pratos adoro, embora uns mais do que outros. E cá em casa o bacalhau com natas é daqueles que fazem sempre sucesso e todos adorámos. A receita que deixo aqui hoje é da autoria da mamã (e feita também) mas que merece ser partilhada aqui no blog, porque é muito saborosa mesmo. Espero que gostem tanto como nós cá em casa :)


Ingredientes:
- 3 postas de bacalhau demolhados
- 2 cebolas em meias luas finas
- 2 dentes de alho picados
- 1 folha de louro
- azeite qb
- 200ml de natas
- 500ml de leite
- 60g de farinha
- 30g de margarina
- cerca de 700g de batatas (é um pouco a olho)
- sal e pimenta
- queijo ralado qb

Dê uma fervura ao bacalhau, escorra e limpe de peles e espinhas. Reserve.
Corte as batatas em palitos bem finos e frite. Reserve.
Misture o leite com a farinha até a dissolver por completo. Leve ao lume um tacho com a margarina e quando esta derreter, junte a mistura de leite, passando-a por um coador. Mexa sempre até começar a engrossar, acrescente as natas e tempere de sal e pimenta. Mexa até engrossar mais um pouco. Retire do lume, cubra com película aderente (junto à superfície do creme) e reserve.
Leve ao lume uma frigideira com a cebola, os alhos, o louro e azeite. Deixe refogar bem, acrescente o bacalhau, tempere com sal e pimenta e refogue mais um pouco.
Numa travessa de ir ao forno e à mesa (untado levemente com azeite) coloque uma camada de batatas-fritas, uma de refogado de bacalhau e outra de batatas-fritas. Verta o creme de natas por cima e polvilhe generosamente com queijo ralado. Leve ao forno até alourar a gosto e sirva de seguida, acompanhado com uma salada. 


38 comentários:

  1. Adoro receitas com bacalhau. Para mim são todas deliciosas! Esta receita tem um aspecto muito apetitoso! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Marlene, receita das mães são sempre boas :)

      Eliminar
  2. É uma refeição que muito me agrada, que excelente aspecto!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Luisa, mas desta vez os louros vão para a mãe ;)

      Eliminar
  3. Eu adoro bacalhau! Ainda hoje estou a fazer uma espécie de bacalhau à Gomes de Sá para o almoço! E claro, adoro bacalhau de natas! Fez parte da mesa da consoada. Feito por quem?! Pela mãe, claro está! O da tua mãe também me parece muito bom! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Existem pratos que não me aventuro e este é um deles. Além disso, quando apetece a mamã faz muito bem, por isso, para quê o trabalho ;) Agora que falaste à gomes de sá, lembrei-me que também não como há anos, vou ter de fazer qualquer dia :)

      Eliminar
  4. Olá Carla. Nós por cá adoramos todas as receitas de bacalhau e por acaso com natas deve ser das formas que menos vezes faço. Gosto da lembrança, tenho que fazer em breve. Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por aqui também só surge depois de pedido, acaba por ser daqueles que dão mais trabalhinho mas quando aparece na mesa, todos adorámos :)

      Eliminar
  5. Adoro bacalhau com natas, sempre aquele prato bem guloso, esse ficou com muito bom aspeto.


    O Cantinho dos Gulosos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, acho que é daqueles pratos que fazem muitos suspiros :)

      Eliminar
  6. Bacalhau, não fosse eu uma verdadeira portuguesa para o amar! :)
    Que receita óptima!
    Um beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo, português tem de gostar de bacalhau (senão está tramado) :D

      Eliminar
  7. Ai que bela comidinha da mamã!! Até fiquei com fome!!
    Beijinho
    http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  8. Ai que delicia já comia
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  9. É das receitas que a minha mãe faz e que todos gostam, menos eu...! Eu gosto assim quando leva mistura de leite e natas ou só leite, para não enjoar! Desse ia gostar de certeza, está mesmo com boa cara e a sorrir para mim!!

    Beijinhos Ana
    http://acasinhadasbolachas.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que engraçado, também só gosto assim porque as natas realmente enjoam bastante e o leite atenua o seu sabor. Ofereço-te já um pratinho para ver se gostas :)

      Eliminar
  10. adoro bacalhau com natas é um prato muito apreciado por todos cá em casa!!bjs

    ResponderEliminar
  11. Humm comidinha reconfortante, mesmo com aspeto caseirinho, como eu gosto.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Adoro e á seculos que não faço, esse tem mesmo um aspecto delicioso.
    Parabéns á cozinheira.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado São, a mãe agradece. Por aqui vai surgindo a pedido ;)

      Eliminar
  13. Aiiii que booom aspetooo!!! Querrooo!!! A minha mãe tambem faz um bacalhau com natas top!!
    Passa pelo meu blog e espreita o novo post*
    www.a-be-atriz.com
    xx, A Be-atriz

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado ;) as mães costumam ter essa qualidade na cozinha :D

      Eliminar
  14. Adoro bacalhau com natas, mas nunca faço com molho branco, só com natas mesmo, senão cai-me super mal, vá-se lá perceber o porquê!!!
    https://bloglairdutemps.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A sério? Que engraçado :)
      Já cá em casa tem de ser assim com o molho branco na mistura senão achámos muito enjoativo e depois acaba por ficar na travessa.

      Eliminar
  15. Claro que gosto! Ficou com um aspeto tão reconfortante :)

    ResponderEliminar

Obrigado pela visita, se gostou deixe o seu comentário ou faça "like".
Volte sempre que quiser :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...