quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

Medovik ... um bolo de mel russo


Sabem aqueles bolos que se olham e fica a vontade de experimentar ... mas depois espreitamos a lista de ingredientes e ficamos com a certeza que não vale a pena testar. Este foi um desses bolos quando vi que era o desafio da 12ª edição do Sweet World. A Lia apresentou-nos um bolo com aspecto exemplar mas que continha ingredientes não muito bem aceites cá em casa, por isso fiquei logo a pensar que não o poderia fazer e esta seria a minha primeira vez sem participar. Estou a falar do Medovik, um bolo de mel de origem russa com mais de 200 anos (é mesmo velhinho).

Pelo que percebi, o Medovik foi criado em 1820 pelo chef privado do czar Alexandre I para a sua esposa, a imperatriz Elisabeth (que detestava mel). Este ousado chef resolveu ir contra todos e serviu este bolo à imperatriz, que logo adorou e quis saber quais os ingredientes que tal bolo continha. Com medo e já contando com um severo castigo, este jovem chef não conseguiu mentir e lá falou que o ingrediente principal era o mel. Ao contrário do esperado por todos, o chef foi premiado e o seu bolo é feito até aos dias de hoje. 



E se a imperatriz Elisabeth não gostava de mel, também eu não sou a sua maior fã mas confesso que neste bolo gostei bastante e sem dúvida que é um ingrediente crucial para o seu sucesso. Depois de pesquisar muito sobre a receita deste bolo não consegui perceber ao certo qual seria a receita original (apenas que levava bastante manteiga) e por isso optei por retirar um pouco daqui e dali, fazendo assim a minha versão deste tão afamado bolo por terras frias do czar (mas mais ao gosto cá de casa). Quanto ao bolo em si, embora pareça complicado, não o é e faz-se rapidamente. Não é nada enjoativo e o meu único conselho é que o façam no dia anterior e o mantenham no frio até à hora de servir, garanto que fica melhor a cada dia que passa. E assim passou mais uma edição deste desafio que completa 12 meses e eu me confesso uma Sweet lover, não consigo mesmo resistir :)


Ingredientes para o caramelo:
- 1/2 chávena de açúcar
- 1/3 chávena de leite magro
- 1 colher (sobremesa) de manteiga magra

Ingredientes para o creme:
- 450ml de leite magro
- 2 ovos
- 5 colheres (sopa) de açúcar
- 2 colheres (sopa) de amido de milho cheias
- o caramelo preparado (usei apenas 2/3 da quantidade)

Comece por preparar o caramelo. Leve ao lume o açúcar até dourar (cuidado para que não queime). Quando atingir um dourado intenso, retire do lume e misture a manteiga até derreter. Acrescente aos poucos o leite, mexendo sempre com cuidado para não se queimar. Quando estiver bem misturado, leve novamente ao lume para engrossar um pouco, mexendo sempre. Deixe arrefecer.
De seguida, prepare o creme. Misture os ovos com o açúcar, o amido de milho e um pouco de leite. Aqueça o restante leite e misture-o aos poucos no preparado de ovos. Leve ao lume, mexendo sempre até engrossar. Retire do lume, cubra a superfície do creme com película aderente e deixe arrefecer. 
Quando estiver frio, misture aos poucos o molho de caramelo até obter um sabor que lhe agrade (eu utilizei apenas 2/3 do caramelo).


Ingredientes para o bolo:
- 250g de farinha
- 50g de manteiga magra
- 2 ovos
- 100g de açúcar
- 1 colher (sopa) de bicarbonato de sódio
- 2 colheres (sopa) de mel
- nozes qb

Derreta a manteiga com o mel no microondas. Junte os ovos, o açúcar, a farinha e o bicarbonato de sódio. Mexa bem com uma colher até obter um preparado homogéneo. Coloque a massa sobre uma superfície lisa e amasse mais um pouco até que se descole das mãos (se necessário, junte mais farinha). Corte em 6 pedaços iguais e estique-os, dando a forma de círculo ou rectângulo. Corte-os todos iguais e leve a assar em forno pré-aquecido a 180º, durante cerca de 5 minutos ou até a superfície dourar. Retire do forno e deixe arrefecer por completo. 
Coza também os restos da massa e depois de frios, triture-os numa picadora juntamente com algumas nozes.

Montagem: 
Coloque uma camada de bolo num prato de servir, barre com um pouco de creme, coloque mais uma camada de bolo, novamente creme e assim sucessivamente, terminando com o creme. Barre também as laterais do bolo e polvilhe todo o bolo com as migalhas de bolo que sobraram. Decore com nozes partidas e guarde no frigorífico até à hora de servir. Aconselho a fazer o bolo de véspera para que os sabores fiquem mais intensos.

12º edição do desafio Sweet World, dos blogs Lemon & Vanilla e Basta Cheio - "Medovik"

24 comentários:

  1. The cake looks fantastic:)
    kisses

    http://irreplaceable-fashion.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Olha mas que bom aspecto, estão mesmo o máximo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, foi uma agradável surpresa este bolo, super fofo :)

      Eliminar
  3. Eu gosto muito de mel, acho que já se deve ter percebido pelas minhas receitas! Embora numa altura o usasse mais por não encontrar aqui outras opções saudáveis. Acho o mel um alimento maravilhoso em todos os aspetos! Tenho a certeza que este bolo fica delicioso! Gosto imenso de bolos em camadas! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para amantes de mel, este bolo vai agradar de certeza. Eu que não aprecio o dito cujo, gostei bastante do bolo. Vais ter de experimentar este ;)

      Eliminar
  4. Respostas
    1. E olha que é mesmo, comes uma fatia e ficas com vontade de comer outra a seguir :)

      Eliminar
  5. Ai parece uma delicia
    adorei a receita
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Sofia, este é daqueles que mais do que parecer, é mesmo uma delícia :)

      Eliminar
  6. Olá :)....
    Esplendido aspecto e excelente sugestão ;)....
    Beijocas
    http://nacozinhadaleonor.blogspot.pt/2017/01/galo-caseiro-no-forno.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Leonor, fica um bolo muito interessante mesmo :)

      Eliminar
  7. Tem um aspeto muito interessante. Tenho um vizinho que é produtor de mel, acho que lhe vou pedir um pouco para fazer este bolinho :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com mel caseiro ainda é melhor, faz mesmo, vais gostar. Eu não ligo ao mel e adorei este bolo, especialmente pela sua fofura extrema :)

      Eliminar
  8. Respostas
    1. Vou querer saber depois a opinião, espero que gostes :)

      Eliminar
  9. Nossa Carla que delícia me deu água na boca :)
    Gosto bastante de mel então vou amar esse bolo <3
    Bjs Luli

    Café com Leitura na Rede

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Luli, para amantes de mel, este bolo é perfeito mesmo ;)

      Eliminar
  10. Querida Carla,
    Nem imaginas como fiquei feliz por o teres feito.
    Tu, que nunca falhas a um SW e és a nossa mais fiel participante, só mesmo por uma razão muito forte não participarias e claro, a lista de ingredientes não agradar, seria motivo mais que suficiente para o não fazeres, mas fizeste, adaptaste e gostaste e isso é o que me deixa ainda mais feliz e agradecida. Muito Obrigada!!!
    Ficou lindo e sim, concordo contigo. Depopis de uns dias no frio, fica ainda melhor este bolinho que foi uma muito agradável surpresa, também para mim.
    Um beijinho querida e obrigada por estares sempre connosco,
    Lia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Lia, o que dizer ... viciei-me mesmo no vosso Sweet World e não consigo resistir :D
      Mas olha que aprendi algo, nunca julgar pelo aspecto e mesmo que não goste, corrigir e continuar. Posso dizer que todos adoraram este bolo e ficou já na lista de bolos para voltar a fazer :) E este é como o vinho do porto, vai melhorando com o tempo ;)

      Eliminar
  11. Queria mesmo fazer este bolo, parece ser maravilhoso e é tão diferente do costume! Qualquer dia ainda experimento :) O teu ficou lindo :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens de experimentar mesmo, vais gostar. Eu alterei um pouco o creme para não ser enjoativo como li alguns relatos, e assim este desapareceu muito rápido e logo com pedidos para voltar a fazer :)

      Eliminar
  12. Carla, ainda bem que deste a volta à coisa e resolveste marcar a tua presença habitual. :)
    Concordo contigo que este bolo é mesmo daqueles que só apetece provar assim que o vemos, e por isso fui grande entusiasta do tema. Mas tenho de confessar que me desiludiu um pouco. Ou esperava demais ou então a coisa não saiu como devia, mas achei-o bastante enjoativo e não me encantou por aí fora. Contudo, por cá foi bem apreciado.
    Ainda que com muito atraso não podia deixar de agradecer a tua participação! Obrigada. :)

    Bjinhosss

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Susana, este foi o primeiro em que tive de alterar um pouquinho mais mas resultou muito bem porque ao contrário do original, este não ficou nada enjoativo, por ter alterado o tipo de creme, mantendo no entanto o seu sabor típico :)
      E claro que continuarei a participar no vosso desafio tão sweet, adoro não fosse eu uma gulosa :)

      Eliminar

Obrigado pela visita, se gostou deixe o seu comentário ou faça "like".
Volte sempre que quiser :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...