segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Queques de beterraba e baunilha saudáveis (sem adição de açúcar)


Um dos meus lemas este ano é tentar não deixar para a próxima semana o que se pode fazer nesta. E com isto quero dizer que quando vejo uma receita que me suscita interesse, o melhor é fazer o mais rápido possível. De certeza que vocês têm listas de receitas intermináveis para fazer, que se vão guardando com o intuito de fazer a seguir mas que acabam por entrar no esquecimento. Eu era assim e com o início do ano reparei que a lista era tão grande que até já estava dividida entre doces e salgados. Com tantas receitas para fazer e muitas outras que virão no futuro, cheguei à conclusão que ou fazia um menu de degustação todos os dias, ou nunca conseguiria experimentar tudo o que tinha guardado. Por isso, tomei a decisão de começar do zero e apagar tudo. Tal como se costuma dizer, ano novo vida nova, ou neste caso, receita nova e por isso, tentarei não guardar tantas receitas este ano e fazê-las o mais rápido possível.    
Todo este chato discurso para dizer que quando vi uns queques de beterraba no  blog "O meu tempero", queques esses que tinham a particularidade de não levarem açúcar, fiquei curiosa e resolvi experimentar já no fim-de-semana. O resultado foram uns bolinhos fofos, com um ligeiro sabor a beterraba, doces o suficiente para se matar a gula e bem rápidos de se fazer. Aprovados por quem não aprecia beterraba cá em casa, são a minha sugestão saudável para o início desta semana.


Ingredientes:
- 1 beterraba média cozida (ou cenoura se não gostar de beterraba)
- 1 mão cheia de uvas passas
- 2 colheres (sopa) de mel
- 1 colher (sopa) de óleo
- 1 ovo
- 100g de farinha de trigo com fermento
- 1 colher (chá) de aroma de baunilha (ou raspa de laranja)
- amêndoas laminadas qb (levemente tostadas)

Coloque na cuba da Yammi a beterraba, as uvas passas, o mel e o óleo, triture 20 segundos na velocidade 7. Acrescente o ovo, a farinha e o aroma de baunilha. Triture mais 15 segundos, velocidade 6. Verta o preparado para forminhas de papel colocadas dentro de forminhas de alumínio. Polvilhe com as amêndoas laminadas e leve ao forno, pré-aquecido a 180º, durante cerca de 20 minutos ou até o teste do palito sair seco. Desenforme e deixe arrefecer sobre uma grelha.

Se não tiver um robot de cozinha todo "xpto":
Coloque na liquidificadora a beterraba, as uvas passas, o mel e o óleo, triture até obter um puré. Acrescente o ovo, a farinha e o aroma de baunilha. Triture mais um pouco até ficar um creme homogéneo. Verta o preparado para forminhas de papel colocadas dentro de forminhas de alumínio. Polvilhe com as amêndoas laminadas e leve ao forno, pré-aquecido a 180º, durante cerca de 20 minutos ou até o teste do palito sair seco. Desenforme e deixe arrefecer sobre uma grelha.

18 comentários:

  1. Nem sequer vou falar da minha lista de receitas pendentes pois é de fugir! Pois também eu marquei essa receita para fazer mas ainda não fiz! Enquanto não estiver a 100% acho que a minha cozinha vai andar em lume brando, cozinhando apenas o essencial. Mas estou desejosa de os poder experimentar pois ficam com uma cor linda! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cá em casa foram bem aceites, especialmente por quem não gosta de beterraba (por incrível que pareça). Espero que melhores rapidamente :)

      Eliminar
  2. Que maravilha ficaram lindos! Manda-me um para eu provar os teus ;). bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que mando mas tu já conheces bem o sabor ;) Olha que quem mais gostou foi quem não gosta de beterraba, por incrível que pareça! Obrigado pela receita ...

      Eliminar
  3. Ficaram mesmo bonitos, uma cor maravilhosa e devem ser muito bons.


    O Cantinho dos Gulosos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, ficaram algo diferentes mas muito saborosos na mesma e destes podemos comer sem tantas culpas ;)

      Eliminar
  4. Nossa ficou com bom aspecto
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Sofia, a cor foi o que mais me conquistou logo no início :)

      Eliminar
  5. Óptimo lema esse que adoptaste, já eu continuo com uma extensa lista de coisas que quero fazer! :) Os queques ficaram super giros assim com essa cor. :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Inês :) Foi mesmo por isso que mudei, a lista era extensa e não conseguia decidir sequer o que fazer :P

      Eliminar
  6. Já fiz um bolo de beterraba e chocolate e gostei muito.
    Mas estes queques ficaram maravilhosos com uma cor linda e imagino que uma maravilha.
    Boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também já fiz de beterraba e chocolate e fica muito bom. Estes são muito agradáveis e a cor é realmente linda :)

      Eliminar
  7. Eu acho que não seria capaz de apagar todas as receitas que quero fazer! São milhares, mas assim já sei que se me apetecer fazer alguma coisa diferente tenho ali algumas por onde escolher :P Gabo-te a coragem :)
    Mas realmente é mais prático ver e fazer logo aquilo que queremos! Por isso acho que não posso demorar muito a fazer estes queques de beterraba tão fofos :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem, ainda estás pior que eu, a minha lista era apenas de 3 dígitos :D
      Mas a verdade é que vamos lá colocando as receitas e depois acabamos por nos esquecer, o que se torna irritante para mim. Por isso agora não deixo a lista passar das 20 receitas, para ter uma melhor perspectiva e o que posso, faço logo :)

      Eliminar

Obrigado pela visita, se gostou deixe o seu comentário ou faça "like".
Volte sempre que quiser :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...