terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Macarrão com carne e legumes no wok


Existem pessoas que já nasceram com o dom e gosto pela cozinha. Existem outras que aprenderam a gostar com o tempo. Eu incluo-me claramente no segundo grupo. Foi apenas à meia dúzia de anos que descobri que até gostava de fazer uns quantos doces, tanto para o lanche como para a sobremesa e por sorte, até me calhavam bem (quase sempre). A partir daí, a minha mãe deixou de fazer essa parte culinária (e aqui entre nós, que alívio foi para ela), fazendo apenas doces no Natal (aí tem de ser, que eu não gosto muito de fritar). 
Mas se as receitas doces até me conquistaram rapidamente, os salgados nem tanto e refeições não eram para mim. Mas a vida não pára e tudo isto mudou quando comecei o blog à coisa de ano e meio, especialmente devido à necessidade de ter material para publicar. Não adiantava de nada ter um blog e publicar esporadicamente. Além disso, não podemos viver apenas de doces (quem dera para alguns). Por isso, acabei por ir cozinhando uma coisinha aqui e outra ali, tudo muito simples para "ganhar mão" e hoje em dia, embora não me considere uma cozinheira de mão cheia, também não deixo ninguém a passar fome e geralmente os pratos das cobaias ficam limpinhos (a minha mãe diz que me tornei uma "dona de casa" perfeita e já posso casar, falta agora é encontrar o homem "perfeito" - se conhecerem algum avisem). 
Este testamento todo para dizer que sou uma pessoa que agora gosta de experimentar receitas e produtos novos e a sugestão de hoje foi mais um produto testado pela primeira vez mas que me agradou bastante, uma massa com toque oriental, feita rapidamente e sem sujar muita louça, como eu gosto.


Ingredientes:
- massa macarrão para o wok Milaneza
- carne de porco em tiras (ou outra carne a gosto)
- cenoura em palitos finos
- cogumelos laminados
- pimento em tiras
- courgette em rodelas finas
- alho-francês em rodelas
- cebola em meias-luas
- alho picado
- 1 fio de azeite
- molho de soja
- sal e pimenta
- folha de louro
- cebolinho fresco picado

Leve ao lume um wok com um fio de azeite, o louro, a cebola e os alhos até a cebola amolecer. Acrescente a carne em tiras e um pouco de molho de soja. Deixe cozinhar até a carne ganhar cor, acrescente os restantes legumes, sal e pimenta e deixe cozinhar até ficarem "al-dente". Nessa altura, coloque uma medida de massa e meia medida de água a ferver (eu usei partes iguais de massa e água porque o meu preparado estava sequinho). Aumente o lume, envolva bem e mexa durante 5 minutos para que a massa coza por igual (no meu caso demorou um pouco mais). Rectifique os temperos e sirva de seguida, polvilhada com cebolinho picado.

Notas:
- na embalagem da massa referia que devíamos utilizar 2 porções de massa para 1 de água e deixar cozer durante 4 minutos, mexendo sempre. No entanto, comigo não resultou e acabei por utilizar 2 porções de massa para 2 de água, além de deixar cozinhar mais minutos. Tirando isso, ficou um prato muito saboroso e gostei bastante da massa, bem mais fina que o macarrão tradicional. Vou repetir mais vezes, sem dúvida.
- os legumes utilizados são ao gosto de cada um, desta vez usei "restos" perdidos do frigorífico. O tipo de carne também é o que der mais jeito, deve ficar óptima com frango, por exemplo.


34 comentários:

  1. Great post dear! ♥
    kiss
    New post on my blog: http://vesnamar.blogspot.rs/2017/01/zara-coat.html

    ResponderEliminar
  2. O importante é cozinhar com gosto :) E a tua sugestão está fantástica, mesmo apetitosa!

    ResponderEliminar
  3. Já eu acho que posso dizer que o gosto da cozinha nasceu comigo. Ou se não nasceu começou logo mal vi a luz do dia! Adoro cozinhar! Adoro fazer doces, foi sempre o que mais gostei e continua a ser o que mais gosto! Mas também gostava de fazer salgados e tinha jeito, pelo menos era o que eu achava! Hoje olho para trás e penso que nesse aspeto tinha muito para aprender e evoluí muito. Hoje dou-me bem tanto nos doces como nos salgados. Conquistei o meu marido com uma simples carne moída com esparguete. Tenho a certeza que não seria difícil conquistares um príncipe com essa massa maravilhosa! beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, já eu não gostava mesmo, só aparecia na cozinha mesmo na hora de comer :D
      Mas hoje em dia até tenho orgulho na minha evolução, já consigo fazer refeições sem errar nos temperos nem esturricar, ufa. mas confesso que ainda existem muitas coisas que me deixam bem nervosa e nos próximos tempos vais ver 2 delas, e ainda por cima em doces :)

      Eliminar
  4. Ai parece uma delicia
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  5. Pois olha que o que importa é que agora gostas e percebeste que tens mão! A massa que mostras está uma tentação! Adorei!

    Beijinhos Ana
    http://acasinhadasbolachas.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Ana, realmente o que importa é gostarmos do que fazemos :)

      Eliminar
  6. Mas que maravilha, adoro este tipo de pratos!

    ResponderEliminar
  7. Que engraçado. A minha mãe agora raramente faz doces. Ela até os faz bem mas não tem tanta paciência como eu. Acho que te tornaste numa excelente cozinheira. Não sejas modesta, Carla!
    Bem eu adoro uma bela massinha com toque oriental, por aqui sai muitas vezes! :D
    Que talheres tão bonitos.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A minha mãe é a mesma coisa, faz apenas quando eu não posso mesmo, ela sempre que pode foge mesmo disso e olha que ela também tem muito jeito para a coisa, mas tal como a tua, também não tem paciência, especialmente se tiver de decorar :)

      Eliminar
  8. Gosto muito de cozinhar na wok e já usei uma massa dessa que me agradou imenso.
    A tua esta mesmo ao meu gosto....já se comia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado São, o wok é bem prático e estas massas são uma solução muito rápida :)

      Eliminar
  9. Oieeeee Carla!
    Tu és uma cozinheira/culinarista/chef de mão cheia!!!
    Suas receitas são deliciosas e lindassss.
    Ahhhh tu com certeza vais fisgar vários pretendentes loguinho 😁
    Eu me esforço bastante mas acho que a cozinha não vai muito com a minha cara é difícil eu acertar uma receita.
    Sou boa em ferver água para o macarrão instantâneo rsrs
    Amei o seu macarrão com carne e legumes!
    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Luli pelas lindas palavras. Eu tinha exactamente esse mesmo pensamento, que a cozinha não ía à bola comigo. Mas afinal estava enganada e olha que daqui a pouco serás uma expert no assunto. Se reparares, quase todas as minhas receitas são mesmo simples ;)

      Eliminar
  10. Um Wok é melhor coisinha que podemos ter em casa. Dou lhe tanto uso:) Adorei mais uma receita querida Carla.
    beijinhos
    elisaumarapariganormal.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo Elisa, cozinha-se rápido e de forma mais saudável, além que se manda tudo para lá e assim menos louça para lavar ;)

      Eliminar
  11. Não importa como começou, o que importa são as delícias que agora saem dessas mãozinhas!! :)
    Óptima sugestão esta massa!
    Beijinho
    http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  12. Olá...
    Adoro tudo!!!
    Beijocas

    http://nacozinhadaleonor.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  13. Olá Carla :) é a primeira vez que visito o teu cantinho e estou maravilhada.
    Identifico-me contigo em relação à cozinha... comecei por fazer uns bolinhos em miúda, observava sempre a minha avó, depois fui ajudando a minha mãe em casa acabando algumas receitas e fui ganhando o gosto. Quando sai de casa para estudar comecei a deixar de gostar assim tanto de cozinhar por obrigação, e continuo a não gostar, mas aprendi imensas coisas e ganhei o gosto pela cozinha... o que mais fazia e ainda faço são massas, porque é rápido e fácil. Confesso que o blogue também me incentiva a cozinhar mais e mais tal como a ti :)
    Esta massa ficou com óptimo aspecto :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico muito feliz com a tua visita Cátia e espero que te sintas em casa :)
      Realmente somos muito parecidas então. Se não fosse o blogue não iria tantas vezes para a cozinha. Ao contrário dos doces que gosto de fazer. as comidinhas só as faço porque gosto de testar receitas novas, é a curiosidade a falar mais alto e assim vou tendo matéria para publicar.

      Eliminar
  14. Revejo-me muito no teu texto, também sou muito mais de cozinhar doces! Mas vou fazendo 'comida a sério' e não costuma ficar nada mal :)
    Esse macarrão com legumes ficou muito apetitoso! Adoro cozinhar no wok :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado :)
      Também vou fazendo agora a "comida a sério" mas continuo a preferir os doces :D

      Eliminar

Obrigado pela visita, se gostou deixe o seu comentário ou faça "like".
Volte sempre que quiser :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...