segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

Caldeirada de polvo


Com o começar de uma nova semana surge também a necessidade de receitas rápidas para o dia-a-dia, aquelas que não nos fazem perder tempo na cozinha, especialmente quando tempo é algo muito valioso. E como boa e orgulhosa portuguesa que sou, muitas vezes recorro às receitas tradicionais para me inspirar. Embora ainda não tenha conseguido perceber como um país tão pequeno é tão rico e variado a nível gastronómico (já para não falar das lindas e diversas paisagens, mas aí já entrava na área da geografia e não posso divagar muito), essa mais-valia torna a escolha de receitas muito mais facilitada, sem dúvida.
A sugestão que apresento aqui hoje é um dos meus pratos preferidos - caldeirada - e desta vez o bichinho eleito foi o polvo, mas podem fazer com lulas, chocos ou potas, que fica igualmente saborosa, garanto!   


Ingredientes:
- 1 kg de polvo
- 1 cebola
- 2 dentes de alho
- 1 a 2 folhas de louro
- 1/2 pimento vermelho
- 1/2 pimento verde
- 3 tomates maduros
- 1 fio de azeite
- 50 ml de vinho do porto
- batatas qb (cerca de 1kg)
- sal e pimenta qb

Comece por lavar o polvo e colocá-lo a cozer. Eu coloco-o numa panela de pressão com uma cebola inteira (não junto água). Depois de começar a apitar, conto 15 minutos e desligo. Depois de retirar a pressão, retiro da panela e reservo a água que se criou.
Num tacho largo, refogue a cebola em meias luas, os dentes de alho picados e o louro num fio de azeite. Quando a cebola amolecer, junte os tomates picados e o pimento em tiras. Deixe refogar mais um pouco e acrescente as batatas em rodelas grossas, o vinho do porto, a água da cozedura do polvo e os temperos. Tape o tacho e deixe cozinhar até as batatas ficarem macias (se necessário, acrescente mais água). Quando as batatas estiverem quase prontas, acrescente o polvo partido em pedaços e deixe acabar de cozinhar. Sirva de seguida e no fim molhe o pão no molho, é uma delicia!


Notas:
- sempre que confeccionar polvo, congele-o antes (no caso de comprar fresco). A congelação vai permitir quebrar as membranas do polvo e torná-lo mais tenro (não precisa de andar à pancada com o bicho como antigamente se fazia);
- para cozer o polvo rapidamente, coloque-o depois de bem lavado na panela de pressão e acrescente uma cebola inteira (mas descascada). Não necessita de água nem sal. Quando a panela começar a apitar, reduza o lume e conte 15 minutos (se o polvo for muito grosso aumente para 20 minutos). Ao fim do tempo, retire a pressão da panela e utilize o polvo na receita escolhida. A água que sobrou é óptima para enriquecer um arroz, por exemplo;
- caso queira transformar esta receita numa bem mais económica, aproveite as promoções de tentáculos de pota que costumam existir nos supermercados e substitua assim o polvo. Em termos de sabor, não notará grande diferença. A cozedura é feita da mesma forma que com o polvo.


36 comentários:

  1. Que delícia!! Gosto muito de caldeirada mas raramente faço, agora fiquei cheia de vontade!!
    Beijinho e boa semana!!
    http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Deixa lá Joana, eu também adoro e nunca me lembro de fazer mas também quando a faço, como como se não houvesse amanhã :D

      Eliminar
  2. O meu marido adora polvo! É algo que, tal como a pota, faço algumas vezes. E gosto de fazer! Eu também gosto de polvo e de pota. O que eu não suporto mesmo é lulinhas e chocos. Só o cheiro me deixa aziada! Estes dias fui a um restaurante a 25km de casa para comer língua estufada. É algo que eu adoro e já não comia há algum tempo. A minha mãe faz muito bem mas já que havia no restaurante não ia perder a oportunidade!! Era Buffett, e uma das outras opções, mesmo ao lado da língua, era lulinhas estufadas. Só o cheiro que me vinha enquanto estava a tirar língua para o prato me estava a fazer vontade de vomitar para cima do self-service! Acho que é um trauma que nunca vai passar! Mas esse belo polvo que nos trazes hoje eu comia de muito bom grado! Está super apetitoso! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também sou mais fã de polvo e potas, sendo os chocos o bichinho que menos aprecio mas também gosto. Sabia que não apreciavas lulas, não pensei era que tivesses trauma até com o cheiro, isso é mau ;)
      Quanto a esta caldeirada, comi que nem uma desalmada mesmo, é daqueles pratos a que não resisto e tirando a parte calórica das batatas até é um prato bem saudável ;)

      Eliminar
  3. Que refeição deliciosa,...ia ser muito benvinda aqui em casa,...
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
  4. agora com este tempo é mesmo um prato reconfortante e que nos sabe tão bem.


    O Cantinho dos Gulosos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo, e este soube-me até bem demais (até pão usei para limpar o molhinho do prato).

      Eliminar
  5. Ai que eu já provava um pouco dessa tua sugestão que bom aspecto
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Sofia, ficas convidada para a próxima caldeirada ;)

      Eliminar
  6. Olá :)....
    Aspecto esplendido !!!! Adoro caldeirada ;)...
    Beijocas

    http://nacozinhadaleonor.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  7. I love your recipes Dear:)
    Have a great week:)
    kisses

    http://irreplaceable-fashion.blogspot.com

    ResponderEliminar
  8. Tem um aspecto delicioso. Irei experimentar.
    Beijinho 😄😄
    Bimby e Sabores da Vida

    ResponderEliminar
  9. Que bom aspecto.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2017/01/acorda-com-cogumelos-salteados.html

    ResponderEliminar
  10. Parece que ficou muito bom.

    Obs:Voltei de férias,e não deixe de dar uma passada no blog para conferir as novidades que eu preparei para este ano.

    www.paginasempreto.blogspot.com.br

    Beijos

    ResponderEliminar
  11. Olá! :D
    Que maravilha. É verdade, temos uma gastronomia tão rica. A tua caldeirada ficou maravilhosa não adorasse eu polvo. Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado :) Eu costumo dizer que sou uma patriota à séria, isto porque não há nada que não goste neste belo país e não consigo me imaginar noutro, Chego ao ponto de estar de férias fora e sentir saudades de "casa". E a gastronomia é mesmo uma das melhores coisas neste país, caldeiradas incluídas :)

      Eliminar
  12. Nunca comi caldeirada de polvo, esta deixou-me com água na boca, seria um bom jantar.
    Boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado São. Se nunca provaste tens mesmo de provar, com polvo é talvez a minha preferida mesmo :)

      Eliminar
  13. Como grande apreciadora de polvo aceitava já um prato da tua caldeirada! :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com prazer, sai um prato para a Inês ... quando tocarem à campainha já sabes quem é :D

      Eliminar
  14. Gostei desta sugestão! A caldeirada não costuma figurar na minha lista de favoritos, mas confesso que esta tua de polvo me pôs a salivar. Adoro polvo e ficou com um aspecto delicioso!
    Beijinhos :*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Catarina :)
      Já eu adoro mesmo caldeiradas e a de polvo, pota ou lulas são as minhas favoritas, especialmente pelo molhinho que fica no prato a pedir um bom naco de pão, adoro mesmo :)

      Eliminar
  15. Uii que delicia! Já sabes que AMO!!!
    Beijinhos
    elisaumarapariganormal.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Elisa, e com este frio sabe mesmo bem ;)

      Eliminar
  16. Ficou lindo o prato, quem não adora um polvinho! parabéns! bjs
    http://www.iguaria.com/

    ResponderEliminar
  17. Esse prato é juntar o melhor de 2 mundos, caldeiradas e moluscos! Tens razão, a nossa gastronomia é incrível para um país relativamente pequenino. Ainda bem que assim é :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo, adoro Portugal e sinceramente não me consigo iamginar noutro local, só mesmo de férias ;)

      Eliminar

Obrigado pela visita, se gostou deixe o seu comentário ou faça "like".
Volte sempre que quiser :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...