quinta-feira, 21 de julho de 2016

Lemon curd ... ou coalhada de limão


Este blog já existe há imensos meses e só agora me apercebi que ainda não tinha colocado aqui nenhuma receita de lemon curd. Ainda por cima, é daquelas receitas que estou sempre a fazer, não fôssemos todos cá em casa fãs incondicionais de limão. 
A verdade é que não sei como vivi tantos e tantos anos sem conhecer esta maravilha mas para me redimir tenho vindo a usar e abusar dele desde que o conheci nos últimos anos. Um creme que nunca falta cá em casa e que é das coisas mais versáteis que podemos ter porque fica bem com tudo (vá lá, quase tudo). Desta vez resolvi fazer umas pequenas alterações à receita que sempre fiz e gostei muito do resultado. Uma delícia ... para amantes de limão, claro :)


Ingredientes:
- 2 limões
- 2 ovos
- 40g de margarina
- 120g de açúcar amarelo
- 2 colheres (sopa) de leite
- 1 colher (chá) de amido de milho

Coloque num tacho os ovos batidos, o açúcar, a margarina e o sumo e raspa dos limões. Mexa e leve ao lume (médio), mexendo sempre até começar a engrossar. Misture o leite com o amido de milho e junte ao preparado. Mexa sempre até engrossar. Retire do lume, coe e coloque num frasco, previamente esterilizado (ferver em água durante 10 minutos).
Deixe arrefecer completamente e conserve no frigorífico.

Notas:
- este creme fica delicioso a acompanhar crepes, panquecas, com iogurte, com gelado, a rechear bolos, etc ...
- eu gosto de sentir a acidez do limão bem presente mas podem aumentar um pouco a quantidade de açúcar se gostarem de coisas mais docinhas.


32 comentários:

  1. Respostas
    1. Para amantes de limão, é do melhor que há :D

      Eliminar
  2. Não sei porque mas ando muito virada para coisas com limões . Mais uma receita para o caderno :)
    Beijinhos
    elisaumarapariganormal.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O limão é algo muito refrescante e desenjoativo, talvez seja por isso. Mas ainda bem que andas virada para o limão, pelo menos é um fruto cheio de coisas boas :D

      Eliminar
  3. Looks amazing, thanks for sharing!
    kisses

    http://irreplaceable-fashion.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  4. Tem uma cor fantástica, eu também adoro limão!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Luisa, limão é algo que vai bem com tudo, seja doce ou salgado, um fruto que não pode faltar cá em casa :)

      Eliminar
  5. Também adoro limão! E também já tenho um post pronto a sair que apercebi-me do mesmo, que nunca tinha publicado!! O teu ficou com uma cor linda!
    Beijinho
    http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Joana. Por vezes, aquelas receitas que fazemos vezes sem conta acabam por se tornar tão banais para nós e nem nos lembramos que existem pessoas que talvez gostassem de aprender a fazer também :)
      E um frasquinho de curd de limão pronto a usar no frigorífico é algo que não dispenso agora no verão, ele vai com tudo :D

      Eliminar
  6. Hi, really love your post !
    I’m having an awesome giveaway on my facebookpage! You can a packet of White Flash Tattoos, that are all the trends this summer! I don’t have a lot of participants, so you have a really got chance of winning xo Helena

    GIVEAWAY | FBpage GorisHelena

    ResponderEliminar
  7. Eu também só conheci o lemon curd recentemente mas gostei muito do que a minha mãe fez! É realmente muito versátil. :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  8. Parece uma delicia
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia
    Facebook
    Tem post novo todos os dias

    ResponderEliminar
  9. Eu adoro limão, curd de limão é mesmo uma maravilha para os amantes de limão! Está lindo! :)

    Beijinhos Ana
    https://acasinhadasbolachas.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  10. Deve ter ficado fantástico! Excelentes fotos.

    food&emotions
    http://fefoodemotions.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  11. Olá Carla
    Amoooooo limão, esse creme ficou fantástico, linda a cor!
    Já estou levando para o caderno de receitas😂
    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Luli, vais adorar, este fica óptimo até com iogurte natural, as utilizações são infinitas :)

      Eliminar
  12. Eu não sabia que limão dava para fazer creme ou doce. Eu adorei a dica!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Limão fica delicioso em e«cremes, tens de provar :)

      Eliminar
  13. Não sou grande fã de limão mas fiquei com curiosidade, está com um excelente aspecto :)
    Passa no meu blog, estou lá à tua espera, www.kiza.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Bruna, confesso que este creme é bem intenso e perfeito para amantes de sabores cítricos.

      Eliminar
  14. Tenho imensa curiosidade em provar lemon curd e nem sei como nunca calhou em experimentar!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A sério Mary? Estás mesmo em falha e olha que quando experimentares, não o vais largar mais :D

      Eliminar
  15. Oi Carla!
    Eu sou muito fã dessa delicia, depois que aprendi sempre tem um potinho na minha geladeira.
    Vou experimentar a sua receita!
    Bjsss amiga e um belo FDS p/vcs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo uma coisinha deliciosa, eu também tenho sempre um potinho cá em casa :)

      Eliminar

Obrigado pela visita, se gostou deixe o seu comentário ou faça "like".
Volte sempre que quiser :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...