sexta-feira, 29 de julho de 2016

Mousse de chocolate light ... só com 2 ingredientes


Mousse de chocolate, algo que geralmente todos adoram, digo geralmente porque eu pertenço ao pequeno grupo que não liga a mínima e que só a come se não houver outra sobremesa à escolha. No entanto, isso nunca me impediu de fazer umas quantas e andar sempre à procura "da receita perfeita". Numa das minhas viagens pelo mundo gastronómico da net, deparei-me com esta mousse que me intrigou bastante, uma mousse com um ingrediente muito peculiar que eu decidi que tinha de testar mesmo. E mal surgiu a oportunidade, lá fui eu para a cozinha fazer. Posso-vos dizer que fica uma mousse saborosa, doce no ponto certo, pronta em 5 minutos (mais o tempo para solidificar no frio) e que ainda por cima podemos comer sem culpas, querem melhor? Experimentem e dêem-me o vosso veredicto ... 


E para quem não sabe, a água que sobra depois de cozer o grão ou o feijão chama-se aquafaba e serve para fazer merengue vegetariano, já que depois de bater alguns minutos, este líquido transforma-se numa espécie de claras em castelo, bem firmes e que servem para muitas receitas.

Ingredientes:
- 200g de chocolate de culinária
- 300ml de água de cozer o grão

Comece por derreter o chocolate no microondas (cuidado para não o queimar). Mexa bem até obter um creme brilhante.
Entretanto prepare a aquafaba: bata o líquido na batedeira até obter uma espécie de claras em castelo bem firmes. Envolva um pouco de aquafaba no chocolate para o temperar e não ganhar grumos, depois envolva tudo e mexa muito bem com uma espátula, com cuidado. Verta para uma taça ou tacinhas individuais e leve ao frigorífico durante umas horas para solidificar. Sirva depois assim simples ou com algum topping (com framboesas ou bolacha maria partida fica uma delícia).


Notas:
- quanto mais percentagem de cacau tiver o chocolate, mais amarga ficará a mousse e se forem gulosos (muito) acrescentem um pouco de açúcar ao derreter o chocolate. 
- utilizem a água de cozer o grão/feijão em casa ou o líquido que se encontra nas latas (foi o meu caso). Não utilizem o que está em frascos de vidro porque contém bastantes conservantes e já não é tão saudável. 


35 comentários:

  1. Great post dear :)
    kiss
    New post on my blog: http://vesnamar.blogspot.rs/2016/07/green-dress.html

    ResponderEliminar
  2. Respostas
    1. E fica mesmo agradável, nem parece saudável :)

      Eliminar
  3. Respostas
    1. Experimenta, é uma mousse para se comer sem culpas :D

      Eliminar
  4. Eu já fiz e também fiquei rendida! É daquelas coisas que só acreditamos depois de ver! beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo contigo, só temos mesmo de ter é atenção à qualidade do chocolate, não pode ser qualquer um ;)

      Eliminar
  5. Quando abri o post, fiquei colada na imagem porque parece mesmo a "minha" mousse! Primeiro pensei que fosse aquela já famosa receita com o abacate e depois percebi que esta era ainda melhor! O liquido das latas normalmente tem sal, não influencia?
    Adorei esta sugestão! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu rendi-me a esta receita, geralmente o liquido do feijão costumo gastar juntamente com o feijão mas o do grão ia sempre para o lixo - agora já não :D
      Quanto ao sal, é necessário ter um pouco de atenção mas no meu caso não influenciou em nada o sabor e quem comeu achou que estava a comer uma mousse tradicional até eu falar dos seus ingredientes :) Mas se por acaso a água que utilizares tiver demasiado sal, podes sempre acrescentar uma pitada de açúcar ou utilizar chocolate de leite para disfarçar. Não deixes de a fazer, é mesmo muito agradável e fofa :)

      Eliminar
  6. Respostas
    1. também sou muito esquisita em relação às mousses :)

      Eliminar
  7. Sempre a aprender. Obrigada pela dica ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Toca a experimentar Marta, esta é rápida, simples, saudável e deliciosa :D

      Eliminar
  8. Faço esta mousse e acho o máximo mesmo :-P
    Agora não percebi porque achas que o líquido dos frascos tem conservantes e o das latas não!
    Bjs
    Carla

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Carla, é mesmo muito boa mesmo, adorei especialmente quando a servi com uma calda de farmboesa :)
      Quanto ao líquido, lembro-me de ter ouvido mais do que uma vez vários chefs e nutricionistas falarem que os frascos contêm antioxidantes para que o produto não se deteriore uma vez que não está ao abrigo da luz devido ao vidro. Mas isto foi só o que eu ouvi dizer, se é verdade ou não, isso não sei :D

      Eliminar
    2. Vou investigar, pois costumo comprar sempre frascos de vidro... :-P

      Eliminar
  9. Oi Carla!
    Amo mousse! É muito leve e saboroso.
    Foi um grande prazer conhecer seu espaço. Se gostar de animais, dá um pulinho lá no meu cantinho também... =)
    ✿ღ Beijos ღ✿

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Magda, vou passar sim, adoro animais :)

      Eliminar
  10. Estou pasma! :) A textura está incrível!! Não se nota nenhum sabor de grão?

    Beijinhos Ana
    http://acasinhadasbolachas.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A textura fica mesmo muito agradável Ana e não, não se nota nada o sabor do grão :) O segredo está em bater muito bem o líquido até ficar bem firme.

      Eliminar
  11. Olá Carla
    Que interessante, nunca tinha ouvido falar, e parece tão deliciosa. Gosto bastante de mousse, imagine então saudável e só com dois ingredientes!
    Amei obrigada por compartilhar
    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  12. Tenho de experimentar
    http://retromaggie.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se gostas de mousse de chocolate, vais adorar esta :)

      Eliminar
  13. What...??? Sério? Tenho mesmo de experimentar, não dá para acreditar...e isso dos frascos faz sentido que tenha menos conservantes devido à luz, mesmo assim as latitas ainda deve ter uma boa quantidade, não? Que se lixem os conservantes, não quero morrer burra... ;-) Vou experimentar!!!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Experimenta, acho que vais adorar. O segredo é mesmo bater até ficar uma mistura bem firme e envolver com cuidado o chocolate :) E podes sempre cozer as leguminosas em casa para evitar os conservantes :D

      Eliminar
  14. Acabado de ....enviar para a minha mãe:) Esta vai ter de ser ela a repetir e eu a saborear:)
    Que curiosa que eu estou!!!
    Beijinhos
    elisaumarapariganormal.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esta também podes fazer, é tão mas tão fácil ... depois diz se gostaste ;)

      Eliminar
  15. Acabei de fazer, também fiquei incrédula com os ingredientes obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Realmente funciona e fica muito agradável, ainda bem que gostaste. Eu não ligo a mousse de chocolate mas desta gosto ;)

      Eliminar

Obrigado pela visita, se gostou deixe o seu comentário ou faça "like".
Volte sempre que quiser :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...