terça-feira, 5 de julho de 2016

"Viennetta" caseiro de limão


Gelados são a minha perdição, sejam de que tipo forem, adoro. Por essa razão, cá em casa existem sempre alguns no congelador para nos deliciarmos. Desta vez, apeteceu-me algo diferente e assim surgiu esta espécie de "viennetta", com um aroma que adoro - o limão - bem fresca e perfeita para estes dias quentes :)


Ingredientes:
- 200ml de natas
- 3 claras
- 3 colheres (sopa) de açúcar
- 120g de chocolate de culinária

Para o creme de limão:
- 1 limão
- 1 ovo
- 20g de manteiga
- 60g de açúcar

Coloque num tacho o ovo batido, o açúcar, a manteiga e o sumo e raspa do limão. Envolva bem e leve ao lume brando, mexendo sempre até engrossar. Retire do lume, coe, deixe arrefecer e reserve.
Para o chocolate, derreta-o em banho-maria ou no microondas. Espalhe sobre folhas de papel vegetal, o mais fino possível e leve ao frigorífico até solidificar bem. Tenha em atenção o tamanho da forma que vai usar para que seja mais fácil depois a montagem.
Forre uma forma tipo "bolo inglês" com película aderente.

Bata as natas com as 2 colheres de açúcar até ficarem firmes. Bata as claras em castelo e junte o restante açúcar até obter um merengue firme. Envolva os dois preparados e acrescente cerca de 3 colheres (sopa) de creme de limão, envolvendo bem.
Coloque um pouco deste preparado na forma, espalhe bem e coloque uma folha de chocolate, depois espalhe mais um pouco do preparado e mais uma folha de chocolate. vá intercalando até terminar os preparados, sendo a última camada de creme de natas. Para finalizar, espalhe o restante creme de limão e leve ao congelador até solidificar. 
Para servir, retire do frio cerca de 10 a 15 minutos antes de servir.

38 comentários:

  1. Adorei!! Eu adoro Viennetta! Vou ter de fazer este gelado!!
    Beijinho
    http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Vou passar esta receita para o meu namorado :) ehehe que delícia:)
    Beijinhos
    elisaumarapariganormal.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  3. Parece ser mesmo bom
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia
    Facebook
    Tem post novo todos os dias

    ResponderEliminar
  4. que excelente sugestão deve ser ótimo mesmo, bem delicioso.


    O Cantinho dos Gulosos

    ResponderEliminar
  5. Não há como os gelados caseiros! Eu acho! Eu sei que por vezes pode parecer que os de compra são mais deliciosos e perfeitos por serem super cremosos mas na realidade são cheios de porcarias! Feitos em casa são muito mais naturais e a meu ver muito melhores! beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo contigo. Os de compra são cremosos devido ao ar que lhes é adicionado e outras coisitas mais que nos fazem mal. Este ano estou mesmo virada para os gelados caseiros (não que tenha deixado de comprar alguns, porque somos cá em casa uns devoradores de gelados) mas porque gosto de testar novas receitas e sabores, além de ter mais consciência do que como. E digo-te já que em breve vou publicar um gelado mesmo, mas mesmo cremoso e delicioso demais :D

      Eliminar
  6. Eu também sou "perdida" por gelados, o meu marido então nem se fala! Preciso dizer mais alguma coisa??! Adorei! :)

    Beijinhos Ana

    http://acasinhadasbolachas.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  7. Olá Carla
    Não tem coisa melhor que um gelado caseiro!
    Esse com gostinho de limão deve ser dos céus eu amoooooo limão🍋💕
    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Luli, gelados é coisa que cá em casa nunca duram muito e com limão ainda se tornam mais fresquinhos :)

      Eliminar
  8. Oi Carla!
    Receita super aprovada. Eu também sou fã de gelados e amei a sua receita.
    Bjsss amiga

    ResponderEliminar
  9. Gosto muito de viennetta e agora que vejo a tua e não como uma há tanto tempo que fiquei com vontade de comer. Assim com o sabor do limão deve ficar óptima! :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também gosto bastante de viennetta, aliás é daqueles gelados que costumam habitar sempre o congelador cá de casa :)
      Este com limão também não ficou nada mal :P

      Eliminar
  10. A receita da viennetta ?! :) é o sonho de qualquer guloso como eu ...:)
    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não fica com a cremosidade da verdadeira mas fica um gelado bem guloso, lá isso fica :D

      Eliminar
  11. O bom de entra no seu blog é que encontramos receitas maravilhosas!
    Adorei!!! Amei!!!

    ♥♥♥

    Beijinhos flor..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelos comentários sempre simpáticos :)

      Eliminar
  12. Tenho de ver se tento fazer
    Muito obrigada pela visita volta sempre adorei
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia
    Facebook
    Tem post novo todos os dias

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Sofia, experimenta que é até bem simples :)

      Eliminar
  13. Que bom aspeto, as vianetas são deliciosas :) :) Que bom. Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já andava com a ideia na cabeça à algum tempo e como ainda não fazem de limão, lá tive eu de a fazer :D

      Eliminar
  14. Nunca comi viennetta de limão, amanhã vou fazer para experimentar :)
    Beijinhos
    http://universodamarta.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Experimenta Marta, acho que vais gostar, a consistência não é tão cremosa como os gelados de compra mas o sabor é delicioso :)

      Eliminar
  15. Hummm, nunca comi mas tem cara de ser muito bom!

    Beijos

    http://www.senhoritamarmelada.com/

    ResponderEliminar
  16. Não sou uma amante de gelados, mas gosto. E do vienetta então... É dos meu preferidos! Esse de limão parece-me muito bem e ficou bonito :-) Beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então é algo que já não temos em comum, por mim comia gelados a toda a hora :D e deste gostei bastante do aroma fresco a limão conjugado com o crocante de chocolate :)

      Eliminar
  17. Carla,
    Eu também adoro gelados caseiros e esta tua Vienetta está tão linda e perfeita que apetece espetar-lhe a colher e não parar de comer.
    Um beijinho,
    Lia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Lia, és sempre um amor :)
      Esta surgiu mesmo por curiosidade, sempre achei piada aqueles pedacinhos super finos de chocolate e conjugados com o intenso sabor de limão, adorei :)

      Eliminar
  18. Adoro viennetta, mas nunca experimentei fazer em casa! É uma ótima ideia, ficou tão parecido :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Experimenta, fica muito agradável e assim testamos sabores que ainda não estão à venda :D

      Eliminar

Obrigado pela visita, se gostou deixe o seu comentário ou faça "like".
Volte sempre que quiser :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...